CRÓNICA: Alguma vez Gene Haas se sujeitaria a isso?

Por a 29 Março 2018 10:31

Hoje em dia, em Portugal, parece que também muitos dos adeptos do automobilismo já se deixaram influenciar com o ‘lamaçal’ que grassa fora dos relvados no desporto rei no nosso país.

Depois dos acontecimentos do passado domingo no Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1 em Melbourne, em que a Ferrari ganha uma corrida que estava a caminho de ser perdida, não faltam exemplos, neste e noutros sites, de uma alegada teoria da conspiração em que a Haas facilitaria o triunfo da Ferrari.

Devo confessar que, como jornalista, é tão mais fácil conseguir olhar para as coisas com um grande distanciamento, totalmente no pólo oposto dos fanatismos, e poder pensar um pouco sem ser ‘afetado’ pelas mesmas palas que muitos teimam em usar para opinar sobre determinados assuntos.

Isso torna a vida bem mais fácil, pois como não tenho preferências, elas nunca poderão afetar o discernimento ou a apreciação, que poderá ser errada, mas nunca por causa de ‘palas’.

Por vezes, leio comentários em que me tenho que rir, pois tão depressa sou acusado de ser adepto da Ferrari, como da Mercedes, como da Red Bull, McLaren, enfim, o que der mais jeito ao forista do momento.

Compreendo bem o que é ser adepto deste ou daquele, todo e qualquer leitor, adepto ou forista, como preferirem, tem o direito à sua visão, mesmo que toldada no fiel da sua balança.

Só assim é possível achar sem a mais pequena sombra de dúvida que houve ali mão da Ferrari em conluio com a Haas.

Se fosse preciso utilizar outros argumentos, não faltariam, mas utilizo só um.

Quem já anda nisto há algum tempo e já ouviu falar de um senhor chamado Gene Haas, que tem o nome que tem nos EUA e em todo o mundo, através do desporto automóvel e das suas empresas, acredita que um personagem destes se sujeitaria a uma enorme humilhação se um caso destes fosse verdadeiro e um dia se tornasse público.

Uma coisa é falarmos de um personagem como Flavio Briatore, de quem não foi preciso chegar a 2008 para termos outros exemplos, que nos deixaram com a pulga atrás da orelha, outra completamente diferente, uma pessoa como Gene Haas manchar o seu nome para oferecer uma vitória à Ferrari, que, desconfio, não lhe vai valer de muito, porque pelo que se viu a Mercedes é melhor, tem um piloto dos melhores de sempre da história da F1, e por isso tem enormes probabilidades de, nos 20 Grandes Prémios que ficam a faltar, dar a volta ao texto.

A não ser que a Ferrari faça muito melhor do que fez em Melbourne daqui para a frente, claro.

Até acredito que possa haver ali algum gato escondido com o rabo de fora na questão da competitividade da Haas este ano, pois tal como disse Otmar Szafnauer, da Force India: “Se foi com uma varinha mágica, também quero uma dessas”, mas pensar que o que sucedeu ser orquestração ‘à lá’ ‘Crashgate Singapura 2008’ era ir longe demais.

Já viram as etapas que se teriam de ultrapassar para uma coisa dessas suceder? Passar pelo bom nome e honra de Gene Haas, Guenther Steiner, e mais uma ou duas incógnitas pessoas da equipa de mecânicos da Haas. Um deles, tal como se viu nas imagens, poderia ir também direto de Melbourne para Hollywood, pois era visível a sua consternação. As imagens de Romain Grosjean a confortar um desses mecânicos, também poderiam ser votadas nos Óscares.

Em resumo, não acredito que Gene Haas se prestasse a isso. O que teria a perder caso fosse descoberto não tem preço para uma pessoa como ele, e é preciso que as pessoas entendam uma questão destas. Ponto final.

Contudo, dito isto, e passando a falar de forma global, também não sou anjinho de achar que não há ou nunca houve arranjinhos, quer seja na F1 ou noutro desporto qualquer.

O futebol, é o que se sabe, o doping no atletismo e em muitos outros desportos, os engenhosos motores nas bicicletas no ciclismo, há milhares de exemplos, inclusivamente no desporto automóvel e não é preciso quedarmos-nos por Singapura 2008 e na F1. Lembram-se do Rali da Catalunha de 1995?

Há muitos mais, muitos deles nunca viram nem nunca verão a luz do dia, e por isso nunca direi que isso não existe, pois estaria a ser ingénuo.

Mas quando a Haas se preparava e estava bem posicionada para conseguir o melhor resultado da sua história, fazer uma coisa dessas?

Porca miséria…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
no-team
5 anos atrás

Totalmente de acordo! Nunca me passou tal coisa pela cabeça, realmente é preciso muito fanatismo e cegueira para se culpar a Haas pela última vitória da Ferrari. Há opiniões que simplesmente não se devem levar a sério.

kiotto_9
kiotto_9
5 anos atrás

Que a HAAS tenha feito provocado as desistências dos carros para a ferrari ganhar, não acredito (devido a vários factores), mas que a HAAS tem o ferrari do ano passado, lá isso tem (e sim, isso devia ser analisado, ha uns anos aconteceu o Spygate, deviam averiguar este caso também)

MiguelCosta
MiguelCosta
5 anos atrás

Excelente artigo, só ficaria mais completo se desse um “cheirinho” de quem é Gene Haas, para que alguns foristas percebessem melhor quem é o personagem, este homem não veio para a F1 para ficar na cauda do pelotão é um senhor que onde entra é para ganhar, tem o ADN das vitórias no sangue. Só um povo como o “Tuga” é que vê conspirações em tudo o que se passa à sua volta, fazem-me lembrar os comunas que acham que a PIDE ainda anda aí, e quando passas por eles na rua baixam a voz porque podes ouvir o que… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  MiguelCosta
5 anos atrás

Ainda bem que os comunas baixam a voz, porque eu estava convencido que eles andavam aos gritos, tal a barulheira que fazem. Pessoalmente mesmo a falarem baixo como diz, acho-os ensurdecedores, tipo um rádio mal sintonizado e cheio de estática. Fanatismo advir da nossa cultura fadista, é ligação que não entendo, e só pode “advir” de alguém que não sabe o que é o fado, do que fala e aquilo que representa em termos de cultura, mas mesmo assim resolveu mandar um bitaite. E sim, é completamente idiota pensar que a HAAS ande a soltar as rodas aos carros para… Ler mais »

MiguelCosta
MiguelCosta
Reply to  ernie
5 anos atrás

Respeito a sua opinião, mas digo-lhe que o “Bitaite” não “advém” de não saber o que é o fado, mas sim simplesmente da minha opinião sobre o que representa como cultura para este nosso cantinho à beira mar. Tem a sua importância, lógico. Uma das definições de fado até é a palavra “fatalidade”. Nunca gostei do fado comercial e não gosto do fado do coitadinho, gosto de fado “desrragado”, improvisado, por isso sempre fui mais de tascas da outra colina, Alfama, Mouraria e Castelo, no bairro alto apenas frequentei o restaurante da Alexandra algumas vezes, há pelo menos duas décadas,… Ler mais »

old-player
old-player
5 anos atrás

O HAAS deste ano é muito semelhante ao Ferrari de 2017, mas se a Ferrari não reclamou e tem protocolo de fornecimento de unidades motrizes e outras tecnologias, não vejo mal nisso e fique-se a saber não sou nem Ferrarista nem anti

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  old-player
5 anos atrás

A Ferrari não tem que reclamar, se foram eles a ceder os dados para o carro ficar igual, iam reclamar pk?

ernie
ernie
Reply to  old-player
5 anos atrás

Meu caro, a Ferrari nunca vai reclamar, porque foi quem forneceu a tecnologia (caso se confirme), e não se trata de um caso de espionagem industrial ou apropriação de propriedade intelectual. Isto não é um Stepneygate, mas existem regras que limitam a partilha ou compra e venda de tecnologia no que diz respeito a chassis. No passado, houve partilha de chassis entre Benetton e Ligier, Red Bull e Toro Rosso, Honda e Superaguri, mas já há pelo menos 10 anos que isso não é permitido. Por isso é completamente legitimo que surjam reclamações por parte de equipas garagistas, que investem… Ler mais »

old-player
old-player
Reply to  old-player
5 anos atrás

A Ferrari não vai reclamar porque tem um contrato de transferência de tecnologia com a HAAS que poderá ser uma possível falsa equipa B, os regulamentos proíbem os monolugares serem iguais, mas basta pequenas diferenças em pontos não essenciais e ja são diferentes. Com a Sauber é outra conversa essa é mesmo a nova equipa B da Ferrari e quem quiser que se mexa.

jaguar-r1
jaguar-r1
5 anos atrás

Em troca de 4ºs lugares ou até potenciais pódios?
Talvez…

can-am
can-am
5 anos atrás

A situação que nós não sabemos nem provavelmente nunca saberemos é se no contrato entre a Haas e a Ferrari não há clausulas encobertas em que, a troco de facilidades várias em termos técnicos, descontos,sabe-se lá o quê, etc. implicam que em certas e determinadas circunstâncias a estratégia da Haas terá de se subordinar aos interesses primeiros da casa mãe Ferrari. E isso não tem nada a ver com integridade,que é coisa que está, parece, em vias de extinção na F1, mas sim com aquilo com que se compram os melões. Dinheiro claro. Tendo o Haas várias vezes clamado perante… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  can-am
5 anos atrás

Já mandou o seu currículo para a TVI? Não se atrase.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Pity
5 anos atrás

TVI? Acho que na CMTV isto ia dar mais sucesso!

Pity
Pity
Reply to  Kimi Iceman
5 anos atrás

Esses ainda não produzem novelas, compram-nas aos brasileiros. Mas se optarem por produzi-las….

so23101706
so23101706
5 anos atrás

Caro JLA: Não são de agora a paranóia das teorias da conspiração e o fanatismo que, diz muito bem, se assemelha ao do futebol. Culpe o Ayrton Senna pela implementação desta mentalidade na F1. Concordo com a sua análise quanto ao perfil de Gene Haas e, no geral, quanto ao absurdo desta nova conjectura em que só um perfeito cretino poderia acreditar. A Internet tem inúmeros benefícios, mas deu voz a gente incapaz de um mínimo de discernimento que usa a Internet para dar rédea solta aos seus recalcamentos e frustrações. São estes que adoptam e propagam conjecturas de loucos… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  so23101706
5 anos atrás

“Culpe o Ayrton Senna pela implementação desta mentalidade na F1.” Que o faccioso-mor do forum, o multi-nick so(i), o tal que já por várias vezes aqui colocou em causa a honra e o profissionalismo dos jornalistas do AS, se queira fazer passar por santinho ainda vá lá…dá para rir mas vá lá… Agora, aquela frase acerca do Ayrton Senna já é passar dos limites. Então o piloto brasileiro que foi o maior prejudicado pelas trafulhices no Benettom de Schumacher em 94 é que é o culpado pela “implementação desta mentalidade”???! Faz um favor a ti próprio e muda outra vez… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  so23101706
5 anos atrás

O que o so23101706diz no fim, é o que me chamou a atenção. O Autosport português quase sempre apresenta uma versão(que até poderá ser a mais certa) e ao mesmo tempo faz de contas que não existe uma oposta, contraditória, ou mesmo só diferente. Como, por exemplo, já vejo nos 3 artigos escritos logo a seguir a este. E as mais das vezes, e esta é a parte mais importante, em coro com o Autosport inglês, como nesta história da suspeita da FI e McLaren ( a que foi arguida nos tribunais em 2007/8) que foi plantada exactamente nessa publicação.… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  so23101706
5 anos atrás

Você e o JLA deviam casar. Estragava-se só uma casa. Lua de mel na Coreia do Norte.

ernie
ernie
5 anos atrás

Excelente crónica. Os meus parabéns por pela primeira vez sair em defesa de uma equipa num caso de teoria da conspiração, e logo com um texto tão extenso, narcisista (eu, eu, eu, eu) e nada tendencioso, o que só por acaso ocorre num caso que envolve a Ferrari e a HAAS. Ria-se senhor Abreu, ria-se! Eu gosto de pessoas bem dispostas. Obviamente que não acredito que a HAAS mande os seus carros para a pista para ajudar a Ferrari com o SC, ao jeito de Briattore, e também eu não sou tão ingénuo que considere isso impossível porque também já… Ler mais »

anotheruser
5 anos atrás

E a Alfa Romeo-Sauber?
Alguma vez se sujeitaria a isso?

old-player
old-player
Reply to  anotheruser
5 anos atrás

Essa é outra história, em breve será só Alfa Romeo e será a equipa B.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1