Toyota: um elétrico polui tanto como três híbridos

Akio Toyoda insiste que a tecnologia híbrida da sua marca é a melhor estratégia para a redução das emissões.
Esta temática é recorrente, mas o número um da Toyota, Akio Toyoda, não tem dúvidas: os cerca de 27 milhões de veículos híbridos vendidos desde o lançamento da primeira geração do Prius em 1997 poluem tanto como 9 milhões de automóveis elétricos.
O número um da marca japonesa tem defendido esta abordagem há já vários anos, afirmando que forçar tudo e todos para a total eletrificação é um erro. Do ponto de vista ambiental, defende que a tecnologia dos veículos elétricos ainda não evoluiu o suficiente, mas também do ponto de vista social não esconde as suas preocupações com as repercussões que a total transição para elétricos iria provocar, conduzindo a imensos despedimentos na indústria automóvel atual.

De acordo com a “matemática de Akio Toyoda”, um veículo elétrico atual polui tanto como três dos seus automóveis híbridos, uma diferença que, admite, se torna ainda mais evidente quando o carregamento das baterias dos elétricos é feito com eletricidade produzida em centrais alimentadas por combustíveis fósseis, tal como acontece no Japão.
A estratégia da Toyota, pelo menos comercialmente, tem-se revelado acertada. Isto porque fechou o ano de 2024 como o maior fabricante de automóveis a nível mundial, um feito que conquistou pelo quinto ano consecutivo. A sua mais recente aposta híbrida é o novo Aygo X, modelo que, segundo a comunicação oficial da Toyota, é o modelo não plug-in com as emissões de dióxido de carbono mais baixas do mercado.
João Isaac
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mário Oliveira
15 Junho, 2025 at 0:42
Fala quem realmente percebe do assunto, mas a classe política europeia, à boleia da ideologia ambientalista, acha que os 100% elétricos são 100% isentos de poluição
José Pereira
16 Junho, 2025 at 17:42
Este homem até nem fala só, o Presidente da BMW já disse o mesmo. É só esperar,que a maioria das marcas começarem a ver que tem de despedir imensa gente, e que a EU vai ficar pesada de veículos Chineses, altamente subsidiados