BYD lidera mercado de elétricos pela primeira vez

A BYD alcançou um marco importante ao terminar o mês de maio como líder mensal nas vendas de ligeiros de passageiros 100% elétricos em Portugal, com um total de 441 unidades matriculadas, ficando à frente da Peugeot e da BMW.
Ao assinalar o seu segundo ano em Portugal, a BYD regista um feito significativo, conseguindo liderar o mercado de automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos pela primeira vez. Com 441 automóveis matriculados, a marca chinesa obteve um crescimento de 231,6% face ao mesmo período do ano passado, valendo-se da chegada de veículos como o Atto 2 ou do Dolphin Surf.
Em segundo lugar ficou a Peugeot, que continua a ter nos E-2008 e E-208 dois bons exemplos de aceitação entre os elétricos, com a marca francesa a matricular 408 exemplares (+65,2%), seguida pela BMW, com 399 unidades (+22,4%). A Citroën, muito por “obra” do ë-C3, ficou com o quarto posto da tabela apresentada pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), assinalando um crescimento de 693,8%.
A Tesla ficou com o quinto posto, tendo matriculado 326 unidades naquela que tem sido uma tendência de descida continuada, com a marca americana a verificar uma quebra de 64% face ao mesmo mês do ano passado. Volvo (275 unidades; -1,1%) e Mercedes-Benz (244 unidades; +11,9%) aparecem nas posições seguintes, “ameaçadas” pela aproximação da Renault, (199 unidades, +197%), que tem nos novos 5 E-Tech e 4 E-Tech duas apostas bem conseguidas.
Quando se analisa o cômputo dos cinco primeiros meses, a tabela apresenta algumas alterações, com a mais relevante a ser a do líder, que passa a ser a Tesla, com 2.773 unidades matriculadas, embora se verifique uma queda de 34,7% face ao mesmo período do ano passado. Segue-se a Peugeot, com 2.061 unidades e um crescimento de 130,3%, e a BMW, com 1.867 unidades e crescimento de 16,8%.
A BYD aparece na quarta posição, com 1.793 matrículas (+150,8%), seguida pela Citroën, com 1.198 unidades (+55,6%) e pela Mercedes-Benz, com 1.123 unidades (+7,5%). Outra marca em franco crescimento é a Renault, com 1.055 ligeiros de passageiros matriculados de janeiro a maio e um crescimento de 182,8%. Cenário inverso para a Volvo, que ocupa o oitavo lugar com 925 unidades matriculadas, mas uma quebra de 19,2%.
Vendas de ligeiros de passageiros 100% elétricos | ||||
Marca | Maio (unidades) | Variação (%) | Jan-Fev (unidades) | Variação (%) |
TESLA | 326 | -64,00% | 2773 | -34,70% |
PEUGEOT | 408 | 65,20% | 2061 | 130,30% |
BMW | 399 | 22,40% | 1867 | 16,80% |
BYD | 441 | 231,60% | 1793 | 150,80% |
CITROEN | 381 | 693,80% | 1198 | 55,60% |
MERCEDES-BENZ | 244 | 11,90% | 1123 | 7,50% |
RENAULT | 199 | 197,00% | 1055 | 182,80% |
VOLVO | 275 | -1,10% | 925 | -19,20% |
KIA | 151 | 73,60% | 703 | 83,60% |
AUDI | 152 | 10,10% | 600 | -0,50% |
DACIA | 66 | 312,50% | 539 | 194,50% |
HYUNDAI | 167 | 138,60% | 538 | 54,20% |
OPEL | 116 | 58,90% | 501 | 31,80% |
VOLKSWAGEN | 117 | 6,40% | 497 | -2,40% |
MG | 142 | 10,10% | 479 | -19,50% |
MINI | 98 | 226,70% | 478 | 437,10% |
FIAT | 161 | 544,00% | 403 | 31,70% |
PORSCHE | 52 | 766,70% | 364 | 1,720,0% |
NISSAN | 22 | -31,30% | 320 | 117,70% |
XPENG | 82 | -% | 306 | -% |
JEEP | 111 | 484,20% | 300 | 66,70% |
FORD | 83 | 492,90% | 241 | 197,50% |
TOYOTA | 42 | 44,80% | 240 | 93,50% |
SMART | 47 | -30,90% | 234 | -6,80% |
CUPRA | 27 | -10,00% | 217 | 29,90% |
POLESTAR | 27 | 237,50% | 166 | 151,50% |
KGM | 19 | -% | 107 | -% |
SKODA | 50 | 316,70% | 106 | 7,10% |
ALFA ROMEO | 17 | -% | 83 | -% |
DONG FENG | 16 | -% | 53 | -% |
LEAPMOTOR | 16 | -% | 23 | -% |
HONDA | 3 | -25,00% | 17 | 112,50% |
FORTHING | 8 | 166,70% | 15 | 400,00% |
ABARTH | 3 | -% | 10 | -% |
DS | 5 | -54,50% | 10 | -47,40% |
LEXUS | 0 | -100,00% | 10 | -28,60% |
VOYAH | 2 | -% | 8 | -% |
ALPINE | 2 | -% | 7 | -% |
MASERATI | 1 | -50,00% | 3 | 0,00% |
NETA | 0 | -% | 1 | -% |
ROLLS-ROYCE | 0 | -% | 1 | -% |
Fonte: ACAP |
Por Pedro Junceiro
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI