F1: Todt fala em pequenos pormenores que falharam na Ferrari

Por a 4 Dezembro 2018 17:42

Jean Todt falou da Ferrari e do momento que viveu após a morte Sérgio Marchionne. A Scuderia teve hipóteses de levar a lutar pelo título de F1 até ao final, mas desde a morte do seu líder que se notou um enfraquecimento da estrutura e um abaixamento na forma da equipa.

Jean Todt, presidente da FIA e conhecedor da Ferrari, ele que esteve ligado a Scuderia de 1994 a 2009, afirmou que faltaram pequenos pormenores na equipa desde que Marchionne faleceu:

“Falando sobre a Ferrari, gostaria de ter uma palavra sobre Sérgio Marchionne”, disse o presidente da FIA em entrevista à Sky F1. “Foi uma morte muito triste e inesperada e ele era um líder forte, amava o que fazia, mas o seu coração estava com a Ferrari e a F1. Ele estava tão interessado em ter a Ferrari no topo e a Ferrari está no nível mais alto, mas faltaram pequenas coisas. Às vezes eles tinham o melhor carro, outras vezes isso não acontecia, mas na segunda parte da temporada, Lewis Hamilton e Mercedes assumiram a liderança.  Todos nós temos emoções e é fácil julgar sem qualquer pressão específica”, continuou Todt. “Mas devemos colocar-nos na posição de ambos os campeões [Hamilton e Vettel]. Sempre serei muito cauteloso antes de julgar ou criticar alguém, é uma tarefa difícil. “

Assim, Todt referiu que talvez tenha existido falta de liderança a certo ponto da época e que os erros de Vettel podem ter sido provocados por alguma pressão extra. E talvez os rumores de instabilidade na Ferrari sejam também a base das declarações de Todt, uma vez que surgem informações que existe uma guerra interna pelo poder. O foco de instabilidade estará em Maurizio Arrivabene, chefe da equipa e Mattia Binotto, diretor técnico da equipa, ambos com papeis fundamentais no ressurgimento da equipa, Binotto terá sido apontado como novo chefe de equipa por Marchionne para 2019, mas com a sua morte, Arrivabene ficou numa posição menos instável, mas iniciou-se uma luta pelo poder que poderá levar à saída de um ou de outro. São estes pequenos pormenores que afetam uma equipa, que dividem quem lá trabalha e que poderá colocar em causa todo o excelente trabalho feito até agora… um problema que não existiria com um líder forte. A própria McLaren passou por algo parecido e o processo de tomada de decisão foi completamente repensado passando para uma hierarquia piramidal em vez da liderança horizontal (onde todos mandam). Uma estrutura forte precisa de um líder forte. Todt pode estar coberto de razão neste aspeto .

 

Terá faltado liderança na Ferrari?

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    5
    Deixe um comentário

    Please Login to comment
    2 Comment threads
    3 Thread replies
    4 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    4 Comment authors
    orimarDiogo DiasSpeedwaytnfsfcpgmail-com Recent comment authors
      Subscribe  
    Notify of
    tnfsfcpgmail-com
    Membro
    tnfsfcpgmail-com

    Arrivabene… arrivederci.

    can-am
    Membro
    can-am

    Este pequenote ainda fala como se fosse empregado dos Reds. Que nunca deixou se ser, parece.Tão preocupado que ele está !
    Porque é que também não se preocupa com o que se passa nas históricas Mclaren e Williams ? Devia, se houvesse equidade no tratamento de todos. Porque isso sim é grave.
    É muito facil andar na competição com tantos air bags !

    Quim do Asfalto
    Membro
    Quim do Asfalto

    Sempre que leio um comentário seu que envolva a Ferrari, lembro-me imediatamente de um touro!… É que os touros sempre que vêem alguma coisa vermelha atacam logo, e isso é o que acontece consigo sempre que “falam” da Ferrari! Nos animais percebo porque não têm raciocínio, mas no seu caso…. Penso que deve consultar um psiquiatra!

    Diogo93
    Membro
    Diogo93

    esquece quim do asfalto o can-am é o gajo mais atrasado mental que alguma vez vi a falar de F1 coitado até dá dó…

    Quim do Asfalto
    Membro
    Quim do Asfalto

    Mesmo…

    últimas FÓRMULA 1
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png