F1: Introdução do halo vai atrasar Force India de 2018

Por a 19 Agosto 2017 09:46

Depois da FIA ter confirmado que o halo será a solução escolhida para a proteção do ‘cockpit’ em detrimento do ‘shield’ para a temporada de 2018, apesar da oposição de nove das dez equipas do pelotão da F1, percebeu-se que em alguns casos a introdução do dispositivo vai atrasar a conceção dos monolugares da próxima temporada em alguns casos, como é o da Force India.

Otmar Szafnauer, responsável operacional da equipa de Silverstone, diz que a introdução do halo vai atrasar o trabalho no chassis, dado o impacto que tem na estrutura do mesmo: “Há um tempo limitado para desenhar e construir um monocoque, e se não tivermos uma definição nesse período de tempo tudo vai ser atrasado quando for produzido. De momento parece que talvez não possamos produzi-lo a tempo dos testes”.

Szafnauer referiu também que a forma como o halo está integrado no chassis, se o critério da FIA nos ‘crash tests’ for muito alto, o desenho do monocoque será impactante, o que pode “estragar a vida” às equipas se falhar: “Os critérios para o arco de segurança mudaram quando Alex Wurz capotou (no GP do Canadá de 1998). Lembro-me de desenhar e tentar fazer um arco que pudesse passar o critério. Levou uma eternidade. Conseguimos fazê-lo, mas levou muito tempo entre falhar e voltar a redesenhar. O bom no arco de segurança é que podia-se cortar e fazer outro a partir daquele, por isso todo o monocoque não tinha de ser redesenhado. Se este critério de teste for tão alto que o halo falhe, e se o monocoque falhar, então estamos tramados”.

Szafnauer percebe que as razões para introduzir o halo têm a ver com a segurança, mas considera que está a ser introduzido depressa demais: “Está apressado. Seria melhor ter mais um ano para o fazer em condições. E é o que é. A única forma é a FIA parar e dizer que temos mais um ano. É mais seguro fazê-lo em condições do que o apressar, e a única forma é parar isto”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
chicanalysis
6 anos atrás

Deixem-se de lamúrias e calçem os chinelos.
Se dessem mais um ano iriam pedir dois. Nao percebi bem foi porque é que o shield foi liminarmente posto de parte só por uma alegada tontura de Vettel. Mais ninguém experimentou porquê?
Sempre podia ficar mais elegante.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado