Skoda Enyaq: RS de 340 cv completa gama

A Skoda revelou a versão RS para o Enyaq, completando assim a gama deste modelo, recentemente renovada. Disponível em versões SUV e Coupé, o Enyaq RS debita 340 cv (250 kW) de potência e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos, tendo ainda vários apontamentos mais desportivos.
Os modelos topo de gama Enyaq RS e Enyaq Coupé RS apresentam visual renovado, adotando a linguagem “Modern Solid” para o lado estético, mas esse está longe de ser o único ponto de destaque do modelo 100% elétrico, já que também conta com mais equipamento e tecnologia melhorada.
Esta versão Enyaq tem parecenças visuais com o Elroq e, tal como este em versão RS, dispõe de dois motores elétricos para tração integral, oferecendo 340 cv (250 kW) de potência total. Como resultado, tanto o SUV como o coupé aceleram dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h.

Ambos os estilos de carroçaria do Enyaq receberam o tradicional “tratamento” RS, incluindo a grelha “Tech-Deck Face” brilhante com faixa iluminada, frisos das janelas em preto brilhante, espelhos retrovisores e tomadas de ar no para-choques dianteiro redesenhadas, para aspeto mais agressivo. Os logótipos pretos da Skoda e os emblemas RS também fazem parte do pacote. O aspeto dinâmico é complementado por jantes desportivas aerodinâmicas, as quais são de 20 polegadas de série, mas podem ser também de 21 polegadas, opcionalmente (associadas então a pneus de desempenho especial). Os clientes também poderão optar pela cor “Verde Mamba”, exclusiva dos modelos RS.
Para corresponder à performance e ao carácter desportivo da versão RS, os engenheiros da marca checa afinaram a dinâmica de condução, incluindo o chassis adaptativo (DCC) opcional, com definições adaptadas especificamente para o RS. Entre os destaques está a possibilidade de os condutores ajustarem a rigidez dos amortecedores em 15 níveis, entre agilidade desportiva e maior conforto. Além disso, também os travões foram melhorados, recebendo pinças de dois pistões à frente. O Enyaq RS também possui uma direção progressiva e um sistema de seleção do modo de condução, incluindo um modo para máxima tração. Equipado com bateria de 84 kWh (79 kWh úteis), o Enyaq RS SUV aponta até 562 km de autonomia, enquanto a versão Coupé chega aos 568 km, graças ao maior aprumo aerodinâmico, com um coeficiente de resistência ao ar de 0,251 (SUV) e de 0,239 (Coupé). A recarga em postos rápidos pode agora fazer-se a 185 kW, passando de 10 a 80% em 26 minutos. Nos postos lentos, o máximo continua a ser de 11 kW, com que demora 8 horas para uma recarga completa.

Equipamento recheado
Os novos modelos desportivos da Skoda também possuem mais equipamento de série, como os faróis LED Matrix, o acesso sem chave e o abrangente pacote de assistência à condução “Travel Assist 2.6” – melhorado por dados online de outros veículos do Grupo VW. Os modelos Enyaq RS também incluem assistentes de estacionamento avançados, incluindo estacionamento com memória e estacionamento remoto, que podem ser controlados através da aplicação MySkoda num smartphone. No interior, existem duas opções de “design”: a desportiva “RS Lounge” e a mais elegante “RS Suite”. A primeira apresenta microfibra Suedia e couro sintético com costuras em contraste verde-limão, enquanto a segunda combina couro e couro sintético com costuras cinzentas. O equipamento inclui também o volante desportivo RS de três raios e bancos desportivos com apoio de cabeça integrado (o banco do condutor inclui função de massagem).
As funcionalidades “Simply Clever” abrangem portas USB-C mais potentes (até 45 W) à frente e atrás, avisos de perigo online através do sistema de navegação abertura da bagageira elétrica com “pedal” virtual de série para facilitar o acesso à bagageira.

Por Pedro Junceiro
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI