Renault 4 Savane em Roland-Garros

Por a 21 Maio 2025 15:23

A Renault, na antecâmara do arranque da carreira do 4, Sport Utility Veichle (SUV) subcompacto com a mesma arquitetura técnica do 5, também o modelo com que partilha baterias e motores elétricos, apresenta estudo que pode abrir caminho ao primeiro automóvel com tração integral da marca francesa baseado na plataforma AmpR Small.

Por José Caetano

A Renault, na edição-2025 de Roland-Garros, torneio de ténis mais importante do mundo realizado sobre terra batida, por isso merecendo integrado o grupo restrito de competições com estatuto de Grand Slam (partilha-o com o Open da Austrália, Wimbledon e Open dos EUA), apresenta-se com novidade relevante: trata-se do 4 Savane, protótipo derivado do 4 E-Tech, o Sport Utility Vehicle (SUV) subcompacto novo na gama de automóveis elétricos da marca do losango.

O 4 Savane, confirma-o a Renault, não antecipa automóvel de produção em série, mas distingue-se pelo facto de contar com a primeira aplicação de tração integral na plataforma AmpR Small, arquitetura derivada da CMF-B e desenvolvida apenas para carros com dimensões compactas equipados com motorizações elétricas, o caso do 4, que a marca francesa produz apenas com tração às rodas dianteiras. O sistema montado no protótipo conta com segundo motor elétrico no eixo traseiro.

Visualmente, este 4 Savane 4×4 Concept não é muito diferente do 4 E-Tech, mas a largura das vias é 20 mm maior e a altura ao solo aumenta 15 mm, mudanças que aumentam as capacidades do Renault para movimentar-se fora de estrada, sobre pisos de terra, ou com lama ou neve. O estudo tem, ainda, elementos decorativos específicos, sobretudo no exterior (tejadilho, por exemplo). No interior, mudanças apenas na apresentação do painel de bordo, no lado do passageiro.

A Renault, neste estudo, manteve as jantes de 18’’ montadas de série no 4 E-Tech, mas atribuiu-lhes desenho exclusivo e equipou-as com pneus maiores (225/55), o que corresponde a 705 mm de diâmetro (mais 14 mm). E, na prática, 7 mm dos 15 mm a mais na altura da carroçaria ao solo devem-se, precisamente, a esta opção. De resto, nem o nome Savane é novo na Renault. A marca francesa empregou-o na geração original do 4, atribuindo-o a uma versão que produziu entre 1986 e 1992 – tinha motor com 34 cv e tração dianteira.

Na edição 134 dos Internacionais de França, 5 Turbo 3E e 5 E-Tech Roland-Garros em exibição ao lado do 4 Savane 4×4 Concept. O fabricante é parceiro “premium” do torneio pelo quarto ano consecutivo. No mercado nacional, 4 E-Tech com dois patamares de potência (90 kW/122 cv e 110 kW/150 cv) e duas baterias (40 kWh e 50 kWh de capacidade). Anunciam-se autonomias de 308 km a 409 km, e preços entre 29.500 € e 37.000 €.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado