Classe G elétrico não está a ter a aceitação esperada

Icónico modelo da Mercedes-Benz “ganhou” uma versão 100% elétrica, mas os clientes não parecem convencidos.
A eletrificação do automóvel trouxe consigo enormes desafios para os fabricantes de automóveis. Por um lado, o desafio tecnológico, de desenvolvimento dos componentes, nomeadamente motores, baterias, inversores, cablagens elétricas e respetivo software de controlo, mas também o desafio de conquistar clientes perante uma realidade que é, em muitas vertentes, totalmente nova.
Neste aspeto, o desafio da eletrificação ganha uma nova dimensão quando se trata de modelos como Classe G da Mercedes-Benz, nome icónico na história da marca alemã que passou a ser igualmente proposto com uma motorização 100% elétrica. Porém, os clientes não parecem convencidos e continuam a preferir adquirir o todo-o-terreno nas suas versões com motor de combustão. Até ao final de abril deste ano, em todo o mundo, venderam-se quase sete vezes mais variantes térmicas do que elétricas.
De acordo com a notícia publicada pelo Handelsblatt, existem inclusivamente relatos de responsáveis de concessionários oficiais que reconhecem o falhanço do modelo perante os clientes. Desde o outono do ano passado, avança a notícia, não se vendeu um único exemplar do G 580 com Tecnologia EQ nos Estados Unidos da América, um mercado com enorme poder de compra e onde os grandes SUV têm habitualmente uma grande procura.
Uma das explicações para o fraco desempenho comercial do modelo pode inclusivamente estar relacionada com a sua conceção. Uma vez que o G 580 não é construído com base numa plataforma específica para elétricos, a instalação da enorme bateria e da sua estrutura protetora no pesado e reforçado chassis de longarinas significa que o peso do G elétrico excede as três toneladas, reduzindo a carga útil oferecida. O facto de não contar com uma solução de reboque também não o favorece. Veremos o que lhe reserva o futuro.
Por João Isaac
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI