McMurtry Spéirling conduz-se “colado” ao teto!

Contrariando as leis da física, o McMurtry Spéirling demonstrou que é possível ser conduzido “colado” ao teto! Este hipercarro britânico recorre a um complexo sistema de ventoinhas para produzir um efeito de sucção poderoso, permitindo-lhe assim ser conduzido de cabeça para baixo.
Há muito que se discute que os carros de corrida de alto desempenho, como os utilizados na Fórmula 1, poderiam teoricamente ser conduzidos de cabeça para baixo. Isto deve-se à quantidade de força descendente que geram em velocidade. No entanto, se tal nunca foi tentado, a McMurtry, pequena marca britânica que desenvolve o Spéirling, decidiu colocar à prova essa teoria.
Equipado com o sistema patenteado “Downforce-on-Demand” (algo que pode ser traduzido como carga descendente a pedido”, o Spéirling pode acelerar, travar e virar com aderência superlativa, especialmente a baixa velocidade e até mesmo com o carro imobilizado. Essa é uma grande diferença face a outros hipercarros, que têm de gerar uma velocidade elevada para assim criar carga descendente equivalente uma vez que dependem do desempenho da aerodinâmica.

Por seu turno, o Spéirling recorre a um intrincado sistema de ventoinhas que lhe permite um efeito de sucção superior a baixas velocidades ou com o veículo parado. Ao longo da demonstração, realizada na sede da empresa, em Gloucestershire, Thomas Yates, cofundador e diretor-executivo da McMurtry, conduziu o Spéirling por uma rampa para uma plataforma construída para o efeito, tendo depois essa plataforma sido invertida para deixar o carro e o piloto de cabeça para baixo.
Graças ao sistema “Downforce-on-Demand”, o efeito de sucção excedeu mesmo a força da gravidade. Uma vez totalmente invertido, Thomas conduziu para a frente, sem qualquer apoio.
“Foi um dia fantástico no escritório! Colocar o cinto e conduzir invertido foi uma experiência completamente surreal. Os 2.000 kg de força descendente que o sistema de ventoinhas consegue gerar são verdadeiramente surpreendentes e é ótimo mostrar a razão pela qual o nosso Spéirling continua a bater recordes em todo o mundo”, afirmou Yates, que dá continuidade ao legado de David McMurtry, o outro fundador da marca, falecido em dezembro do ano passado, aos 84 anos de idade. Este sistema também permite que o hipercarro elétrico a bateria acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,5 segundos, fazendo curvas a mais de 3 g (três vezes a força da gravidade).
Preparar a produção
O carro utilizado para realizar este feito foi o Spéirling PURE Validation Prototype 1 (VP1). Trata-se de uma evolução do hipercarro que estabeleceu o recorde de Goodwood e é o passo seguinte para um modelo de produção finalizado, do qual apenas serão fabricados 100 exemplares. As primeiras entregas estão previstas para 2026, estando projetadas uma série de melhorias em relação a este protótipo, nomeadamente uma bateria com capacidade de 100 kWh, com células da bateria de iões de lítio P50B Molicel 21700, que proporcionam maior densidade de energia.
Tal, permitirá, de acordo com a marca, realizar sessões prolongadas no Spéirling, proporcionando 20 minutos de tempo em pista ao “ritmo GT3”.
O automóvel visto nesta demonstração foi apresentado com uma pintura de camuflagem “Falcon” em preto brilhante sobre uma base em preto mate. Trata-se de uma homenagem ao carro original de McMurtry, que foi apresentado em 2021 no Festival de Velocidade de Goodwood.
Outro recorde
Mas esta não foi a única novidade importante para o McMurtry Spéirling, já que a marca anunciou também que este hipercarro destronou o Renault R24 de Fórmula 1, de 2004, como o recordista da pista de testes utilizada durante vários anos pelo programa de televisão “Top Gear”, no Reino Unido.
O Spéirling foi 3,1 segundos mais veloz do que monolugar de Fórmula 1 naquela pista, dando assim mais um exemplo da sua competência aerodinâmica.
Por Pedro Junceiro
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI