F1, Hasegawa: “Não há erro nenhum no conceito do motor Honda”

Por a 28 Abril 2017 16:43

A Honda considera que não há erro algum no conceito dos seus motores de 2017, apesar dos problemas de fiabilidade denotados pelos propulsores japoneses nos primeiros grandes prémios de F1. Yusuke Hasegawa ‘defende a sua dama’, mesmo depois de Stoffel Vandoorne ser vítima de mais uma MGU-K avariada nos primeiros treinos livres para o Grande Prémio da Rússia.

A McLaren ainda não conseguiu pontuar este ano, Vandoorne vai sofrer uma penalização de 15 lugares na grelha de partida para a corrida russa e a crise de resultados adensa-se. Mas o responsável pelo envolvimento da Honda na F1 está ciente de que a marca está a traçar o caminho certo e que o conceito é correto. “Não acho que tenhamos cometido um erro completo. Pela performance do ano passado sabíamos que tínhamos de mudar tudo, não apenas o conjunto mas também a parte da combustão, por isso tentamos modificar toda essa área”, afirma Hasegawa.

“Em algumas áreas conseguimos ser bem sucedidos, reduzindo o peso e baixando o centro de gravidade, mas, em definitivo, não conseguimos retirar potência suficiente da combustão. Por isso, sim, é apenas uma desculpa, mas ainda precisamos de tempo. Mas não considero que tenhamos cometido um erro”, defende Yusuke Hasegawa. O técnico japonês espeta que o potencial do motor de 2017 da Honda consiga melhorar o seu desempenho para o final do ano, porque considera que o conceito base é correto. Hasegawa também desmente que estes fracassos poderão levar a Honda a deixar a F1: “Parar a nossa atividade na Fórmula 1 causaria muito dano em termos de tecnologia, por isso temos de manter este envolvimento durante muito tempo. De momento estamos muito empenhados neste programa”.

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Pity
Pity
6 anos atrás

Claro que não há erro nenhum, basta ver que tudo correu bem ao Vandoorne nos testes do Bahrein. O problema está nos grandes acionistas da McLaren, que correram com o Ron Dennis. Este, como vingança, contratou um especialista em vudu, para que as coisas corram mal.

Génesis
Génesis
Reply to  Pity
6 anos atrás

loooooooooooool

MiguelCosta
MiguelCosta
6 anos atrás

Não foi com esse motor que o Vandoorne andou 83 voltas nos testes? Se calhar só dá isso e depois estoira… Que anedota!

Kimi Iceman
Kimi Iceman
6 anos atrás

A noticia nem sequer têm categoria, deve ser porque não existe categoria de humor/comédia.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Entretanto passou para Exclude Sapo. Bem, sapos também é aceitável porque isso é que a McLaren anda a engolir desde 2014.

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Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

O que ? A Mclaren vai deixar as suas cores laranjas e passar a verde Sapo.pt

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Por isso o motor funciona tão bem.

edge
edge
6 anos atrás

Segundo um especialista mecânico britânico, o problema não está na concepção do motor, pois apesar de usar novamente tecnologia vanguardista na concepção do mesmo, o problema do motor está na vibração que o mesmo produz no processo de combustão quando os pistões comprimem a mistura do oxigénio com o combustível. Ele diz que o motor no dínamo estava a trabalhar às mil maravilhas até Dezembro, aquando da mudança forçada do fornecedor de combustível da Mobil para a BP e que foi esta mudança que deitou todo o trabalho para o lixo, pois o novo motor fui concebido para usar Mobil… Ler mais »

jgleal1
jgleal1
Reply to  edge
6 anos atrás

Parabéns pelo post, finalmente alguém que venha escrever alguma coisa acertada sobre este problema. Será que os técnicos da Honda são todos incapazes? Não são, pesquisem e verão que a arquitectura deste motor, até por ter sido o ultimo a ser concebido, é a que faz mais sentido quer no aspecto aerodinâmico quer na colocação disposição do turbo (peça fundamental nestas UP quer para o motor térmico quer para a geração de energia eléctrica)

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  edge
6 anos atrás

Segundo o Boullier a Honda é uma porcaria e não sabem fazer motores. Isso do combustível não lhe interessa porque assim não pode cuspir mais para cima da Honda e dúvido que a BP se deixe cuspir sem dar um chapadão ao “chefe de equipa” da Mclaren (repare que meti chefe de equipa entre aspas porque ele no cargo tem deixado muito a desejar, especialmente quando abre a boca em público).

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Reply to  edge
6 anos atrás

Não me tinha lembrado do combustível , aceito essa teria.

Pity
Pity
Reply to  edge
6 anos atrás

O combustível faz assim tanta diferença? Sinceramente, nunca pensei que fosse assim. O mais fácil será a BP mudar os seus parâmetros, caso contrário, vai ser um ano pior do que 2015.

edge
edge
Reply to  Pity
6 anos atrás

O combustível faz uma enorme diferença e desde que os motores se tornaram turbo e passaram a ser mais pequenos, o combustível ganhou uma enorme preponderância para ganhos de cavalos. O problema da BP, segundo o especialista, é que a mesma não estava minimamente preparada para esta entrada em cena com a Honda, assim como os nipónicos não os estavam em 2015. O mesmo diz, que logo nos testes viu a impreparação da BP, quando não viu um único carro/camião de apoio nos testes de Barcelona, ao contrário da Mobil, da Petronas ou da Shell. Ele diz que neste momento… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  edge
6 anos atrás

Está a tornar-se raro, mas ainda se aprende alguma coisa por estas bandas. Obrigada pela explicação.

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