Ferrari 296: Speciale mais leve e potente

A versão ainda mais desportiva do 296 GTB eleva a experiência de condução para um patamar mais elevado, passando a contar com 880 cv de potência total e uma série de revisões que permitiram apurar o desempenho dinâmico (0-100 km/h em 2,8 segundos e mais de 330 km/h de velocidade máxima), baixar o peso geral e melhorar a eficiência aerodinâmica.
Pertencente à linhagem de desportivos especiais da Ferrari, na qual figuram automóveis como os 360 Challenge Stradale, 430 Scuderia, 458 Speciale e 488 Pista, o 296 Speciale (e também em versão Speciale A, ou seja, descapotável) foi concebido para elevar as sensações de condução em relação à versão de lançamento, com a marca italiana a efinar uma série de detalhes que tornam o modelo híbrido ainda mais extremo.
O ponto de partido é, obviamente, o 296 GTB, mas vários aspetos foram melhorados, procurando associar reações dinâmicas e diversão para agradar aos condutores mais exigentes da Ferrari. Os conceitos de base foram mantidos, mas há alterações importantes a assinalar.
Um dos mais significativos é o sistema V6 híbrido “plug-in” (PHEV) com motor V6 biturbo (“V” a 120 graus e turbos entre as duas bancadas de cilindros), o mesmo dos 296 GTB e 296 GTS, mas com mais 37 cv de potência do que nesses, debitando agora 700 cv, para uma relação recorde de 234 cv/l, enquanto o binário é de 755 Nm às 6.000 rpm.
O motor de combustão interna é inspirado no do 296 Challenge em termos de mapas de gestão e estratégia de potência, possuindo bielas de titânio, pistões reforçados e cambota mais leve. Este V6 biturbo foi sujeito a medidas de redução de peso, sendo cerca de 9 kg mais leve do que no 296 GTB, ou seja, 15% do total de poupança de peso geral do 296 Speciale. Outras medidas passaram pelo aumento da pressão da câmara de combustão em 7% e pistões robustecidos e bielas partilhadas com o F80, mas praticamente todos os componentes foram revistos. A sonoridade também foi abordada, para uma experiência mais emotiva.
O V6 funciona em conjunto com o motor elétrico, agora capaz de debitar 180 cv (143 kW) e 315 Nm em modo “boost” com o “eManetiiino” orientado para o acerto de “Qualificação”. O aumento de 13 cv no desempenho em relação ao 296 GTB foi conseguido através da otimização das estratégias de funcionamento e de arrefecimento do motor elétrico. Uma embraiagem adicional separa o motor e o motor elétrico para permitir o modo de condução totalmente elétrico, autorizando até 25 km sem emissões e 135 km/h de velocidade máxima. No modo de condução elétrica (“eDrive”), o motor entrega apenas 154 cv (113 kW).
O conjunto é ainda complementado pela caixa de velocidades DCT-F1 de 8 velocidades, a bateria de alta tensão de 7.45 kWh e o inversor. Como resultado de todas estas alterações e da nova estratégia “boost” para o motor elétrico, a potência combinada do sistema é agora de 880 cv, mais 50 cv mais do que o 296 GTB.
Os modos de condução alteram o carácter do modelo: o “eDrive” desliga o motor de combustão e o 296 Speciale move-se apenas com recurso ao motor elétrico, o “Hybrid” (por defeito no arranque) combina os dois motores e deixa o sistema de gestão motriz decidir o melhor, o “Performance” dá prioridade ao motor de combustão e às prestações, apontando-se mais a uma condução divertida, e o “Qualify” é o mais arrojado, com os 880 cv de potência disponíveis totalmente.
Menos peso, mais rapidez
Com 1.410 kg em “seco”, o peso total foi reduzido em 60 kg, em comparação com o 296 GTB, utilizando materiais como a fibra de carbono para algumas peças da carroçaria (como os para-choques e cobertura do compartimento do motor) e titânio para componentes do motor. A relação peso/potência resultante é de apenas 1,60 kg/cv, um recorde para um Ferrari com tração traseira, proporcionando não só maior agilidade, como também um desempenho melhorado.
A marca italiana aponta aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos (2,9 segundos no 296 GTB) e velocidade máxima superior aos 330 km/h. Cruzar a barreira dos 200 km/h demora apenas 7 segundos (7,3 segundos no GTB). Uma volta ao circuito “doméstico” de Fiorano demora 1m19s.
Aerodinâmica incrementada
Tirando partido dos ensinamentos da competição, o 296 Speciale tem carroçaria revista e diversos elementos novos que lhe permitem maior eficácia, como capot dianteiro modificado ou as asas laterais que envolvem a secção traseira. Gera 435 kg de carga descendente a 250 km/h, mais 20% do que o 296 GTB, graças a elementos ativos, como o “spoiler” traseiro, controlado a partir de uma nova estratégia de atuação que reduz em 50% o tempo de transição entre os modos de “Arrasto Baixo” e “Arrasto Elevado”, mas que adiciona ainda um modo “Arrasto Médio” para melhorar a estabilidade traseira a velocidades elevadas.
Outras soluções desenvolvidas para o pacote aerodinâmico da traseira incluem o novo difusor, que funciona em conjunto com a parte inferior da carroçaria para melhorar a expansão transversal do fluxo de ar e explorar todo o potencial dos três extratores de ar, mesmo quando o spoiler ativo está na configuração de “Arrasto Baixo”. A saída de escape do 296 Speciale está agora colocada sob o difusor, numa solução completamente diferente do automóvel de que esta versão especial deriva e inspirado no F80.
O desenho exterior teve ainda em atenção as necessidades acrescidas ao nível do arrefecimento, especialmente para o motor de combustão interna, mas também do sistema de travagem, sujeito a forças mais intensas nas travagens. Assim, para melhorar o arrefecimento dos travões, o fluxo de ar para a zona de contacto entre o disco e a pastilha foi maximizado para dissipar mais eficazmente o calor gerado durante a travagem e evitar o sobreaquecimento do fluido na pinça.
A nova cor exterior “Verde Nürburgring”, estreada no 296 Speciale, faz sobressair as linhas do modelo, sendo complementada por uma ou duas riscas longitudinais que se estendem por todo o comprimento do automóvel. Os clientes podem ainda complementar a pintura com um número à sua escolha, de “00” a “99”.
Chassis a pensar na agilidade
Para acentuar as capacidades dinâmicas do 296 Speciale e assegurar que o carro se comporta de forma previsível quando conduzido no limite, os engenheiros da Ferrari também trabalharam na afinação dos sistemas de controlo eletrónico, configuração da suspensão e pneus. O 296 Speciale está equipado com a última geração do sistema de controlo dinâmico ABS Evo, que melhora a precisão e a robustez da travagem em todas as condições de superfície e aderência. As definições das molas e dos amortecedores foram revistas – o carro está agora 5 mm mais baixo do que o 296 GTB – reduzindo o ângulo máximo de rolamento em curva em 13% e melhorando o comportamento do carro no limite.
Está equipado com amortecedores ajustáveis Multimatic derivados do 296 GT3 e molas em titânio para minimizar o peso total, enquanto os pneus foram desenvolvidos em parceria com a Michelin (Pilot Sport Cup2), que beneficia da experiência adquirida com o F80, em medidas 245/35 ZR20 à frente e 305/35 ZR20 atrás.
Mais despido a bordo
Se o foco está nas prestações, o interior foi desprovido de algumas mordomias, simplificando-se o habitáculo, em linha com o espírito destas versões especiais – há mais elementos em fibra de carbono, Alcantara e alumínio, poupando-se peso e dando uma sensação mais desportiva e mais focada na competição. Entre os maiores destaques está a criação de painéis de porta específicos, com um bloco único de fibra de carbono e desenho minimalista, integrando ainda os altifalantes (nem tudo foi retirado…) do sistema de áudio.
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