Nuvens negras pairam sobre o WRC 2019

Por a 9 Dezembro 2018 16:20

Depois duma época que foi das melhores de sempre em termos competitivos, com três pilotos a lutar pelo título até à última prova, notícias recentes têm feito pairar alguns nuvens negras sobre a próxima temporada.

A Citroën perdeu um dos seus maiores patrocinadores (Abu Dhabi) e devido a isso só vai ter dois carros. Ainda que para o ano vá ter dois pilotos acima de qualquer suspeita, Sébastien Ogier e Esapekka Lappi, a verdade é que de repente, pairam grandes dúvidas sobre o futuro de Craig Breen, Mads Ostberg e de certa maneira, de Sébastien Loeb. Tendo em conta o que se viu este ano, ninguém se importaria que Loeb fizesse mais algumas provas com a Citroën, pois veio claramente acrescentar qualidade ao plantel, pois andou na frente e até venceu um rali.

Se, e como a M-Sport vai ser capaz de dar sequência à sua operação no WRC ainda não é claro e Malcolm Wilson não sabe ainda, sequer, como isso irá acontecer. Se já foi difícil receber mais ajuda da Ford Performance com Ogier, imagine-se sem um piloto de ponta.

Realmente este é um mundo muito estranho, quando para a Ford Performance faz mais sentido apoiar fortemente uma figura como Ken Block.

Claro que isto é o mau fígado de um jornalista/adepto a falar, pois do ponto de vista de Marketing isso fará todo o sentido. Eu é que não percebo nada de Marketing.

A Toyota perdeu Esapekka Lappi para a Citroën mas contratou Kris Meeke, despedido precisamente da Citroën a meio deste ano. É claramente a equipa que está na mó de cima, e em 2020 vai ter Kalle Rovanpera, tendo por isso um plano a longo prazo.

Por outro lado, a casa-mãe da Hyundai na Coreia do Sul investiu uma alargada soma de dinheiro na operação europeia da equipa oficial, de 2014 para cá e títulos, só os estão a ver de perto. Estão a fazer quase tudo bem, mas o quase é que é dramático.

Vamos ver como se desenrola 2019, sendo certo que neste momento o plantel nem sequer está perto de estar fechado. Só a Toyota e a Citroën têm tudo delineado. Na M-Sport e Hyundai, só Thierry Neuville é ponto totalmente assente.

Acredito piamente que a Toyota estará muito forte em 2019, Ogier vai levar a Citroën lá para cima, tal como fez com a M-Sport, a ‘raiva’ da Hyundai pode converter-se em motivação adicional, e a M-Sport logo se vê. Vamos ver o que nos reserva 2019…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter