Quais foram os 20 carros elétricos mais vendidos na Europa em 2024?

Por a 3 Fevereiro 2025 16:33

Em 2024, os registos de automóveis novos na Europa cresceram menos de 1%, com todos os tipos de motorizações a diminuírem, exceto os híbridos. As vendas de veículos elétricos caíram 1%, marcando a primeira queda da quota de mercado em quatro anos.

No que diz respeito à venda de elétricos, o Tesla Model Y continuou a ser o EV mais vendido na Europa, apesar de uma queda de 17% (209 214 unidades), seguido do Tesla Model 3, que registou um aumento de 12% (112 789 unidades). O Volvo EX30 teve uma forte estreia no terceiro lugar (78 032 unidades), ultrapassando o Skoda Enyaq (68 874 unidades, +4%). O Volkswagen ID.4 ficou em quinto lugar (64 756 unidades, -24%).

Rank Modelo Registos Variação em relação a 2023
1 Tesla Model Y 209,214 -17%
2 Tesla Model 3 112,789 +12%
3 Volvo EX30 78,032 Novo
4 Skoda Enyaq 68,874 +4%
5 Volkswagen ID.4 64,756 -24%
6 Volkswagen ID.3 54,531 -14%
7 BMW iX1 52,283 +16%
8 MG4 51,775 -28%
9 Audi Q4 48,094 +2%
10 BMW i4 45,062 -8%
11 Mercedes-Benz EQA 43,083 +13%
12 Cupra Born 41,231 -5%
13 Volvo EX40 39,995 -21%
14 Hyundai Kauai 36,450 +1%
15 Peugeot 208 35,459 -23%
16 Mercedes-Benz EQB 33,188 +58%
17 Volkswagen ID.7 32,218 Novo
18 Renault Megane 31,445 -28%
19 Fiat 500 29,150 -53%
20 Kia Niro 25,616 -33%
Fonte: Jato Dynamics

Queda nas vendas de elétricos

As vendas de veículos elétricos na Europa diminuíram em 2024, marcando a primeira queda após anos de crescimento. Embora as vendas tenham aumentado significativamente de 2019 a 2023, os registos caíram 1,2% no ano passado, totalizando 1.985.996 unidades. A quota de mercado dos BEV também caiu ligeiramente de 15,7% para 15,4%. Entre os fatores que contribuíram para esta queda conta-se a incerteza em torno dos incentivos, os elevados preços de retalho, os baixos valores de revenda e as preocupações com as infra-estruturas de carregamento. No entanto, as previsões para 2025 permanecem otimistas, com modelos de EV mais acessíveis que deverão impulsionar as vendas.

Globalmente, o automóvel mais vendido na Europa foi o Dacia Sandero (268 101 unidades), seguido do Renault Clio e do VW Golf. O Mercedes EQB registou o maior aumento de vendas (+58%), enquanto o Fiat 500e sofreu o maior declínio (-53%).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mariojscosta
mariojscosta
9 dias atrás

É estranho não estar aqui nenhum carro chinês.

clio001
clio001
Reply to  mariojscosta
8 dias atrás

O MG é chinês.

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado