F1: McLaren com carro muito diferente do MCL33

Por a 15 Janeiro 2019 15:10

A McLaren vai tentar começar um novo ciclo em 2019. Depois de vários anos à deriva, com os anos da parceria McLaren-Honda a revelarem-se desastrosos a todos os níveis, a equipa de Woking está a tentar regressar aos sucessos que desde 2012 são apenas uma miragem

Zak Brown demorou dois anos a entender que a estrutura precisava de uma mudanças profunda e que a falta de competitividade de 2015 a 2017 não era apenas fruto do fraco trabalho da Honda. A reestruturação está praticamente concluída, faltando apenas entrar James Key para que todas as peças estejam na posição desejada.

As expectativas para o carro de 2019 serão obviamente baixas, pois a McLaren viu a sua liderança técnica desfazer-se a meio de 2018. Ainda assim, o trabalho de avaliação para entender onde estavam os problemas de fundo foi bem sucedido e os responsáveis sabem agora onde falharam e onde têm de melhorar.

É assim sem surpresa que Brown afirmou que o carro de 2019, o MCL34 será diferente do seu antecessor, o MCL33, provavelmente uma as piores criações a sair de Woking nos últimos anos:

“Será um carro muito diferente comparado com o de 2018”, disse ele à Autosprint. “Precisamos de um bom feedback dos nossos pilotos, porque precisamos dos dois carros nos pontos, enquanto a equipa progride. Eles sabem disso e é o objetivo da equipa.”

O chefe da McLaren afirmou que o plano estruturado é de cinco anos, com estes primeiros anos a servirem de base de trabalho para preparar a equipa para as mudanças regulamentares previstas para 2021. É nessa data que a equipa pretende dar um salto qualitativo e voltar ao topo, aproveitando as mudanças nos carros para o conseguir. Em teoria a reestruturação é muito interessante e juntou nomes de qualidade que podem trazer o que faltava à McLaren:

“Andreas (Seidl) será responsável pela gestão da equipa de F1”, disse Brown. “O meu papel é dar à McLaren uma plataforma competitiva em qualquer modalidade do desporto motorizado, na qual decidamos competir. A F1 é a nossa prioridade, e tenho que ter certeza de que temos as pessoas certas nos lugares certos, com os recursos certos. Com Andreas (Seidl) e James Key e Pat Fry, estou muito feliz com a equipa que montamos. “

Depois de ter pessoalmente trabalhado na reformulação da equipa de F1, Brown quer agora virar-se para os planos ambiciosos de voltar a tornar a McLaren numa marca global no mundo do desporto motorizado. Desde a sua entrada que afirmou que gostava de ver a equipa a competir em diferentes campeonatos, como acontecia no passado. A participação de Alonso na Indy500 é para já o plano a curto prazo, que pode deixar a semente para uma presença mais forte nos EUA, mas com este discurso faz sentido que a entrada no WEC possa ser uma realidade. Brown já colocou a sua equipa, a United Autosport, a tempo inteiro no WEC para a próxima época, o que poderá ser um ensaio para um plano mais ambicioso em que a McLaren poderá estar inserida. Para já não passa de especulação… e de um sonho, pois na United “mora” um piloto luso com muita qualidade, apreciado por todos e que ficaria muito bem no tal projecto McLaren, no WEC.

O que é certo para já é que a McLaren finalmente parece ter ganho um rumo e começará a partir desta época a caminhar para o sucesso que todos desejam e que seria importante para a F1. As notícias para já são positivas e está previsto o anúncio para breve de mais dois patrocinadores:

“Tivemos a sorte de trazer  cinco novos parceiros no ano passado e anunciaremos outros dois, pelo menos, este mês,  para que possamos ter um bom progresso.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado