F1: Wolff acredita em mudança da ordem actual em 2019

Por a 11 Outubro 2018 16:56

2019 irá ser marcado pela introdução dos novos regulamentos técnicos que obrigarão a alterações nos actuais monolugares. Os responsáveis da F1 decidiram alterar as asas dianteiras e traseiras, assim como os ductos de ar dos travões, com o objectivo principal de permitir que os carros possam correr mais próximos, sem que os efeitos do “ar sujo” sejam tão pronunciados.

No próximo ano veremos asas maiores (200 mm mais largas e 25 mm mais profundas) e mais simples com o objectivo de minimizar a criação de vóritces de ar, que são os responsáveis pelo ar sujo que sai dos carro e que afectam os perseguidores, levando a uma perda de apoio aerodinâmico e a assim a uma quebra na performance do carro, que origina maior desgaste nos pneus. A asa traseira também será mais profunda para aumentar a potência do DRS.

No fundo abre-se uma janela de novas oportunidades para os engenheiros. As regulamentações foram apresentadas e agora começa o jogo do gato e do rato, com as equipas a procurarem a melhor interpretação destas regras, sempre no limite da legalidade. E é aqui que poderá nascer uma alteração no grid. Neste momento a Mercedes, Ferrari  e Red Bull dominam o panorama do grande circo (por esta ordem) mas as coisas podem mudar e Toto Wolff está ciente disso:

“O maior impacto em 2019 será a nova regulamentação aerodinâmica”, disse ele. “Isto vai mudar tudo de cabeça para baixo. Alguém pode encontrar uma brecha, uma inovação ou entender como os carros funcionam mais cedo do que outros. Há muitas variáveis nos regulamentos do ano que vem, e poderemos até ter equipas no topo  que não estão no radar agora.”

Este tipo de alteração pode ser dar surpresas. O caso da Brawn GP que foi para a frente, depois da saída da Honda, pois a equipa sabia que podia ter um bom chassis para esse ano. Um carro que foi concluído de forma algo inesperada tinha uma vantagem sobre os adversários pois a Brawn conseguiu encontrar um truque no seu difusor que lhe deu ganhos imediatos, permitindo assim que tanto a equipa como Jenson Button ganhassem uma margem suficiente no inicio da época para se tornarem campeões.

Um simples truque na F1 pode fazer a diferença e mudar completamente o cenário. Todos têm essa noção e é por isso que os primeiros anos das novas regulamentações são sempre muito interessantes. Resta saber quem levará a melhor. Teoricamente as equipas com mais dinheiro têm mais recursos para testarem soluções, mas o engenho das equipas pequenas poderá ter uma palavra a dizer em 2019.

Wolff acredita que os novos regulamentos podem mudar a face da F1

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    17
    Deixe um comentário

    Please Login to comment
    7 Comment threads
    10 Thread replies
    9 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    9 Comment authors
    JabbaJosé Lealjoaopereira1696Frenando_AfondoJosé Manuel Recent comment authors
      Subscribe  
    Notify of
    cjqcosta
    Membro
    cjqcosta

    Pois, pois, agora são as asas e os novos regulamentos que viram tudo de cabeça para baixo.
    Não posso deixar de ficar impressionado, com a capacidade deste jovem, para marcar agenda dos acontecimentos e como se nada fosse, vai fazendo de todos nós uns seguidores convictos dos seus sentimentos e preocupações. Fantástico.
    Abraço a todos.

    Honda Power
    Membro
    Honda Power

    Podes crer Tótó… as coisas vão mudar.

    can-am
    Membro
    can-am

    Todos os ano há mudanças, principalmente na carroçaria, maiores ou menores, mas tem pouco efeito na hierarquia.
    Quando mudam os motores aí sim, podem surgir mudanças profundas, que neste caso será só em 2021.

    sr-dr-hhister
    Membro
    sr-dr-hhister

    Não vão mudar motores nenhuns em 2021!

    jgleal1
    Membro
    jgleal1

    Respeitinho Dr.
    O PC do AS, sabe!

    UNOBUTHI
    Membro
    UNOBUTHI

    Ora aqui está o modo como se lêem os regulamentos : ” melhor interpretação destas regras”, nada de “violar” ou aldrabar” os regulamentos… um modo de falar que agora até sabe bem falar assim, quando tudo está resolvido a teu favor!… “can-am” e companhia: afinal diz-se ” melhor interpretação destas regras”, não “vigarices”!…

    UNOBUTHI
    Membro
    UNOBUTHI

    Na tua Mercearia existem “melhor interpretação destas regras” ou serão aldrabices “bem feitas” para que ninguém detecte ou evite investigar!

    2fast4u
    Membro
    2fast4u

    Acho mais do que evidente que a Mercedes conseguiu uma vantagem legítima com a capacidade que teve de fazer uma “super” unidade motriz no primeiro ano destes motores, o que lhe deu uma base muito forte. Como diz o autor Fabio Mendes, “procurarem a melhor interpretação destas regras, sempre no limite da legalidade”. Tradução: faz parte das corridas, seja em que competição for, os engenheiros procurarem as brechas nos regulamentos, ou seja, coisas que não são claras ou não são sequer mencionadas, e procurar tirar vantagem daí, antes de todos perceberem. Isto é legítimo, e foi o que fez a… Ler mais »

    UNOBUTHI
    Membro
    UNOBUTHI

    +1 “can-am”!… Já agora e o mais importante do seu comentário: quem adora a Ferrari, “não pode” torcer pelo Hamilton – contradição completa! “Gostava” de ver o Hamilton na Ferrari e o Vettel no rival…

    jgleal1
    Membro
    jgleal1

    Meu caro o Fábio, o Can can e outros são todos o mesmo.
    O PC do AS a dar-nos música.

    2fast4u
    Membro
    2fast4u

    Adoro a Ferrari marca, e não me revejo nas atitudes da equipa de F1 desde há muito tempo. O facto de estar a correr um piloto que não gosto não me obriga a torcer por ele só por ser da Ferrari. Torço pelo Kimi. Mas eu não sou “clubista”, eu sigo a carreira do Hamilton desde que o vi ao vivo a correr em Braga com o Rosberg e Kubica nos Karts, bem miúdos. E desde aí me chamou a atenção a carreira dos 3. Aquele que mais me revejo em termos de piloto e carácter é o Hamilton (além… Ler mais »

    jgleal1
    Membro
    jgleal1

    É um privilégio ler posts de quem está tão bem informado e que conhece mundo como tu. Especialmente equipas de corrida italianas. Pressupondo, pela prosa, que serás íntimo ou muito próximo da Ferrari. Tenho dificuldade em entender como podes concluir que os italianos são o que dizes, quando os alemães dominam a seu belo prazer à cinco anos. Ninguém lhes consegue chegar, nem com as ditas “vigarice”, nem com capacidade financeira quase ilimitada, (Ferrari e Honda) nem de outra maneira qualquer. Uns são OS mais espertos, todos os OUTROS são mais burros? Não o fazes, mas poderias argumentar, que períodos… Ler mais »

    2fast4u
    Membro
    2fast4u

    Acho que há aí um problema de interpretação grave. Eu disse que para quem lidou com eles em dimensões menos relevantes sabe como funcionam, imagino a este nível. Quem lá anda sabe, daí o alarido. Acho que a esta altura já devia ter percebido que a Mercedes tem uma vantagem desde o primeiro ano destes motores devido precisamente ao motor. Aliado certamente a um bom conjunto, mas certamente este será o ponto diferenciador. A Mercedes resolveu o problema dos pneus e as jantes traseiras novas parecem ter ajudado muito com o problema que tinham. Além disso acho que a Mercedes… Ler mais »

    frenando_afondo
    Membro
    frenando_afondo

    Começo a pensar que muitos foristas aqui devem ser apoiantes do Bolsonaro, tal é a maneira de falar que todos são corruptos menos os deles e quando alguém responde com argumentos acusam de ser pc e que são todos iguais.

    Go figure…

    jgleal1
    Membro
    jgleal1

    Meu caro, o que referi é que ninguém se consegue chegar aos Mercedes. Se achas que esta hegemonia é fruto de uma competência que mais ninguém tem à mais de cinco anos, ok é a tua opinião. Estou no meu direito de duvidar, independentemente de quem gosto, que aliás não referi. Quanto ao PC, é óbviamente uma brincadeira, tens de concordar que bastantes artigos do AS são escritos em português duvidoso, com muitos erros, mal pontuados, mais parecem traduzidos por uma máquina. Não sei se reparaste que quando alguém reclama aqui sobre este aspecto, tem imensos votos negativos? Dá que… Ler mais »

    2fast4u
    Membro
    2fast4u

    Há mais de 5 anos

    jo22101626
    Membro
    jo22101626

    Por um lado poderia ter razão, por outro está naquela típica jogada de atirar areia para os olhos, não é preciso perceber muito para saber que quem vai continuar à frente são os mesmos pois são os que têm poderio financeiro para o desenvolvimento

    últimas FÓRMULA 1
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png