Red Bull quer a Minardi: Os primeiros passos da Toro Rosso


A Red Bull está a um passo de adquirir a Minardi, preparando-se para ter duas das dez equipas que disputam o Mundial de Fórmula 1, depois das negociações-relâmpago entre Dietrich Mateschitz e Paul Stoddart terem chegado a bom porto já em Monza, lia-se no AutoSport 1480 de 5 de setembro de 2005: “Numa altura em que o australiano negociava com um consórcio holandês e com Eddie Irvine, este a representar um milionário russo, a Red Bull assinou uma opção de compra da Minardi no passado sábado, dando o prazo de uma semana para decidir se aciona esse direito de opção ou não. Advogados e contabilistas da empresa austríaca estão atualmente em Faenza a estudar a situação económica da equipa italiana, mas dada a pressa da Red Bull em resolver a situação é de esperar que a compra da Minardi vá avante já durante o próximo fim de semana. Poderá parecer estranho que

uma equipa privada esteja a um passo de adquirir uma segunda escuderia de F1, mas a Red Bull tem uma estratégia própria e já se viu que não tem problemas em investir muitos milhões na categoria maior do automobilismo. Sem confirmar que está perto de adquirir a Minardi, Mateschitz admitiu em Monza que «nesta altura até faria sentido comprar a equipa italiana», pois necessita de mais lugares para colocar os seus pilotos e tem condições para gastar muito pouco dinheiro em 2006 com esta sua segunda equipa. Sendo certo que David Coulthard vai manter-se como primeiro piloto da Red Bull em 2006, também já se sabe que o seu companheiro de equipa vai ser Christian Klien ou Vitantonio Liuzzi. Mas o que for preterido pela primeira equipa de Mateschitz vai encontrar um lugar na Minardi, tendo o americano Scott Speed como seu companheiro de equipa. Deste modo a Red Bull tem lugar para os seus quatro pilotos, podendo chamar o também americano Almendinger para o terceiro carro da equipa de Milton Keynes. Para facilitar ainda mais as coisas, e como a Minardi tem contrato com a Cosworth para utilizar os actuais V10 em 2006, a Red Bull só terá de entregar o actual RB1 à equipa de Faenza e, por isso, não investirá nem um centavo na construção dum carro novo para o próximo ano. Os seus jovens pilotos não terão de trabalhar no desenvolvimento dum chassis novo, podendo concentrar-se em aprender a gerir um fim de semana de Grande Prémio, pelo que esta decisão apresenta inúmeras vantagens para a empresa de Mateschitz”.

Muita coisa mudou entretanto, e por esta equipa que se desenhava nesta altura, passaram Sebastian Vettel, que alcançou quatro títulos mundiais com a Red Bull e também Max Verstappen, que é candidato a pelo menos, outros quatro…

Ativar notificações? Sim Não, obrigado