WRC: FIA vai investigar os perigos do troço de Panzerplatte

Por a 25 Agosto 2016 12:59

A FIA está a investigar a especial de Panzerplatte, troço do Rali da Alemanha que há muito é palco de despistes com consequências algo complicadas. Desta feita, um acidente do DS3 WRC de Stephane Lefebvre deixou o carro em muito mau estado e piloto e navegador no Hospital.

No passado, sucedeu algo semelhante a Petter Solberg, pouco depois do início da especial, alargou a trajetória com o seu Subaru Impreza e não conseguiu escapar dos já famosos blocos de betão (ou hinkelsteins, como são conhecidos) que ladeiam as estradas do complexo militar de Baumholder, zona que faz parte do rali alemão desde 2002, quando a prova entrou no WRC, substituindo o Rali de Portugal.

Não é novidade para ninguém que o troço apresenta grandes desafios aos pilotos com os seus 96 cruzamentos em 40 Km, mas são os blocos de betão que preocupam. Sendo verdade que são muito poucas as vezes em que o ‘cenário’ é clemente com os carros de ralis que se despistam, a verdade é que poucas vezes há consequências tão evidentes como neste troço de Panzerplatte.

E por isso a FIA vai querer saber se o troço faz mais mal do que bem ao WRC. É lógico que os ralis nunca vão poder colocar de lado os imponderáveis. Não há um troço 100 % seguro, nunca haverá a não ser os lagos gelados do Rali da Suécia, aí as consequências das saídas são quase nulas, mas esse será talvez o único exemplo positivo.

O que há é troços, ou zonas de troços, mais ou menos perigosos. Por exemplo, não se falou muito disso, mas quem conhece o local sabe bem o susto que foi o recente acidente de Carlos Vieira no Rali da Madeira…

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lemans1969
lemans1969
7 anos atrás

Por um lado, a FIA está a investigar a especial de Panzerplatte, porque suspeita que o troço poderá ser demasiado perigoso para os concorrentes e, por outro lado, pretende aumentar desmesuradamente a potência dos actuais WRC. Este foi mais um dos acidentes que, imponderavelmente, acontecem nos ralis mas não deixa de ser um sério aviso à ‘navegação’ de que algo de muito mais grave pode estar prestes a acontecer e com a hipótese do aumento da potência dos carros em mais de 25%, que consequências poderão vir a resultar de um acidente acontecer a uma velocidade e aceleração maiores. O… Ler mais »

racingmachine
racingmachine
Reply to  lemans1969
7 anos atrás

O perigo inerente ao troço em questão está relacionado com os blocos de betão e não com a velocidade dos carros. Aliás são investigações como esta (que espero leve à remoção dos blocos ou do troço em si) que tornam possível o aumento da potência dos carros. Vai um 2017 interessante para o WRC e para a F1.

lemans1969
lemans1969
Reply to  racingmachine
7 anos atrás

Concordo que o troço de Panzerplatte, na parte em que tem os blocos de betão armado, não deveria integrar o itinerário de um qualquer rali devido à proximidade destes com a estrada e ao facto de serem uma estrutura que não será, certamente, removida porque estão integrados num complexo militar e estão assim colocados porque têm uma função específica. Contudo, se a FIA começasse a eliminar troços por serem potencialmente perigosos, poderíamos assistir a uma razia nas PEC’s mais conhecidas do WRC. Como exemplo do que acima refiro, em Monte Carlo muitos troços míticos desapareceriam porque um despiste pode causar… Ler mais »

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