Volvo EX90: Talvez o melhor Volvo de sempre e certamente o mais seguro

Por a 7 Fevereiro 2025 16:27

A Volvo, conhecida pelo seu compromisso com a segurança e inovação, apresentou o novo EX90, um SUV elétrico que simboliza uma nova era para a marca. Este modelo não só reforça os padrões de segurança característicos da Volvo, mas também eleva o nível de tecnologia, eletrificação e sustentabilidade na indústria automóvel.

2024 foi o melhor ano da Volvo a nível global. A Europa continua a ser o principal mercado da Volvo, representando quase 50% do volume global da marca. O crescimento sustentado foi impulsionado pelo sucesso do EX30 (98.065 unidades vendidas), colocando a Volvo como a quarta marca que mais vendeu veículos 100% elétricos (BEV) na Europa em 2024 e a terceira em termos de modelos mais vendidos.

Em Portugal, a Volvo alcançou um marco importante, registando 7.000 unidades vendidas e uma participação de mercado de 3,34%, com um crescimento em relação a 2023. O país se destaca na eletrificação, com 81% das vendas sendo eletrificadas e 46% totalmente elétricas, posicionando a Volvo como a terceira marca mais vendida no segmento BEV. Os modelos EX30, XC40 e XC60 lideram as vendas no mercado português. Além disso, a marca fortaleceu a sua presença com novas parcerias que reforçaram a rede de venda.

É com base nestes números muito positivos que a Volvo começa 2025 com o lançamento do EX90, o seu novo porta-estandarte, com a nova plataforma SPA2 a servir de base. O EX90, que também teve direito a uma nova versão, foi o pioneiro no uso da base SPA (Scalable Product Architecture) e agora o seu “irmão elétrico” inaugura a nova era SPA2.

Foco na segurança

A Volvo sempre se destacou por desenvolver tecnologias de segurança inovadoras, muitas vezes compartilhadas com a concorrência para tornar a indústria automóvel mais segura como um todo. O EX90 continua essa tradição, tecnologias pensadas e desenvolvidas para aumentar a segurança dos passageiros, com o carro em andamento e até mesmo parado. Tecnologias que parecem ter pouca relevância no dia a dia, mas que podem fazer a diferença entre um susto e um desastre num dia em que a sorte resolve tirar folga.

É o caso do radar interno, capaz de detetar se há vida a bordo do carro, mesmo quando ele está parado. Seja um ser humano ou um animal, o sistema é capaz de identificar batimentos cardíacos e avisar o dono do carro que há vida a bordo do carro. Enquanto a ajuda não chega, o carro ativa o sistema de climatização evitando demasiado frio ou demasiado calor, preservando a vida que se encontra a bordo.

Outro exemplo é o sistema LIDAR, composto por cinco radares, oito câmeras e 16 sensores que oferecem uma visão de 360 graus em qualquer condição de luminosidade. Isto permite a identificação de obstáculos an via, mesmo que não haja qualquer luz.

Além disso, o Driver Understanding System monitora a atenção do condutor por meio de duas câmeras, analisando a frequência com que pisca os olhos e outros padrões de comportamento para alertar sobre a necessidade de descanso.

Estes são apenas alguns exemplos do muito que o EX90 pode fazer. Não é por acaso que a marca sueca considera este novo modelo como o Volvo mais seguro de sempre. O que, vindo da Volvo, é uma afirmação digna de nota.

Design e Sustentabilidade: O Futuro da Volvo

O Volvo EX90 mantém os elementos-chave de design da marca, com alguns toques que o diferenciam do resto da gama. A grelha frontal fechada, elegante e discreta, estabelece um novo padrão estético, enquanto os faróis de píxel de alta resolução, com o habitual formato em martelo de Thor, garantem máxima visibilidade, mesmo em condições adversas.

Outro destaque é o teto panorâmico fixo, disponível em todas as versões, que bloqueia até 80% da radiação solar, proporcionando maior conforto térmico no interior do veículo. Em termos de materiais, o EX90 elimina completamente o uso de couro animal, optando por estofados nórdicos sustentáveis feitos com óleos de pinheiro e lã certificada, garantindo conforto térmico em todas as estações do ano.

Tecnologia e Espaço Interior

O interior do EX90 reflete a filosofia minimalista da Volvo, eliminando quase todos os botões físicos e concentrando as funcionalidades num painel central digital. O modelo é oferecido exclusivamente com sete lugares em Portugal, proporcionando grande modularidade e um espaço de bagageira completamente plano quando a terceira fila de assentos está rebatida.

Performance e Carregamento

O EX90 oferece três opções de motorização:

  • Single Motor: 279 kW (380 cv), bateria de 104 kWh e autonomia até 580 km.
  • Twin Motor AWD: 408 cv, bateria de 111kWh e autonomia de até 600 km.
  • Twin Motor Performance AWD: 517 cv, bateria de 111kWh e autonomia de até 590 km.

Com suporte para carregamento rápido DC de até 250 kW, o EX90 pode carregar de 10% a 80% em aproximadamente 20 a 30 minutos. O carregador OBD de 11 kW permite recarga em corrente alternada (AC), com previsão de um upgrade para 22 kW no futuro.

Preços

O EX90 está à venda em Portugal com PRVP 88 201 €, sendo que as empresas poderão comprar o EX90 por 62.461€ preço chave na mão. O renting pode ser feito a partir dos 795.29€+IVA.

Primeiro contacto

Foi um brevíssimo primeiro contacto com o EX90 onde, felizmente, não foi necessário testar muitos dos sistemas de segurança. O interior, como referido, mantém o aspeto minimalista e sóbrio com o mínimo de botões disponíveis, o que nem sempre é um ponto positivo. No entanto, o menu que permite o acesso às funcionalidades que normalmente estão à distância de um toque é de fácil acesso. A abordagem da Volvo à redução do número de botões não nos convence, mas é uma tendência que a marca opta por seguir. No breve contacto que tivemos, a falta de botões não causou qualquer tipo de problema, mas será necessário um teste mais longo para entender melhor este capítulo. O sistema de infotainment, que usa a base Google, é de muito fácil uso, com um ecrã muito fluido que responde muito bem ao toque.

No que diz respeito ao conforto a bordo, nada a apontar. Bancos confortáveis, a suspensão não foi testada o suficiente para fazer uma avaliação com mais conhecimento de causa, mas a primeira impressão é de um automóvel espaçoso, confortável e com uma excelente visibilidade para o exterior, algo que nem sempre acontece hoje em dia. Os bancos da terceira fila são elétricos e podem ser rebatidos ou levantados com apenas um toque num botão. O acesso aos bancos traseiros não será o mais fácil, mas é algo expectável tendo em conta a configuração interior. Ainda assim, há muito espaço para os passageiros e a bagageira fica com muito espaço quando a terceira fila é rebatida.

As impressões ficam-se por aqui, com uma última nota para os sistemas de segurança (LIDAR, monitorização de atenção e prevenção de colisões) que funcionaram na perfeição sem incomodarem em demasia.

O Volvo EX90 segue fielmente os pergaminhos da marca. A Volvo é sinónimo de qualidade, eficiência e segurança e o ECX90 parece ter todos os ingredientes para manter essa relação bem vincada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado