F1: Renault vai ser muito mais exigente em relação à fiabilidade

Por a 10 Janeiro 2018 19:09

Os franceses tiveram um 2017 feito de altos e baixos, sendo que os baixos foram mais frequentes e os altos vieram da Red Bull que colocou o motor gaulês várias vezes no pódio. Mas para uma equipa com a história e a reputação da Renault, acumular mais de 300 lugares de penalização por falhas do motor é manifestamente mau.

Pior que isso, é constatar que a equipa perdeu o 5º lugar por culpa própria. Segundo os responsáveis da equipa, a Renault perdeu 45 pontos por falta de fiabilidade. Para uma equipa que fez 57 pontos em toda a época estamos a valar de muito pontos.

A abordagem para 2018 será ligeiramente diferente. Para começar, o motor não sofrerá uma remodelação tão grande quanto a de 2017, em que a Renault apresentou uma unidade motriz completamente nova. Este ano a marca vai apenas focar-se em pontos onde pode ganhar uma clara vantagem. Outra das mudanças será a forma como a verificação das peças será feita, em que a exigência será muito superior à do ano passado para minimizar as falhas dos componentes da unidade motriz.

Abiteboul mostrou claramente que a Renault encara esta época um pouco como uma corrida de endurance. Com apenas 3 motores permitidos, o foco estará na fiabilidade ao invés da performance. Quanto mais durável for um motor, menos penalizações os pilotos irão sofrer.

É também por isso que o chefe da equipa francesa acha que as qualificações serão um pouco mais equilibradas. A Red Bull queixou-se várias vezes de não ter os chamados “mapas de motor mágicos” que permitem mais potência em qualificação, algo que Abiteboul menosprezou para este ano, defendendo que para fazer durar um motor, as equipas não poderão usar modos que provoquem maior desgaste, além de que alguns dos truques usados para aumentar a potência estão este ano mais restringidos (o exemplo da queima de óleo).

Mas o otimismo é grande na marca do losango, onde todos acreditam que os valores obtidos nos últimos testes se irão refletir logo nos primeiros testes de inverno e que a evolução natural do motor levará a ganhos interessantes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Se não vão ter de ouvir do Alonso. Em directo. Pela rádio.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1