F1: O que esperar do GP da Alemanha de Fórmula 1?

Por a 28 Julho 2016 09:57

Hockenheim regressa à Fórmula 1 depois duma interrupção de um ano, em 2015, devido às dificuldades financeiras do Nurburgring, que era suposto alternar como Grande Prémio da Alemanha. Esta será a última corrida antes da paragem de verão e na pista alemã ficará definido com mais exatidão o que se pode esperar daqui para a frente, até porque as equipas já não deverão demorar muito a centrar bem mais esforços no trabalho dos carros de 2017. Significa isto que o que for visto em Hockenheim em termos de performance pode ser extrapolado para o resto do campeonato, mesmo com pistas muito diferentes no calendário.

As coisas não deverão mudar muito quanto ao status quo que tem sido visto nos últimos tempos. A troca de James Allison por Mattia Binotto dificilmente trará algo de melhor à Ferrari, pois o inglês é um dos melhores técnicos da atual F1, e o que lhe aconteceu este ano com a morte da mulher abateu-o demasiado, e não que isso tenha comprometido os seus dotes de engenharia, a verdade é que Allison terá certamente ficado afetado, e pode – só a Ferrari o sabe – ter visto o seu trabalho comprometido.

Em termos da performance que se deverá ver das diversas equipas carros em Hockenheim, este é um circuito em que a potência dos motores é importante, por isso não será de estranhar que para além da Mercedes, a Williams e a Force India andem bem mais à frente do que tem sido habitual. Sem se saber qual vai ser a posição relativa dos Red  Bull e Ferrari, é certo que a McLaren-Honda dificilmente estará nas mesmas posições da Hungria. A Pirelli vai disponibilizar os pneus super macios, macios e médio, sendo os dois primeiros a chave das boas estratégias, já que o médio pouco deverá ser utilizado.

Rosberg tem que reagir rapidamente

De resto, depois de ter sido passado no campeonato, é a vez de Nico Rosberg reagir sob pena de cair ainda mais psicologicamente. A ‘jogar’ em casa o alemão terá que travar Hamilton, e reencontrar o ritmo que lhe permitiu vencer as quatro primeiras corridas do campeonato e que o levou a ter 43 pontos de vantagem para Lewis Hamilton após o GP da Rússia. Já Hamilton está embalado, tem obtido vitórias importantes e não come muitos erros. Tem a palavra Nico Rosberg.

A Red Bull tem sido uma boa surpresa e claramente a equipa que mais evoluiu ao longo das 11 primeiras corridas do ano. Já a Ferrari tem feito um caminho oposto e tendo iniciado o campeonato como uma força que pareceu poder bater o pé à Mercedes, um conjunto de erros estratégicos e evoluções pouco conseguidas no carro, empurraram-na para trás.

Luta Red Bull-Ferrari

Há em toda a tabela várias situações interessantes para seguir, já que para lá da atual diferença de seis pontos entre Hamilton e Rosberg, Daniel Ricciardo passou Kimi Raikkonen na Hungria e já é terceiro no campeonato, estando ambos agora separados por um ponto, com Sebastian Vettel um pouco mais atrás. Também Max Verstappen não anda muito longe o que significa que estes quatro pilotos vão ter boas disputas até ao fim do ano.

Depois de Pascal Wehrlein ter pontuado pela Manor em Spielberg, só falta a Sauber, algo que não vai ser fácil com o atual estado de coisas. Kevin Magnussen deu seis pontos à Renault na Rússia, mas aparte disso os carros amarelos estão a ter uma época muito difícil. Já se esperava, mas não a um nível tão baixo. A Lotus, o ano passado, obteve 78 pontos no campeonato e este ano, a Renault a meio da temporada tem seis…

Horário em Portugal Continental

Sem-Título-1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
@00@
@00@
2 anos atrás

O Autosport está cada vez melhor. Este regresso ao futuro é realmente surreal. Que raio de profissionais habitam naquela redacção? Simplesmente rídiculo, e já é a primeira vez que isto acontece.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  @00@
2 anos atrás

… e já não é a primeira vez… querias dizer
ainda por cima com a mesma notícia

chicanalysis
2 anos atrás

Já tinha saudades desta notícia.

Scb
Scb
1 ano atrás

Outra vez???

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1