F1, Daniele Audetto: “Não é bonito de dizer, mas as pessoas gostam de ver acidentes”

Por a 25 Julho 2017 17:40

Daniele Audetto, antigo chefe de equipa da Super Aguri e HRT, criticou a decisão da FIA de introduzir o Halo em 2018. Esta é apenas mais uma das muitas vozes contra a decisão da FIA, onde se incluem, por exemplo, nove das 10 equipas da da Fórmula 1. Os próprios adeptos estão maioritariamente contra, como se pode ver e ouvir um pouco por todo o lado, o que fez com que a FIA tivesse de vir defender a sua decisão.

“A segurança no desporto motorizado é uma das maiores preocupações da FIA. Muitas melhorias foram feitas em várias áreas, mas para a cabeça não existe nada nos monolugares, o que nos preocupa há muitos anos”, disse fonte da FIA.

Mas Audetto veio dizer que o risco faz parte de ser piloto de competição: “No meu tempo era uma grande honra, e ao mesmo tempo, um grande risco, pilotar um Fórmula 1. Perdi alguns amigos, mas na realidade é que um piloto da F1 tem de aceitar os riscos. A maioria dos circuitos agora são em desertos, é quase impossível ter um acidente grave lá, é como um simulador com alguém a controlar a partir da box, existe muita tecnologia e segurança, a Fórmula 1 assim perdeu muita da sua essência, torna-se inclusive menos interessante para os adeptos. Não é bonito de dizer, mas as pessoas gostam de ver acidentes, tanto como de lutas aguerridas em pista”, disse antigo chefe de equipa de 74 anos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
noteam
noteam
6 anos atrás

O acidente faz parte do imaginário da competição automóvel, o risco de se rodar no limite é atractivo, por vezes traz consigo consequência terríveis, mas este é o ADN da F1, querer mudar isso é acabar com a competição. Eu julgo que o que mais incomoda os adeptos é o facto de o Halo tornar o carro mais feio, esta é verdade. Crescemos a olhar para os carros de F1 e ver os carros mais rápidos e bonitos do planeta, quando tens isso não queres ter outra coisa. A f1 com Halo ou outra coisa qualquer, deixa de ser F1.… Ler mais »

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  noteam
6 anos atrás

100% de acordo.

F1_4ever
Reply to  noteam
6 anos atrás

Daniele Audetto tem razão quando diz que as pessoas gostam de ver acidentes. E basta ver como nos telejornais a maior parte das vezes só dão notícias de automobilismo porque aconteceu um acidente grave que provocou mortos ou feridos ou então é um acidente “espectacular”. Quantas vezes eu próprio já ouvi outras pessoas que não sendo aficionados de F1 como eu dizerem que só gostam de ver a partida dos GP’s porque ás vezes há grandes acidentes e depois não têm pachorra para ver os carros andarem ali ás voltas. E tem razão também quando diz: “A maioria dos circuitos… Ler mais »

MVM
MVM
6 anos atrás

Para os mais jovens, Daniele Audetto foi muito mais que o chefe de equipa da Super Aguri e HRT: ele foi director desportivo da Ferrari na década de 70, tendo uma quota-parte nos títulos do Niki Lauda e da Ferrari em 1977. Quanto aos acidentes, eu não lhes acho piada nenhuma. Gosto de ver despiques como os do Verstappen e do Vettel no último GP (para não ter de recorrer ao cliché da luta entre o Arnoux e o Villeneuve em 1979), mas não de acidentes. Tenho sempre medo que um piloto morra ou se magoe quando os acidentes acontecem.… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  MVM
6 anos atrás

Tinha a ideia que o Tom Pryce tinha morrido por levar com um extintor na cabeça.

MVM
MVM
Reply to  Pity
6 anos atrás

O que torna as coisas ainda mais macabras. O impacto do extintor não matou directamente o Tom Pryce: fez com que o capacete se deslocasse para cima e a correia seccionasse a garganta, causando-lhe a morte.

asfalto
asfalto
6 anos atrás

O que eu acho é que quando acontece algum acidente seja ele de corridas ou não, toda a gente tem curiosidade em saber como foi. Para mim quem vai ver corridas e está na expectativa de ver acidentes, não é um verdadeiro adepto de corridas. Quem não assistiu já a corridas animadas com boas e bonitas lutas em pista até um deles bater, e a partir de então a corrida ficou sem interesse. Por isso quando vou ver corridas não quero corridas estragadas por causa de acidentes.

anotheruser
6 anos atrás

Adoro o halo!
Acho que fica mesmo a jeito de lhe amarrar uma vovuzela de cada lado: nada que fita cola e um canivete não resolva.
Isso ou então por-lhe umas molas de estender a roupa.

userAutoSport18950
userAutoSport18950
6 anos atrás

Eu sou da opinião que também a FIM devia tomar medidas para melhorar as condições de segurança no Moto GP. Assim sugiro que as motos passem a dispor de 4 rodas para diminuir o risco de queda e assim aumentar a seguranças dos pilotos…

zbranco
zbranco
Reply to  userAutoSport18950
6 anos atrás

Axo que também poderiam adotar o halo no motoGP um assim oval a toda a volta da moto.

MVM
MVM
Reply to  userAutoSport18950
6 anos atrás

Quatro rodas não digo, mas podiam ter arcos de segurança, como as BMW C1 😀
http://moto.zombdrive.com/images/bmw-c1-3.jpg

Pity
Pity
Reply to  MVM
6 anos atrás

É menos inestético que o halo 🙂

kkk
kkk
6 anos atrás

Não diria “gostar”… mas sim “criar mais incertesas quanto ao desfecho final”…

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Estes gajos têm que se decidir. Ou aceitam os riscos, que não são nada comparados com o Moto GP… Penso até que se pode dizer que o automobilismo não tem tanta percentagem de lesões como o Moto GP ou o futebol. Então para quê esta treta toda? …ou bem que se fecha o cockpit e se protege de vez a cabeça dos pilotos. Não se desvirtua o desporto numa altura em que está a crescer de novo junto aos adeptos, com a gestão aberta da Liberty Media, carros mais bonitos, motores mais potentes e um campeonato aberto. Tendo em conta… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1