WRC: Andreas Mikkelsen junta-se a Sébastien Ogier e critica ordem de partida

Por a 25 Outubro 2016 16:34

Actual segundo classificado do Mundial de Ralis, o piloto da Volkswagen Andreas Mikkelsen juntou-se a Sébastien Ogier nas críticas às regras relativas à ordem de partida que foram implementadas em 2016.

“Estive numa situação semelhante à dele o ano inteiro, sendo quase sempre segundo no campeonato. Portanto compreendo realmente o ponto de vista dele e estou em absoluto acordo de que é impossível vencer algumas provas a partir da frente tal como estão as coisas neste momento”.

As regras de 2016 fazem com que a ordem de partida para a estrada ao longo dos dois primeiros dias de competição tenha por base a classificação do campeonato, com o norueguês a admitir que gostaria de que o regulamento fosse revisto:

“Espero realmente que as coisas dêem um passo atrás. Não digo que tenhamos que mudar tudo, mas que não sejam tão penalizadoras como agora, porque penso que levaram demasiado longe este conjunto de regras. Em provas como a Sardenha ou Portugal é impossível vencer, e penso que qualquer concorrente deveria ter uma hipótese de vencer a prova. Compreendo que prefiram ter vencedores distintos ao longo do campeonato, mas não podem destruir o desporto porque querem vencedores distintos e não verdadeiros vencedores. Senti-o este ano na Finlândia, sendo segundo na estrada no primeiro dia. Terminámos em terceiro e depois o Sébastien saiu de estrada e eu passei a ser o primeiro na estrada, e acabei por cair para oitavo ou nono com o mesmo estilo de pilotagem. Portanto compreendo realmente a sua posição nesta matéria”.

Durante as seis provas de terra que decorreram entre o Rali do México e o Rali da Finlândia, o Campeonato do Mundo de Ralis teve cinco vencedores distintos: Kris Meeke, que bisou; e Hayden Paddon, Jari-Matti Latvala, Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen.

O norueguês reconhece que mesmo sem a regra a Volkswagen teria sempre dificuldades em parar Meeke em Portugal e na Finlândia, mas que outros pilotos teriam tido mais dificuldade em vencer as provas que venceram.

“Quando o Kris venceu em Portugal, ele fez um trabalho fantástico. Eles estava a andar muito depressa e não tenho a certeza que, mesmo que tivéssemos partido na mesma ordem, o teríamos conseguido bater, já que ele conduziu realmente bem. Mas talvez para os outros vencedores tivesse sido mais difícil. Apenas acho que as regras foram demasiado longe”, concluiu.

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n_asa
n_asa
7 anos atrás

Testemunho engraçado porque diz que todos deviam ter oportunidade de vencer e ao mesmo tempo diz ser imposivel vencer certas provas quando se parte em 1º/2º, Então qual a solução ter 5/6 carros “0” com pilotos profissionais a abrir a estrada? E depois os que vem em 15º que apanham a estada tb já em más condições, tb não ficam em desvantagem para vencer? Uma vez que é impossivel dar as mesma condições a todos os concorrentes porque isto é rally e não provas de circuito, na minha opinião prefiro dar vantagem a quem vem em 5/6/7… do que a… Ler mais »

lemans1969
lemans1969
Reply to  n_asa
7 anos atrás

Viva, Já noutros tópicos sobre o mesmo assunto, afirmei que ainda sou do tempo em que TODOS os concorrentes queriam ser os PRIMEIROS na estrada. Hoje, com os pisos das classificativas transformados em autênticas auto-estradas, verificamos que ninguém quer ser o primeiro a passar para não terem de andar a ‘varrer’ o pó para os carros seguintes terem já o piso limpo. Uma hipótese seria a de se alterar o conceito de ralis-sprint e adoptar-se um figurino de ralis um pouco mais longos e com os pisos sem terem o ‘tratamento’ que actualmente têm, portanto também ralis um pouco mais… Ler mais »

kankkunenfan
kankkunenfan
Reply to  n_asa
7 anos atrás

O caro fez aí uma confusão e conseguiu enganar uma duzia deles tambem!! Ora se Mikkelsen diz que todos pilotos deveriam ter oportunidade de vencer é porque de 1º,2º e mesmo 3º não se consegue (viu o rali de Portugal, amigo a olho nu se via a perda) ganhar. Depois fala na solução e do tempo em que os ralis tinham quase 600km de classificativas e onde pilotos trocavam de posições várias vezes. Diga-me um rali nos anos 90 onde um piloto tenha aberto a totalidade do rali e o tenha ganho!! E para ver o quanto esta regra tem… Ler mais »

Cariocecus
Cariocecus
7 anos atrás

Por mim sorteava-se a ordem de partida em cada um dos dias dos ralis, a quem saiu a ‘fava’ de estar num dos primeiros três a abrir a estrada num determinado dia, estaria isento nos próximos três sorteios

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