F1: Fernando Alonso não acredita que outros pilotos de F1 sigam o seu exemplo

Por a 12 Janeiro 2018 12:04

Longe vão os tempos em que um piloto de automobilismo era isso mesmo… um piloto de automóveis, independentemente do tipo de veículo. O presente é muito diferente e a exigência cada vez maior da competição obriga a que os pilotos se foquem apenas num campeonato a 100%. No caso da F1 essa exigência é ainda maior e como tal, o foco também tem de o ser.

Há, no entanto, ainda alguns pilotos que pensam de forma diferente e outros, como o caso de Alonso, têm a possibilidade de competir noutras provas para além da F1, com a bênção do chefe.

Aconteceu assim no ano passado na Indy 500 e vai acontecer outra vez nas 24h de Daytona. Lance Stroll e Fernando Alonso serão os representantes da F1 na mítica prova de endurance, e não é descabido juntar Lando Norris, que será piloto de testes na McLaren.

Alonso não acredita, no entanto, que outros sigam o seu caminho e defende que a maioria dos pilotos adota uma postura focada a 100% numa competição, sem pensar noutras: “Não acredito que possam vir outros pilotos da F1. As equipas estão cada vez mais profissionalizadas, há muitos campos de treino e trabalho de simulador antes da época e torna-se difícil para os pilotos saírem deste conceito de trabalho. Eu posso fazê-lo porque Zak Brown e a McLaren têm agora uma visão diferente e mais global o desporto motorizado, visão que eu partilho. Estamos também, em conjunto, a expandir a marca McLaren. Acho que é difícil para outros pilotos terem este tipo de visão.”

Já o dissemos no passado que Alonso está numa situação privilegiada, no que diz respeito à McLaren. É a estrela da equipa e é claramente um piloto com capacidade de voltar a colocar a McLaren nos lugares de destaque, assim possam ter um pacote competitivo (em 2017 faltou apenas o motor). Além de manter a motivação do espanhol, a permissão para competir noutras modalidades é uma primeira abordagem a outros campeonatos. Zak Brown tem em mente a expansão do nome McLaren por todo o automobilismo, algo que já foi feito anteriormente. Este regresso às origens e à multidisciplinaridade podem ser muito proveitosos para a marca e nada melhor que o nome Fernando Alonso para abrir portas e começar a regressar a estes palcos com impacto mediático. É uma jogada que interessa a ambas as partes.

O próprio Alonso admite que Brown é um chefe único e considerou-o um génio comercial. O espanhol acha que o seu superior hierárquico é responsável pelo ressurgimento da marca e que vai ter um impacto positivo no desporto motorizado no seu todo: “ele não é apenas o meu chefe, é um amigo.”

Quanto à opinião acima descrita… Alonso talvez esteja errado e há pilotos que podem ver a participação noutros campeonatos com bons olhos. Deverão ser poucos de facto atendendo também a média de idades, mas a hipótese de vencer corridas importantes no panorama mundial atrai qualquer piloto, que o diga Hulkenberg que venceu Le Mans à primeira tentativa. Mas os contratos e as exigências das equipas podem ser um entrave considerável, uma vez que os pilotos são parte importantíssima da estratégia e que uma lesão pode deitar a perder um ano de trabalho. Assim, entende-se as objeções que são colocadas.

A visão da McLaren, para além de ser uma lufada de ar fresco, permite aos fãs da marca sonhar com o regresso a outros campeonatos, tornando uma marca conhecida por todo o mundo, ainda mais global. A visão de Ron Dennis era claramente mais focada na F1 que deu muitos frutos. Os tempos mudaram e Brown parece ter um plano mais amplo, que pode dar que falar. Para já a chave desse plano é o talento e a reputação de Alonso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado