O regresso às pistas do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos/TCR Portugal

Por a 23 Maio 2018 09:59

Depois de cerca de sete meses de interrupção, o Campeonato de Portugal de Velocidade está de regresso às pistas. A primeira ronda deveria ter decorrido no Estoril, no mês passado, mas os atrasos no fecho dos projetos das equipas e dos pilotos, levou a uma remodelação do campeonato, que agora começa, no circuito Vasco Sameiro, em Braga.

Desde a introdução da regulamentação TCR em Portugal, que temos tido campeonatos com boas corridas, bons pilotos e boas máquinas. A fórmula parecia ter todos os ingredientes para resultar a médio prazo e embora as grelhas tenham sido algo reduzidas, sempre evidenciaram que havia potencial e que o futuro poderia ser risonho. No entanto, em 2018 o início do campeonato ficou marcado por indefinições. Por altura do arranque do CPVT, agendado para o Estoril, eram muito poucas as participações confirmadas. O promotor do campeonato, juntamente com a FPAK, resolveu atender aos pedidos das equipas e dos pilotos, que se debatiam com dificuldades em fechar os orçamentos para a época, retirando um evento do calendário, que ficou apenas com quatro datas, todas elas em formato Double Sprint (duas corridas por fim de semana, de 25 minutos cada).

Com isto, conseguiu-se uma diminuição da exigência financeira e aumentaram-se as hipóteses de aparecimento de mais projetos, numa tentativa de conseguir desejado aumento do número de carros em pista. Outra das soluções implementadas foi a junção dos SuperCars (que fizeram a sua primeira e única aparição no ano passado em Vila Real), com os TCR. Os SuperCars foram um novo conceito que pretendeu trazer às pistas máquinas diversas, algumas das quais já não tinham lugar nas categorias vigentes dos Nacionais de Velocidade e que agora podem participar no nacional de velocidade. A ideia pareceu ser do agrado de muitos e o promotor resolveu continuar com a iniciativa. Nesta categoria podem correr carros de turismo, passando pelos GT, os Super Seven e carros Híbridos assim como elétricos.

É com esta reformulação, um pouco a contraciclo, tendo em conta a forma como os TCR vão solidificando a sua presença nos campeonatos nacionais um pouco por todo o lado, que o Circuito Vasco Sameiro, em Braga, irá receber o primeiro Racing Weekend do ano, nos dias 26 e 27 de Maio. A prova será organizada pelo Clube Automóvel de Vila Real, depois do Clube Automóvel do Minho não ter chegado a acordo com a administração do circuito.

Em declarações ao AutoSport, Nuno Couceiro, responsável pela Full eventos afirmou está prevista a presença de 14 carros em pista em Braga, estando neste momento 7 carros inscritos para fazer a época toda do nacional de velocidade. Ciente dos desafios que a organização deste campeonato enfrenta, Couceiro estava otimista para este início de campeonato: “Certamente que gostaríamos de ter mais carros, mas tendo em conta a circunstâncias, não é mau. Temos de ter a noção que outros campeonatos também começaram com um número reduzido de carros, por isso não temos motivos para desanimarmos e encararmos este ano com o mesmo otimismo. Sabemos que o panorama da velocidade não é o ideal neste memento, pois o dinheiro não abunda, embora haja cada vez mais oferta, mas temos de ter a paciência e a resiliência para continuarmos a fazer o melhor possível, para que o campeonato se consolide. Enquanto promotores do campeonato, tentamos sempre inserir os pilotos em provas com grande prestígio. Os nossos pilotos podem fazer parte de grandes eventos como o GT Open, o WTCR e o ELMS, o que é claramente um esforço muito grande, mas que para nós faz sentido para valorizar o campeonato.”

 

Nuno Couceiro afirmou que a única coisa que queria para poder ter o campeonato que deseja, era ter maior apoio dos patrocinadores, que atualmente estão cada vez mais virados para outros desportos, nomeadamente o futebol: “Gostava que houvesse uma mudança de mentalidades em Portugal, que se deixasse de ver tanto futebol e que olhassem com mais atenção para o automobilismo, que nos tem dado muitas alegrias. Entendemos perfeitamente as dificuldades que os pilotos sentem pois são as mesmas que enfrentamos. Da nossa parte, estamos a fazer esforços no sentido de aumentar o retorno, com a transmissão em streaming das corridas e estamos a trabalhar para o conseguir o mais brevemente possível. O ideal era conseguir trazer mais pessoas às pistas, para poderem sentir de perto as corridas, mas tem sido cada vez mais difícil convencer as pessoas a deslocarem aos circuitos, quando podem ver as provas a partir de casa. Vamos continuar com o nosso trabalho, da mesma forma que temos feito até agora e os frutos hão de aparecer.”

