F1: Os números de Alonso na F1

Por a 14 Agosto 2018 16:20

Adorado por uns, odiado por outros, Fernando Alonso é um nome longe de ser consensual no mundo da F1. O espanhol nunca fugiu das polémicas e o seu comportamento fora de pista sempre deu azo a comentários menos positivos. Mas em pista, o talento do asturiano sempre falou mais alto.

Começou a dar nas vistas com um kart feito pelo pai e depressa conquistou a cena espanhola dos karts. Começou em 88 mas rapidamente começou a singrar nos troféus nacionais, sagrando-se campeão espanhol de Juniores por quatro vezes, tendo vencido também o campeonato italiano, conquistando também  o titulo mundial em 96.

Em 1999 foi convidado por Adrian Campos para testar e ficou convencido das capacidades do jovem que correu nesse ano no Euro Open Movistar By Nissan que venceu, em luta com Manuel Gião. Competiu ainda na Formula 3000 quando Flavio Briatore pegou no espanhol e o levou para a Minardi em 2001. A partir daí a carreira de Alonso disparou. em 2002 foi piloto de testes da Renault e em 2003 assumiu os comandos da máquina francesa, em detrimento de Jenson Button. Precisou apenas de três anos para se sagrar campeão, em 2005, feito que repetiria em 2006.  O talento do espanhol era inegável, mas a mudança para a McLaren revelou-se errada. A luta com com Hamilton tomou proporções dramáticas e o piloto  saiu da equipa no final da época. Regressou a uma Renault já sem a mesma capacidade e ainda se viu envolvido no famoso “crashgate”. A segunda passagem pela equipa francesa não correu como gostaria mas em 2010 a Scuderia abriu-lhe a porta. No primeiro ano sagrou-se vice-campeão. algo que repetiria em 2012 e 2013, sem nunca ter um carro realmente capaz de lutar contra os Red Bull que dominavam.

Sem ver a luz ao fundo do túnel, mudou-se para a McLaren, na esperança que a parceria McLaren-Honda desse os mesmos frutos do passado, mas a escuridão aumentou e o espanhol nunca mais teve um carro capaz de o colocar na luta pelos primeiros lugares.

Tem no seu currículo na F1  303 GP, o quarto piloto com mais corridas na história da F1 e irá ultrapassar Button e Schumacher no final da época, tornando-se no segundo piloto com mais corridas de sempre, atrás de Barrichello. Nas 14 épocas de F1 conquistou 32 vitórias ( sexto piloto com mais vitórias de sempre), 22 poles, 97 pódios e 1893 pontos conquistados (terceiro melhor de sempre atrás de Hamilton e Vettel).

Alonso busca agora um troféu mais raro. A Triple Crown, e tendo vencido no Mónaco, assim como em Le Mans e tendo no seu CV dois títulos de campeão do mundo, só falta vencer a Indy 500 para se juntar a Graham Hill como um dos mais ilustres pilotos de sempre. A sua primeira tentativa foi prometedora e esteve na luta até perto do final. Se conseguir a tão desejada vitória, inscreverá de forma indelével o seu nome na história do automobilismo mundial.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado