F1: Renault precisa de mais fiabilidade

Por a 3 Novembro 2017 10:39

Ironicamente, a única unidade motriz que não teve problemas no fim de semana do GP do México de F1… venceu. A Renault viu um dos carros animados com as suas unidades de potência vencer o Grande Prémio do México, mas Verstappen foi o único, juntamente com Sainz, dos seis pilotos com V6 turbohíbridos franceses a passar incólume ao longo de todo o fim-de-semana. Pierre Gasly foi o mais sacrificado, tendo completado apenas doze voltas até ao início da corrida de domingo, que terminou depois de ter arrancado de último por não ter podido alinhar na qualificação, ‘cortesia’ do propulsor gaulês. O seu colega de equipa, Brendon Hartley, não conseguiu realizar qualquer volta no Q2 devido a problemas na sua unidade de potência, abandonando a corrida com um princípio de incêndio no seu propulsor.

Daniel Ricciardo não teria um fim-de-semana mais fácil, trocando componentes do seu V6 turbohíbrido após a qualificação e abandonando a corrida com dificuldades no MGU-H. No caso de Nico Hulkenberg foi o ERS que o obrigou à desistência ainda antes do meio da prova.

Nico Hulkenberg disse recentemente que a falta de fiabilidade da Renault se tornou “inaceitável”: “Algo assim não deve acontecer com um fabricante. Não é aceitável. Não estamos fazer o suficiente. Todos estão irritados, frustrados, dececionados. Temos de controlar isso de alguma maneira para o próximo ano. O dano já foi feito este ano, mas a fiabilidade é a nossa primeira tarefa para 2018, caso contrário, nem mesmo ter o monolugar mais rápido nos ajudará”, disse o alemão, que já abandonou por seis vezes este ano.

Já Cyril Abiteboul, revela saber onde esteve o problema: “Cometemos um erro de julgamento ao tentar equilibrar performance e fiabilidade. Isto fica claro quando se olha para o ritmo do carro no fim de semana, estamos extremamente competitivos. O lado negativo é que não tínhamos o nível adequado de fiabilidade para a nossa performance. Mesmo assim, esse foi o julgamento que permitiu que um monolugar com motor Renault estivesse no lugar mais alto do pódio. Já sabíamos da altitude, já corremos aqui faz dois anos e sabemos o que esperar. Não há desculpas”, disse.

No meio disto tudo, a Renault está mais perto de ter Fernando Alonso a rodar com as suas unidades motrizes, o espanhol já se mostra ansioso pelos testes de pré-temporada: “Já estou ansioso para testar o motor Renault. Tem vindo a ser frustrante e tem exigido muita paciência, mas creio que seremos competitivos no próximo ano. Vimos no México que Verstappen fez uma ótima corrida com o motor Renault.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado