F1: Pirelli não garante a presença após 2019 - AutoSport - AutoSport

F1: Pirelli não garante a presença após 2019

Por a 16 Maio 2018 10:39

A fornecedora italiana de pneus Pirelli, não garante a presença após 2019, altura pela qual termina o actual vinculo com o campeonato do mundo de F1.  O vice-presidente da Pirelli Marco Tronchetti Provera avisou os accionistas que a Pirelli poderá não renovar o acordo com a F1, se as condições não forem semelhantes às existentes actualmente:

“Como sempre dissemos, a Fórmula 1 é uma boa parceria para nós e estamos felizes e honrados em permanecer”, disse um porta-voz da Pirelli ao Motorsport.com. “Mas se entrarmos numa guerra de valores, não ficaremos a nenhum custo.”

A Pirelli tem uma alargada presença no desporto motorizado e não vê como fundamental na sua estratégia a manutenção na categoria máxima da velocidade mundial.

A Pirelli não teve um “reinado” fácil na F1, tendo sempre seguido as directrizes pedidas pelos responsáveis da modalidade, que depois nem sempre agradaram  a equipas e pilotos. Desde a sua entrada em cena, que a questão da degradação e da gestão de pneus passou a ser um tema central nas corridas mas a Pirelli nada mais fez que seguir o que lhe foi pedido. No ano passado, por exemplo, com a entrada de novas regulamentações, jogou pelo seguro e os pneus que fez aguentaram sem qualquer problema os stresses impostos pelas forças geradas pelos novos chassis. Por vezes foi o alvo mais fácil,  sem culpa própria (claro que outras vezes  foi culpada) mas a marca manteve-se sempre firme no seu rumo. Já não é a primeira vez que se fala da entrada de um novo fornecedor de pneus para assim termos uma competição também a esse nível, algo que nunca agradou à Pirelli. Veremos quem fornecerá no futuro uma das partes mais importantes do carro e que joga constantemente um papel fulcral nas corridas.

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    8
    Deixe um comentário

    Please Login to comment
    6 Comment threads
    2 Thread replies
    7 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    7 Comment authors
    José António Boléo Ferreira Bichoantonio.taveira@netcabo.ptSr. Dr. HHisterSpeedwayDiogo Carvalho Recent comment authors
      Subscribe  
    Notify of
    kanen27
    Membro
    kanen27

    Sugestão: MABOR 😆

    paulo pinha
    Membro
    paulo pinha

    Tudo o que é em excesso enjoa. A Pirelli seguiu à letra este ditado e dispõe este ano de uma “palete de cores”, perdão, de pneus, tão radical quanto desnecessária de sete tipos de pneus. Que desperdício! Mais uma vez a FIA foi contra a corrente deu corda ao fabricante italiano. Srs: bastam dois tipos de pneus para asfalto seco ao longo época.

    dumberdog
    Membro
    dumberdog

    Essa palete é puro marketing sem sombra para dúvidas! Estou de acordo quando diz que bastam dois tipos de pneus para asfalto seco ao longo da época. Eram só duas cores e pronto!!
    Cumps.

    Alfista
    Membro
    Alfista

    Para mim era dois fornecedores como a alguns anos atrás. Mais gente ao barulho pode gerar mais confusao, mas também maior competição .

    dumberdog
    Membro
    dumberdog

    Mas para evitarmos situações como Indianápolis/2005 em que tivemos tudo menos competição, mais vale termos um só fornecedor de pneus.

    can-am
    Membro
    can-am

    O que faz falta na F1 é concorrência entre fornecedores de pneus.Mas claro, isso hoje não é possívelcom esta F1. Os pneus são uma área chave para o equilíbrio do campeonato, e a Pirelli ou outras que para lá forem ,apenas fazem aquilo que a FIA lhes mande fazer. Os pneus dos F1 são maus, duram pouco,caprichosos, dificeis de entender, etc,porque isso obedece a um desígnio – fazer show, paragens, estratégias, equilíbrio etc.E podem ser mudados rapidamente…consoante o jogo andar ! Uma espécie de manipulação do jogo,neste caso das corridas. Os velhos tempos das lutas Goodyear – Firerstone- Michelin nunca… Ler mais »

    sr-dr-hhister
    Membro
    sr-dr-hhister

    Adeus.
    Cada equipa haveria de poder trazer o fornecedor que quisesse e a a FIA devia meter o bedelho num sítio que eu cá sei!

    Enrimore007
    Membro
    Enrimore007

    A Pirelli este ano com a palete de cores (que até acho engraçado) conseguiu baralhar todo o sistema.
    Agora penso que esta “boca” é baseada …. em preparar o futuro. Saber como vão parar as modas em relação aos novos regulamentos técnicos. Tudo vai ficar na mesma. Isto é só para marcar presença

    últimas FÓRMULA 1
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png