Dos pilotos presentes em Braga, destacam-se Rafael Lobato e Francisco Abreu, que vão estar aos comandos de um dos novos Peugeot 308 TCR. Abreu tem estado a participar no TCR Europe, onde continua a crescer e a fazer evoluir a nova máquina francesa, que se vai estrear oficialmente em solo nacional. Rafael Lobato irá para a sua terceira máquina TCR e quererá chegar ao título que tem escapado até agora. Gustavo Moura é outro dos pilotos que reforçam a sua presença, com o Audi R3 LMS, que levou a Paul Ricard no início deste mês, também no TCR Europe. O piloto está ainda em fase de ambientação à nova máquina, mas pretende por certo fazer bom uso dela já nesta primeira prova. Por fim, a presença do Campeão em título, Francisco Mora, é outro dos pontos a realçar. Mora está apostado em continuar no TCR Europe, onde tem dado nas vistas, mas não recusou a hipótese de estar presente no campeonato que dominou nos últimos dois anos, regressando assim aos comandos do seu Leon TCR.

O horário previsto para a prova conta 3 sessões de treinos privados de 20 minutos na manhã de sábado, duas sessões de treinos livres, também com 20 minutos de duração e já perto do final da tarde a sessão de treinos cronometrados de 35 minutos. Para domingo, teremos uma sessão de Warm Up ao início da manhã, seguida da primeira corrida do fim de semana. Depois da pausa para almoço as máquinas do CPVT regressam à pista para a Corrida 2.

Legends e Clássicos não faltam à festa

Como não poderia deixar de ser, os Legends e os Clássicos também estarão em pista, para a segunda participação de 2018, depois da presença destes dois campeonatos no Estoril. As listas de inscritos neste caso são bem recheadas, como é habitual, e esperam-se lutas acesas em pista como as que pudemos ver na primeira ronda.

Nos Clássicos a primeira prova do ano ficou marcada pelos duelos entre João Macedo e Silva e Carlos Vieira, atual campeão nacional de ralis, que já tinha participado no ano passado numa prova dos Clássicos. A luta entre o Porsche 911 RSR e o Ford Escort RS1600 animaram as bancadas e deram um colorido ainda maior às provas com uma vitória para cada. Nos Clássicos 1300 foi Carlos Santos (Datsun 1200) a vencer a primeira prova e Bruno Pires (Datsun 1200) a repetir o mesmo feito na segunda.

Nos Legends tivemos também boas corridas, com destaque para Pedro Alves, que dominou de fio a pavio a primeira corrida do ano ao volante do Saxo Cup, e na segunda prova tivemos a vitória na pista de Nuno Figueiredo que cruzou a linha de meta em primeiro com o seu Volvo 850 T5 Estate, sendo posteriormente desclassificado, com Fernando Mayer Gaspar a herdar o triunfo, no seu BMW.

As máquinas dos Clássicos e dos Legends seguirão o mesmo formato do CPVT, com três sessões de treinos privados no sábado de manhã, duas sessões de treinos livres e uma de treinos cronometrados durante a tarde. Para domingo estão agendadas as duas corridas, uma de manhã e outra à tarde.

HORÁRIO

Sábado, 26 de Maio    
14:10-14:30 CPVT + SUPERCARS Treino Livre 1
14:40-15:05 CPVL Treino Livre
15:15-15:40 CPVC+CPVC 1300 Treino Livre
15:50-16:10 CPVT + SUPERCARS Treino Livre 2
16:20-16:40 CPVL Qualificação
16:50-17:15 CPVC+CPVC 1300 Qualificação
17:25-18:00 CPVT + SUPERCARS Qualificação
     
Domingo, 27 de Maio    
09:00-09:15 CPVT + SUPERCARS Warm up
09:25-09:40 CPVL Warm up
09:50-10:05 CPVC+CPVC 1300 Warm up
10:15-10:40 CPVT + SUPERCARS Corrida 1
11:00-11:25 CPVL Corrida 1
11:45-12:10 CPVC+CPVC 1300 Corrida 1
14:10 14:35 CPVT + SUPERCARS Corrida 2
14:55 15:20 CPVL Corrida 2
15:40 16:05 CPVC+CPVC 1300 Corrida 2

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado