F1, Daniele Audetto: “Não é bonito de dizer, mas as pessoas gostam de ver acidentes”
Daniele Audetto, antigo chefe de equipa da Super Aguri e HRT, criticou a decisão da FIA de introduzir o Halo em 2018. Esta é apenas mais uma das muitas vozes contra a decisão da FIA, onde se incluem, por exemplo, nove das 10 equipas da da Fórmula 1. Os próprios adeptos estão maioritariamente contra, como se pode ver e ouvir um pouco por todo o lado, o que fez com que a FIA tivesse de vir defender a sua decisão.
“A segurança no desporto motorizado é uma das maiores preocupações da FIA. Muitas melhorias foram feitas em várias áreas, mas para a cabeça não existe nada nos monolugares, o que nos preocupa há muitos anos”, disse fonte da FIA.
Mas Audetto veio dizer que o risco faz parte de ser piloto de competição: “No meu tempo era uma grande honra, e ao mesmo tempo, um grande risco, pilotar um Fórmula 1. Perdi alguns amigos, mas na realidade é que um piloto da F1 tem de aceitar os riscos. A maioria dos circuitos agora são em desertos, é quase impossível ter um acidente grave lá, é como um simulador com alguém a controlar a partir da box, existe muita tecnologia e segurança, a Fórmula 1 assim perdeu muita da sua essência, torna-se inclusive menos interessante para os adeptos. Não é bonito de dizer, mas as pessoas gostam de ver acidentes, tanto como de lutas aguerridas em pista”, disse antigo chefe de equipa de 74 anos.
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O acidente faz parte do imaginário da competição automóvel, o risco de se rodar no limite é atractivo, por vezes traz consigo consequência terríveis, mas este é o ADN da F1, querer mudar isso é acabar com a competição. Eu julgo que o que mais incomoda os adeptos é o facto de o Halo tornar o carro mais feio, esta é verdade. Crescemos a olhar para os carros de F1 e ver os carros mais rápidos e bonitos do planeta, quando tens isso não queres ter outra coisa. A f1 com Halo ou outra coisa qualquer, deixa de ser F1.… Ler mais »
100% de acordo.
Daniele Audetto tem razão quando diz que as pessoas gostam de ver acidentes. E basta ver como nos telejornais a maior parte das vezes só dão notícias de automobilismo porque aconteceu um acidente grave que provocou mortos ou feridos ou então é um acidente “espectacular”. Quantas vezes eu próprio já ouvi outras pessoas que não sendo aficionados de F1 como eu dizerem que só gostam de ver a partida dos GP’s porque ás vezes há grandes acidentes e depois não têm pachorra para ver os carros andarem ali ás voltas. E tem razão também quando diz: “A maioria dos circuitos… Ler mais »
Para os mais jovens, Daniele Audetto foi muito mais que o chefe de equipa da Super Aguri e HRT: ele foi director desportivo da Ferrari na década de 70, tendo uma quota-parte nos títulos do Niki Lauda e da Ferrari em 1977. Quanto aos acidentes, eu não lhes acho piada nenhuma. Gosto de ver despiques como os do Verstappen e do Vettel no último GP (para não ter de recorrer ao cliché da luta entre o Arnoux e o Villeneuve em 1979), mas não de acidentes. Tenho sempre medo que um piloto morra ou se magoe quando os acidentes acontecem.… Ler mais »
Tinha a ideia que o Tom Pryce tinha morrido por levar com um extintor na cabeça.
O que torna as coisas ainda mais macabras. O impacto do extintor não matou directamente o Tom Pryce: fez com que o capacete se deslocasse para cima e a correia seccionasse a garganta, causando-lhe a morte.
O que eu acho é que quando acontece algum acidente seja ele de corridas ou não, toda a gente tem curiosidade em saber como foi. Para mim quem vai ver corridas e está na expectativa de ver acidentes, não é um verdadeiro adepto de corridas. Quem não assistiu já a corridas animadas com boas e bonitas lutas em pista até um deles bater, e a partir de então a corrida ficou sem interesse. Por isso quando vou ver corridas não quero corridas estragadas por causa de acidentes.
Adoro o halo!
Acho que fica mesmo a jeito de lhe amarrar uma vovuzela de cada lado: nada que fita cola e um canivete não resolva.
Isso ou então por-lhe umas molas de estender a roupa.
Eu sou da opinião que também a FIM devia tomar medidas para melhorar as condições de segurança no Moto GP. Assim sugiro que as motos passem a dispor de 4 rodas para diminuir o risco de queda e assim aumentar a seguranças dos pilotos…
Axo que também poderiam adotar o halo no motoGP um assim oval a toda a volta da moto.
Quatro rodas não digo, mas podiam ter arcos de segurança, como as BMW C1 😀
http://moto.zombdrive.com/images/bmw-c1-3.jpg
É menos inestético que o halo 🙂
Não diria “gostar”… mas sim “criar mais incertesas quanto ao desfecho final”…
Estes gajos têm que se decidir. Ou aceitam os riscos, que não são nada comparados com o Moto GP… Penso até que se pode dizer que o automobilismo não tem tanta percentagem de lesões como o Moto GP ou o futebol. Então para quê esta treta toda? …ou bem que se fecha o cockpit e se protege de vez a cabeça dos pilotos. Não se desvirtua o desporto numa altura em que está a crescer de novo junto aos adeptos, com a gestão aberta da Liberty Media, carros mais bonitos, motores mais potentes e um campeonato aberto. Tendo em conta… Ler mais »