F1: Pascal Wherlein, um piloto injustiçado?

Por a 1 Dezembro 2017 10:32

Pascal Wherlein pode estar prestes a dizer adeus à F1. O piloto alemão ficou praticamente sem vaga na Sauber e o lugar da Williams parece estar a pender para Kubica, embora nada esteja confirmado ainda. Mas se o alemão ficar arredado da F1 será uma injustiça, por tudo aquilo que já mostrou.

Não se pode dizer que Pascal tenha sido brilhante nestes dois anos de F1 (não teve também o melhor material para isso), mas fez claramente mais que o suficiente para se manter e tentar mostrar mais. Em 2 anos de F1, correndo sempre pelas equipas menos competitivas do grid, fez 39 GP, de onde retirou 6 pontos, sendo que o seu melhor resultado foi um 8º lugar este ano em Barcelona. A olho nu pode parecer fraco, mas não é, pois fez isto com um carro com um chassis não muito evoluído e um motor do ano passado (para não falar da Manor que era um caso ainda mais complicado). E já longe vão os tempos em que um motor da época passada se mantinha competitivo.

No seu ano de estreia na Manor, foi melhor que Haryanto e Ocon. Mesmo assim perdeu a vaga da Force India para o francês, que justificou a aposta da equipa. Foi para a Sauber e voltou a ser melhor que o colega de equipa, Marcus Ericsson, que já anda na F1 desde 2014 e tem no seu CV 9 pontos e o seu melhor resultado foi um… 8º lugar na Austrália. Curiosamente parece que é o sueco que vai novamente ficar com a vaga da Sauber. Já tinha sido assim no caso de Felipe Nasr e vai pelos vistos voltar a acontecer.

O sueco tem como pontos mais altos um titulo em Formula BMW britânica e um titulo em Formula 3 nipónica (e um honroso 4º lugar em Macau). Wherlein venceu o titulo em ADAC Formel Master e foi vice-campeão em Formula 3 Euroseries, além do titulo no DTM, um dos campeonatos mais competitivos da atualidade.

A lógica e os resultados ditariam a permanência de Wehrlein durante mais uma época e a saída de Ericsson, mas já se sabe que nisto da F1 nem sempre o talento é a parte mais importante. Se fosse uma meritocracia pura, com 2 anos a ser o melhor piloto da equipa e com pontos importantes amealhados, Wehrlein seria a opção clara.

Resta saber o que a Mercedes fará com o seu piloto, caso as vagas na F1 fechem definitivamente. O DTM pode não ser o palco ideal para um jovem que precisa de se mostrar e que já venceu o campeonato, além da Mercedes estar de saída. A Formula E já tem as vagas todas ocupadas e o acordo com a Venturi pode não ser suficiente uma vez que Mortara e Engel são os homens escolhidos. Restam os GT´s ou o endurance, mas para já são apenas suposições. O que é certo é que Wehrlein tem qualidade para estar num campeonato competitivo e de relevo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
so23101706
so23101706
6 anos atrás

O Pascal Wehrlein não é tão bom como dizem, nem o Marcus Ericsson tão mau como o pintam. A verdade é que, se o Wehrlein fosse um piloto excelente, ter-se-ia imposto claramente, o que não aconteceu. A sua superioridade aparente está no facto de ter pontuado, mas o Marcus Ericsson também o poderia ter feito no México se não tivesse sido obrigado a abandonar. Note-se que o Wehrlein também não se impôs nitidamente ao Rio Haryanto e foi rapidamente superado pelo Ocon na Manor. É bom piloto, mas nada de especial. E, ao que parece, não é flor que se… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Tirando a questão de ser ou não flor que se cheire, pois não tenho conhecimento que me possa fazer concordar ou discordar, concordo em absoluto com tudo o resto que escreveu.

so23101706
so23101706
Reply to  Pity
6 anos atrás

Obrigado. É sempre difícil – e, por vezes, injusto – fazer juízos de valor sobre o carácter de alguém, especialmente quando se trata de pessoas que não conhecemos. Daí a minha reserva (eu escrevi “ao que parece”). Baseei-me em coisas que li aqui e noutros websites, mas já sabemos que o que se lê na internet tem de ser tomado com um grão de sal.

*RPMS*™
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Então quer dizer que você conhece pessoalmente o Alonso, certo?
Ou isso ou você não tem coerência nenhuma naquilo que escreve, sendo que você não tem feito outra coisa senão fazer juízos de valor (sempre tendencialmente negativos) acerca do piloto espanhol…coerência procura-se para esses lados!
Cumpr(i)mentos

rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

Amanhã o Marchionne irá apresentar a Sauber Alfa Romeo, precisamente no Museu e avenida com o mesmo nome, em Arese. Ele de certeza absoluta que irá de pullover escuro, a expectativa é sobre a nova decoração do bólide ( e não só). Não é credível que o Wehrlein esteja nos planos, mas subscrevo a última frase do texto.
Editado: Museu e avenida/Vialle Alfa Romeo

so23101706
so23101706
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Já foi noticiado noutros websites. Vão estar presentes Chase Carey e Jean Todt e, embora nada tenha sido divulgado quanto ao ‘dress code’, é altamente provável que Marchionne vá de pullover 🙂

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Nem que fosse a Rainha de Inglaterra ele iria mudar.
— Convém esses 2 marcarem presença na apresentação dos novos autocolantes da Sauber ali nos arrabaldes de Milão, pois a possível ameaça de deixar a F1 com 16 carros há-de aumentar um bocadinho o seu poder negocial.
–Sobre as cores, afinal vem no comunicado que serão “as inconfundíveis cores da Alfa”.
–E a acreditar nos websites o sueco deverá assinar o contrato com esta Alfa Marameo.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Não provou nada de mais. O Ericsson, que é pouco cotado como piloto, impôs-se o suficiente para deixar todo um mar de dúvidas envoltas no Wherlein.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

O Ocon provou ser melhor e logo subiu na hierarquia. o WEHRLEIN (e não “Wherlein” como o AutosportPT insiste em chamá-lo) não é nenhum Palmer, mas também não provou ser um piloto ao nível do Ocon. Logo é normal que tenha perdido o lugar. O dinheiro não salva tudo.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado