Usados: SEAT Leon com conta-quilómetros adulterado ficou com “menos” 194.000 km

Apesar da crescente conscientização sobre a fraude do conta-quilómetros, o mercado de veículos usados em Portugal ainda é vulnerável. Todos os anos, muitos condutores caem em esquemas fraudulentos ao comprar carros com quilometragem adulterada, resultando em pagamentos inflacionados e custos de manutenção inesperados.
A carVertical, empresa de dados automóveis, realizou o seu 5.º estudo anual para identificar os modelos mais frequentemente alvo dessa fraude em Portugal.
DS3, Corsa e 308 são os mais adulterados
Em 2024, o Citroën DS3 foi o veículo mais manipulado em Portugal, com 7,6% dos modelos verificados apresentando quilometragem adulterada, em média 101.000 km. Seguem-se o Opel Corsa (5,7%) e o Peugeot 308 (5,1%), com quilometragem reduzida, em média, 56.000 km e 66.000 km, respetivamente. Esses modelos são alvo frequente de fraudes devido à alta procura no mercado e uso generalizado.
Muitos desses carros foram importados de outros países europeus, onde a quilometragem foi alterada para aumentar o preço de revenda. Para evitar fraudes, é essencial verificar sempre o historial do veículo, já que, em alguns casos, até o atual proprietário pode desconhecer a adulteração.
A investigação revelou que o SEAT Leon (194.000 km), o Opel Astra (122.000 km) e o BMW Série 3 (109.000 km) são os modelos com maior quilometragem adulterada. Se esses veículos forem vendidos com 100.000 km, a sua quilometragem real pode ser o dobro ou até o triplo.

Serie 4, Captur e 3008 os mais “seguros”
O BMW Série 4 (1,6%), o Renault Captur (1,7%) e o Peugeot 3008 (1,9%) foram identificados como os modelos mais seguros, com as menores taxas de quilometragem adulterada. No entanto, os compradores devem continuar vigilantes ao adquirir esses veículos.
Em média, a quilometragem do BMW Série 4 foi reduzida em 18.000 km, do Renault Captur em 39.000 km, e do Peugeot 3008 em 70.000 km. O estudo mostrou que um Citroën DS3 tem quase quatro vezes mais hipóteses de ter a quilometragem falsificada do que um BMW Série 4 ou Série 3. No entanto, nenhum veículo está totalmente imune à fraude, seja ele novo ou antigo, sendo essencial que os compradores verifiquem cuidadosamente qualquer carro antes de comprá-lo.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI