Para quando números fixos também no WRC?

Por a 6 Fevereiro 2016 12:18

A procura da FIA em tornar o Campeonato do Mundo de Ralis mais compreensível para os adeptos teve novos desenvolvimentos! Durante muitos anos o WRC tem alocado de forma padronizada os números na competição, com pares de números a começarem com 1-2 a serem atribuídos ao vencedor dos construtores, e com o primeiro par de números a ser dado aos pilotos que a equipa nomeia como pilotos regulares. Quando isto passa para as equipas de segundo nível no WRC, já foram concedidas algumas exceções.

Por exemplo, a Lorenzo Bertelli foi dado o direito de ter o número 37 no seu carro, mesmo pensando que o 37 se insere no grupo de números alocados aos carros de WRC2. Depois veio a Hyundai, que declarou que o sistema de nomeação de pilotos não fazia sentido e imediatamente descobrimos que Dani Sordo tinha o alternativo número 4, não o 3. Próximo choque:  Sordo não estava sequer nomeado para a  equipa de ‘Construtores’ na segunda prova mas, ao invés disso, estava na da ‘Hyundai N’! Um engano legal foi o que a Hyundai providenciou com a FIA, com o piloto do carro ‘N’ a ter o número 20, mas quando chegou o Monte Carlo o terceiro Hyundai inscrito (Paddon com o i20 WRC com as especificações de 2015) teve o número 10, não o 20. A equipa sabia tudo isto, comentando que “o 10 é para ser usado quando ele corre com o carro antigo, de 2015. O 20 é o número permanente da Hyundai Motorsport N. Algumas vezes a equipa irá correr com um quarto carro, que irá utilizar o número 10 novamente.” Este é um ato de sucesso para a promoção do campeonato, ou o que será?

Tem feito sucesso nas restantes disciplinas os pilotos ficarem associados a números, não é preciso sequer recordar o 46 de Rossi, e muitos outros exemplos que aqui poderiam ser dados, mas  se calhar este é só mais um dos pontos em que a FIA ainda não se debruçou com a atenção que o assunto merece. Hoje em dia já toda a gente sabe que o Lewis Hamilton é o 44 na F1, mas nos ralis só mesmo quando Valentino Rossi corre no Rally de Monza é que não há como enganar, é mesmo Il Dottore…

Texto: Martin Holmes

Foto: @world/André Lavadinho

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado