E se Sintra voltar ao Nacional de Ralis?

Por a 13 Janeiro 2018 18:33

Há muito que o dizemos. Não faz qualquer sentido o principal campeonato de ralis em Portugal não ter uma prova que seja, há tantos anos, bem mais perto de Lisboa, onde existe uma enorme legião de adeptos de desporto motorizado em geral, ralis em particular. Mas isso pode estar agora mais perto de terminar, porque este ano, em outubro ou novembro, tudo se está a preparar para recuperar o Rali das Camélias, prova que durante muitos anos pertenceu ao principal campeonato de ralis, na zona de Sintra e Mafra.

Logicamente, a prova, caso se confirme, terá que passar pelos processos habituais de candidatura ao CPR, e se tudo correr como esperam os seus responsáveis, abre-se a possibilidade de, em breve, o distrito de Lisboa voltar a ter uma prova do CPR.

A ideia, que já está algo avançada – ainda que faltem confirmar detalhes muito importantes – passa por fazer uma prova com partida junto à Baía de Cascais, chegada aos jardins do Casino do Estoril, parque de assistência na Praça da Maratona no autódromo do Estoril ou em Mafra (faz parte das muitas indefinições que ainda existem) reagrupamento a meio do dia frente ao Palácio de Mafra, e com troços em Alcabideche, Lagoa Azul, Peninha, Sintra, Gradil, Codeçal, tudo nomes que fazem soar ‘campainhas’ junto dos adeptos mais conhecedores. O processo, sem estar totalmente concretizado, está em andamento. Se acontecer, a Serra de Sintra regressa aos ralis, o que não acontece – exceção feita ao Rally de Portugal Histórico, que é uma prova de regularidade – desde a volta Galp de 1993. Agora, resta aguardar para que quem de direito concretize as ideias que estão em cima da mesa…

Está em marcha um processo para ‘devolver’ Sintra aos ralis em Portugal…

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    7
    Deixe um comentário

    Please Login to comment
    6 Comment threads
    1 Thread replies
    3 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    6 Comment authors
    McraeSpeedwayVasco MorgadoLANCIA_DELTA_16Vrodríguezbrm Recent comment authors
      Subscribe  
    Notify of
    mcrae
    Membro
    mcrae

    Esperemos que se concretize. é pena que não tenhamos um bom campeonato de clássicos a acompanhar o CPR nas provas de asfalto.

    racewear
    Membro
    racewear

    Isso é que era, nunca entendi os motivos da questão ambiental que nos privaram nessa linda zona de termos ralis.Que voltem e vão ter casa cheia.

    rodríguezbrm
    Membro
    rodríguezbrm

    Que saudades das Camélias. Ainda veremos o Mário Silva na Peninha ou Monserrate ?

    lancia_delta_16v
    Membro
    lancia_delta_16v

    O problema será mais o ambiental e o público. Mas será sempre bonito voltar a reviver os tempos antigos.

    lemans1969
    Membro
    lemans1969

    Espero que esta iniciativa tenha um final feliz e que possamos voltar a ver ralis na zona de Sintra.

    Fiz lá dois ralis nos anos de 1982 e 1983.

    can-am
    Membro
    can-am

    Antigamente (ou seja há várias décadas) realizavam-se na serra não só o rally das Camélias,como a rampa da Pena em velocidade e os troços do Rally TAP/Vinho do Porto. Hoje acho um regresso a isto é impossível, não pela poluição que os carros provocam que será desprezível, mas essencialmente pelo “peso” que a presença de muita gente acarreta fatalmente naquele ambiente protegido e sensível que obviamente está acima de tudo o resto. Multidões loucas como aquelas que caiam na serra de Sintra nos tempos do rally Vinho do Porto,nunca mais se irão repetir (e ainda bem) porque os tempos são… Ler mais »

    mcrae
    Membro
    mcrae

    Convém não esquecer que não é o rali de Portugal que se vai disputar, pelo que a enchente nunca será como foi na década de 70/80.
    Além disso, há sempre a possibilidade de limitar o número de locais e de pessoas na serra, nada que não seja feito actualmente no nosso Grande Rali de Portugal. Eu sei que os m€ios são outros, mas acredito que seja possível e muito saudável para o CPR.

    últimas Destaque Homepage
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png