Button revela relação com Hamilton: A F1 é um jogo frio, duro e cruel

Por a 16 Outubro 2017 17:59

As relações entre colegas de equipa na F1 são sempre tensas. O maior rival de um piloto – e o primeiro – é sempre o seu colega de equipa, pois tem o mesmo material à disposição. Lewis Hamilton não é conhecido por ter grandes amizades com os colegas de equipa, principalmente aqueles cujo rendimento é uma ameaça. A dupla com Alonso foi uma dor de cabeça para a equipa, tal como aconteceu com Rosberg quando o alemão fez das fraquezas forças. Com Kovalainen as coisas foram mais pacíficas e com Button ficou a ideia que a relação até foi boa. Não foi bem assim, e é isso mesmo que Button descreve publicamente na sua biografia.

Button considera Hamilton um dos melhores de sempre e que foi mesmo a razão que o levou a ir para a McLaren. O campeão de 2009 já estava de olho no lugar na McLaren pois queria medir forças com aquele que considerava o piloto mais rápido da grelha e quando a oportunidade surgiu não hesitou, mesmo sendo avisado que encontraria uma equipa mais sombria e completamente virada para Hamilton, o que viria a revelar-se verdadeiro.

Button considera que o Hamilton não se sentiu à vontade quando começou a perceber que a equipa já não estava focada apenas nele mas sim em ambos os pilotos e foi isso que começou a desencadear alguns comportamentos mais estranhos.

Ao contrário do que passava para fora, a relação entre ambos era algo fria, embora tivessem muito em comum. O contacto inicial foi caloroso até, mas a meio da época o caso azedou e na Turquia tomou novas proporções. Lewis estava à frente do colega de equipa e este encurtou as distâncias, o que preocupou Hamilton pois estava a tentar poupar combustível. A equipa assegurou que Button não iria atacar, mas segundo o britânico a ordem de levantar pé nunca chegou e tentou a ultrapassagem. No final, Hamilton ganhou mas não ficou satisfeito e confrontou-o. Quando soube que Button não tinha recebido ordens, ficou com a sensação que a equipa estava a ficar contra ele.

Em 2012 o episódio de Spa azedou ainda mais a relação de Hamilton com a equipa. Button recebeu uma asa traseira nova e Hamilton ficou com a antiga. Na qualificação Button assegurou a pole e Lewis ficou-se pelo 7º lugar. Mais tarde, o último recorreria às redes sociais para justificar o facto, afirmando que perdia 0.4 segundos na reta. O pior estava para vir, quando no dia seguinte publicou uma foto com a comparação da telemetria de ambos, o que não agradou à equipa, e principalmente a Button, que não apreciou minimamente ver os seus dados publicados. Terá sido o princípio do fim de Hamilton na McLaren, que no ano seguinte se mudou para a Mercedes.

Os fãs sempre ficaram com a ideia que ambos tinham uma boa relação dentro e fora de pista. Button mostra agora que tal não era verdade e nunca chegaram a criar laços de amizade.

Quanto aos números… Hamilton conquistou 22 pódios e 10 vitórias contra 21 pódios e 7 vitórias de Button enquanto colegas de equipa. Hamilton foi 4º em 2010 e Button 5º, mas em 2011 Button sagrou-se vice-campeão e Hamilton apenas foi 5º, a primeira vez que ficou atrás de um companheiro de equipa na F1. No ano seguinte Hamilton voltou a fazer mais pontos mas a pouca fiabilidade da McLaren nesse ano e o incidente de Spa levou à troca de equipa.

Quanto a Button, teve a coragem de mudar-se para uma equipa claramente virada para Hamilton, conquistar os responsáveis, engenheiros e mecânicos e ficar em pé de igualdade com o colega de equipa. Lewis foi muito melhor nas qualificações (9 poles contra apenas 1 de Button), mas a regularidade em corrida de Button foi um trunfo importante para que conquistasse o seu lugar na equipa.

Hamilton mostrou nessa altura, como mostrou com Rosberg depois, que leva as lutas internas muito a sério e não poupa meios para tentar desestabilizar o colega de equipa nem tem problemas em apontar o dedo à equipa (mesmo por vezes de forma algo injusta). Basta lembrar o ano passado, em que por várias vezes questionou algumas opções da equipa deixando no ar que estavam a beneficiar Rosberg. Mesmo as ‘cenas’ na última corrida de 2016, em que propositadamente levantou o pé para tentar prejudicar Rosberg, não caíram bem no seio da equipa que falou-se da possível saída de Hamilton, algo que foi esquecido quando Rosberg meteu os ‘papéis da reforma’.

A F1 é um jogo frio, duro e cruel e Hamilton joga com as armas todas para vencer. Quem o pode censurar? Todos os pormenores contam para a vitória final.

Fábio Mendes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
31 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

A ver se os defensores acéfalos do Hamilton percebem uma coisa; ninguém aqui disse que a atitude do Hamilton foi propriamente errada. Só fizeram notar que Button é uma pessoa mais elevada/madura. Mas o Hamilton pode lá chegar. Chama-se crescer e tal… e o rapaz até tem melhorado a postura. É difícil de perceber? Cambada de fanáticos! Deve haver aqui gente a receber dinheiro do Hamilton e do Vettel!

lc
lc
Reply to  sr-dr-hhister
6 anos atrás

Acho que devemos levar este Forum pela “desportiva”..temos de ter calma..isto é apenas um desporto,quanto ao que o J Button ..diz…para mim o que conta é o que se passou nos GPs.

mo17101758
mo17101758
Reply to  sr-dr-hhister
6 anos atrás

Quando dizes elavada/madura deves repisar que sua opiniao, eu nao acho elavada/madura. O Hamilton vai chegar sim eh no quarto titulo mundial ja este ano. o resto eh treta

MurrayWalker
6 anos atrás

“mesmo sendo avisado que encontraria uma equipa mais sombria e completamente virada para Hamilton, o que viria a revelar-se verdadeiro.”. Foi por isso então que os mecânicos e engenheiros que trabalhavam há 3 anos com o Hamilton, passaram todos para o Button no dia em que este colocou os pés na McLaren. Apenas para o menino Jenson não se sentir melindrado. Claro que qualquer piloto tirando o Hamilton concordaria com isto, certo? Button é dos mais velhacos e sonsos pilotos que que por lá andou. Conquistou 7 vitórias na McLaren, a esmagadora maioria sem saber ler nem escrever. A já… Ler mais »

can-am
can-am
6 anos atrás

O Hamilton nunca foi bem tratado pela F1, ao contrário deste Button que nunca passou de um piloto vulgar “promovido” por um tal Max Mosley a campeão do mundo e que sempre teve uma boa imprensa etc. Tal como o Vettell aliás, embora o valor do alemão nada tenha a ver como valor do Button. Aliás os ingleses, esquisitos como são, parecem ter uma especial adoração pelos campeões mundiais vulgares que tiveram, casos do Hill filho e deste Button, e outros mesmo medíocres como o Watson, Coulthard. Herbert, Brundle etc. desprezando um pouco tipos como o Mansell que foi um… Ler mais »

pda009
pda009
6 anos atrás

Começo por observar que este texto foi escrito por um anti Hamilton. Duvido que Button tivesse escrito estas palavras na biografia ou então foi mal traduzido pelo jornalista. Todavia, levando em conta que seja verdade, Button foi falso, porque em várias entrevistas anteriores considera Lewis como um bom companheiro de equipa e que naõ houve momentos de elevado stress entre ambos. Button tem prestígio graças ao seu cavalheirismo e humildade, mas não pela sua condução. Nunca foi um piloto que se destacasse entre os melhores. Hamilton é um piloto que desde criança e ate a data presente, foi fortemente discriminado… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado