F1, Pirelli defende-se de possíveis surpresas desagradáveis…

Por a 16 Fevereiro 2017 17:56

A fornecedora de pneus da Formula 1, Pirelli afirma que criou uma gama de compostos ‘backup’, ou de reserva, se preferir, para 2017. A marca italiana tem-se debatido com problemas ao construir os novos pneus para a nova temporada, pois estes têm de ser maiores, permitir maiores velocidades em curva e sofrer o menor desgaste possível, mas a falta de testes com os novos carros não vão ajudar muito a Pirelli a tirar conclusões, e por isso existe o risco de más surpresas quando começarem os Grandes Prémios. A Pirelli afirma que mesmo com os testes com carros de 2015 modificados não conseguem recriar o ‘downforce’ que os monolugares de 2017 vão alcançar.

O maior desafio da fornecedora italiana é ainda não terem tido acesso aos carros de 2017 – muito naturalmente – e ainda foram mais longe ao afirmar que só saberão se os seus dados dos simuladores estão corretos na sexta feira do GP da Austrália: “Nas primeiras cinco corridas usaremos somente os compostos mais ‘básicos’ que foram desenvolvidos com base nas informações obtidas nos testes e simulações. Mas alguns elementos são difíceis de prever e por isso preparámos cinco compostos de reserva que podem ser usados se os dados reais das pistas não coincidirem com o que simulamos”, disse Mario Isola, responsável da Pirelli.

E o que significa isto? Os pneus são desenvolvidos de acordo com os dados que a marca tem, mas como existe a possibilidade dos novos carros poderem desgastar os pneus de forma mais acentuada, basicamente o que a Pirelli está a fazer é criar uma margem de segurança, passando a denominar o ultra macio (roxo) de super macio (vermelho), este passa a denominar-se macio (amarelo) e assim sucessivamente com o médio (branco) e duro (laranja), que será, basicamente, o único totalmente novo, pois não existia na gama.

Vítor Filipe

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png