Quais foram os 20 carros elétricos mais vendidos na Europa em 2024?

Em 2024, os registos de automóveis novos na Europa cresceram menos de 1%, com todos os tipos de motorizações a diminuírem, exceto os híbridos. As vendas de veículos elétricos caíram 1%, marcando a primeira queda da quota de mercado em quatro anos.
No que diz respeito à venda de elétricos, o Tesla Model Y continuou a ser o EV mais vendido na Europa, apesar de uma queda de 17% (209 214 unidades), seguido do Tesla Model 3, que registou um aumento de 12% (112 789 unidades). O Volvo EX30 teve uma forte estreia no terceiro lugar (78 032 unidades), ultrapassando o Skoda Enyaq (68 874 unidades, +4%). O Volkswagen ID.4 ficou em quinto lugar (64 756 unidades, -24%).
Rank | Modelo | Registos | Variação em relação a 2023 |
---|---|---|---|
1 | Tesla Model Y | 209,214 | -17% |
2 | Tesla Model 3 | 112,789 | +12% |
3 | Volvo EX30 | 78,032 | Novo |
4 | Skoda Enyaq | 68,874 | +4% |
5 | Volkswagen ID.4 | 64,756 | -24% |
6 | Volkswagen ID.3 | 54,531 | -14% |
7 | BMW iX1 | 52,283 | +16% |
8 | MG4 | 51,775 | -28% |
9 | Audi Q4 | 48,094 | +2% |
10 | BMW i4 | 45,062 | -8% |
11 | Mercedes-Benz EQA | 43,083 | +13% |
12 | Cupra Born | 41,231 | -5% |
13 | Volvo EX40 | 39,995 | -21% |
14 | Hyundai Kauai | 36,450 | +1% |
15 | Peugeot 208 | 35,459 | -23% |
16 | Mercedes-Benz EQB | 33,188 | +58% |
17 | Volkswagen ID.7 | 32,218 | Novo |
18 | Renault Megane | 31,445 | -28% |
19 | Fiat 500 | 29,150 | -53% |
20 | Kia Niro | 25,616 | -33% |
Queda nas vendas de elétricos
As vendas de veículos elétricos na Europa diminuíram em 2024, marcando a primeira queda após anos de crescimento. Embora as vendas tenham aumentado significativamente de 2019 a 2023, os registos caíram 1,2% no ano passado, totalizando 1.985.996 unidades. A quota de mercado dos BEV também caiu ligeiramente de 15,7% para 15,4%. Entre os fatores que contribuíram para esta queda conta-se a incerteza em torno dos incentivos, os elevados preços de retalho, os baixos valores de revenda e as preocupações com as infra-estruturas de carregamento. No entanto, as previsões para 2025 permanecem otimistas, com modelos de EV mais acessíveis que deverão impulsionar as vendas.
Globalmente, o automóvel mais vendido na Europa foi o Dacia Sandero (268 101 unidades), seguido do Renault Clio e do VW Golf. O Mercedes EQB registou o maior aumento de vendas (+58%), enquanto o Fiat 500e sofreu o maior declínio (-53%).
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
É estranho não estar aqui nenhum carro chinês.
O MG é chinês.