F1: Apenas três equipas não venceram nas últimas três épocas

Por a 7 Fevereiro 2023 16:33

Muito se tem falado da competitividade na F1 (ou da falta dela) com as mesmas equipas sempre a lutar pelas primeiras posições. E esta é a realidade dos factos. Falta mais competitividade na F1 para termos um espetáculo ainda mais interessante e emotivo. Mas a verdade é que a competitividade que vemos na F1 não é assim tão diferente do que vemos noutras categorias.

Apesar de parecer um fenómeno mais recente, os ciclos de domínio no desporto motorizado sempre existiram. Uns mais fugazes, outros mais prolongados, mas vemos tendencialmente ciclos de domínio por parte de pilotos ou equipas que vão definindo o desporto. Os fãs são os que menos gostam desses ciclos, pois a imprevisibilidade dos vencedores diminui e com isso perde o espetáculo. Mas é interessante ver que nas últimas três épocas, apenas três equipas da grelha atual não venceram.

Antes de avançar, começaremos pelo elefante na sala: a Aston Martin. Como Aston Martin, a equipa ainda procura a sua primeira vitória, mas se olharmos para a estrutura e a sua evolução recente, podemos atribuir a vitória de Sergio Pérez no GP de Sakhir 2020, no tempo da Racing Point, que serviu de ponte entre a Force India e a Aston Martin. Mas a estrutura em si é a mesma, agora mais desenvolvida e aprimorada.

Foi também em 2020 que Pierre Gasly deu a vitória à Alpha Tauri (antes Toro Rosso), no memorável GP de Itália, em Monza, o mesmo GP onde Sebastian Vettel deu a primeira vitória à Toro Rosso. Em 2021 tivemos o regresso às vitórias da McLaren (GP de Itália) e da Alpine (antes Renault). Na época passada tivemos as vitórias da Ferrari, Mercedes e Red Bull. Assim, olhando para o panorama geral, apenas a Haas, a Alfa Romeo (Sauber) e a Williams não conseguiram vencer nas últimas três épocas. Num mundo ideal, todas as dez equipas teriam tido hipóteses de lutar por vitórias, mas não podemos deixar de constatar que sete estruturas vencedoras em três épocas numa competição como a F1 é digno de nota. E se quisermos ser realmente rigorosos, dizer que seis equipas (excluindo a Aston Martin) venceram nas últimas três épocas é, ainda assim, um registo interessante.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado