Alfa Romeo regressa à F1 em parceria com a Sauber

Por a 29 Novembro 2017 10:13

Aí está o regresso esperado da Alfa Romeo Fórmula 1, para já apenas através duma parceria com a Sauber e a Ferrari. A motorização dos monolugares da equipa em 2018 irá ser renomeada Alfa Romeo e a equipa passa a denominar-se Alfa Romeo Sauber F1 Team. No comunicado da Sauber ficou a saber-se que esta parceria irá incluir cooperação estratégica, comercial e tecnológica, bem como troca de know-how técnico.

Desta forma, o ano de 2018 marca o regresso da marca Alfa Romeo à F1, o que não sucedia desde 1985. Segundo Sergio Marchionne, o diretor executivo da Fiat Chrysler Automobiles, conglomerado industrial que junta as marcas do Grupo Chrysler (Chrysler, Jeep, RAM e Dodge) e Fiat (Fiat, Alfa Romeo, Maserati, Ferrari e Iveco): “Este acordo com a Sauber F1 Team é um passo significativo na reformulação da marca Alfa Romeo, que desta forma regressa à Fórmula 1 depois duma ausência de 32 anos” disse Marchionne.

Apesar de não ter sido revelado, acredita-se que a Sauber vai ter na equipa o Campeão da Fórmula 2, Charles Leclerc, ficando a dúvida se Marcus Ericsson continua no outro carro ou será Antonio Giovinazzi, outro Ferrari júnior, a ser ‘promovido’.

A história da Alfa Romeo na competição

Recorde-se que a Alfa Romeo tem grande tradição na competição, e não só na F1. A marca italiana esteve na F1 desde o nascimento da F1 em 1950, até 1988, como construtor e também como fornecedor de motores. Nos anos de estreia, em 1950 e em 1951, a Alfa Romeo venceu o primeiro mundial de pilotos com Giuseppe ‘Nino’ Farina e Juan Manuel Fangio. Entre 1961 e 1979 a Alfa Romeo foi fornecedora de motores para várias equipas de F1. Depois de regressar em 1979 como construtor, a Alfa Romeo foi sexta classificada em 1983, naquela que foi  sua melhor classificação após o regresso. A marca retirou-se da Fórmula 1 em 1985.

O símbolo do Quadrifoglio (trevo de quatro folhas) dominou as mais míticas provas, como por exemplo o rali Targa Florio, as Mille Miglia e Le Mans. Conquistou 5 títulos mundiais: o primeiro Grande Prémio Mundial em 1925 com o P2, os dois primeiros campeonatos de F1 com o lendário 158 e com o 159 Alfetta, o Campeonato Mundial de Marcas de 1975 com o 33 TT 12 e o Campeonato Mundial de Desportivos de 1977 com o 33 SC 12. A Alfa Romeo escreveu também muitas outras páginas indeléveis do desporto motorizado com o P3, o fantástico 6C 1750, o inesquecível 8C e o ‘drástico’ 155 V6 TI DTM. Mais um capítulo vai ser agora escrito.

[soliloquy id=”343448″]

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
old-player
old-player
6 anos atrás

A Sauber vai assim deixar os últimos lugares e será que vamos ter mais disputa no segundo pelotão ?

kiotto_9
kiotto_9
6 anos atrás

Leio o titulo e penso que alfa romeo juntar-se à sauber, olho para a foto e penso que vai juntar-se à McLaren

ernie
ernie
Reply to  kiotto_9
6 anos atrás

Isto é o que dá jornalistas desatentos, que não reparam no Nr.14, nem no logo da Mclaren logo abaixo do da Alfa ou no que está escrito na asa dianteira. É preciso é encher chouriços!!!

kkk
kkk
6 anos atrás

A “Force India” da Ferrari – :):)

ernie
ernie
6 anos atrás

Pelos vistos, além de motores Ferrari com o rótulo Alfa Romeo, a Sauber também garantiu Chassis McLaren e Fernando Alonso como segundo piloto do Charles Leclerc, passando o carro a Chamar-se Mclaren MCL33 Alfa Romeo.
O Senhor José Luis Abreu no seu melhor, a prestar mais um excelente serviço aos visitantes do site.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

É bom ver o nome Alfa Romeo a voltar à competição, mesmo que por agora seja só uns autocolantes ligeiramente maiores do que os que tinha na Ferrari… Espero que isto faça a Sauber subir de nível.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado