Kris Meeke: “Este Rali da Córsega é verdadeiramente fantástico quando as estradas estão secas”

Por a 28 Setembro 2016 06:48

Naquela que será a sua primeira participação este ano num rali 100% em asfalto, a Abu Dhabi Total World Rally Team vai alinhar com as duplas Kris Meeke/Paul Nagle e Crag Breen/Scott Martin. Respetivamente primeiro e terceiros classificados na Finlândia, vão querer agora demonstrar o seu potencial nas estradas insulares. Quarto classificado na Volta à Corsega de 2015, Kris Meeke também participou nas edições de 2005 e 2006, então ao volante de um Citroën C2 Super 1600. Mesmo tratando-se do seu primeiro rali em asfalto do ano, o britânico será, necessariamente, um dos favoritos, após as suas vitórias em Portugal e na Finlândia, as duas últimas provas em que participou.

Graças às suas participações nas quatro últimas edições (no IRC em 2012, ERC em 2013 e 2015 e WRC2 em 2015), Craig Breen conta já uma bela experiência nas estradas locais. Este ano, ultrapassará uma etapa suplementar, ao participar no seu primeiro rali em asfalto ao volante de um WRC. A sua capacidade de progressão rápida – que lhe permitiu subir ao pódio no Rali da Finlândia – será uma vantagem para apostar num resultado convincente: «Quando penso no Tour de Corse, são as terríveis condições de 2015 que me vêm à memória: as violentas tempestades, as inundações, as Especiais encurtadas ou anuladas… Estávamos à procura de pontos para o Campeonato dos Construtores e o meu 4º lugar permitiu-nos atingir este objetivo. Este ano, espero que as condições sejam mais clementes. Este rali é verdadeiramente fantástico quando as estradas estão totalmente secas! Em todo o caso, espera-me um fim de semana complicado de gerir. Na sexta-feira de manhã iremos partir para a PEC 1 de 50 km sem tempos intermédios… Nada mais podendo fazer, é preciso encontrarmos de imediato um bom ritmo, sob pena de perdermos demasiado tempo. Felizmente, a sessão de testes deste domingo permitiu-nos efetuar alguns acertos para a prova. No que diz respeito aos meus objetivos, é difícil de dizer. Evidentemente, ganhei em Portugal e na Finlândia, mas aí estava em terrenos em que sempre fui rápido. Já na Córsega penso que será mais uma etapa que terei que ultrapassar. O objetivo é fazer todos os quilómetros para progredir e estar apto para 2017. Ficarei muito feliz se acabar no pódio, mas este não é um objetivo em si», disse Kris Meeke.

Após ter participado numa sessão de desenvolvimento do novo Citroën C3 WRC na semana passada, em Portugal, na serra algarvia, as formações do Abu Dhabi Total WRT regressaram ao asfalto no domingo (dia 25) para um dia de testes que lhes permitiu reencontrar as suas referências, antes de se iniciarem os reconhecimentos. Tendo em conta que Stephane Lefebvre continua em recuperação do seu terrível acidente na Alemanha, a Citroën teve que fazer uns acertos no seu calendário de provas no WRC, trocando as participações dos seus pilotos e por isso serão os dois irlandeses, Kris Meeke e Craig Breen, que estarão à partida da prova francesa, sendo que para Breen a Córsega marcará o seu primeiro rali de asfalto num World Rally Car, o que irá repetir logo a seguir no Rali de Espanha/Catalunha: «Gosto muito deste rali, pelo seu traçado ondulado e estreito, as estradas da Corsega fazem-me lembrar as da Irlanda, podendo ser por isso que me sinto aqui tão à-vontade. O formato da prova é diferente daquilo que conhecemos habitualmente no WRC, há aqui uma maior dose de resistência, com a 1ª Etapa sem assistência e com grande quilometragem. É preciso adaptarmos-nos depressa a este ritmo, para podermos acalmar nas longas ligações, antes de reencontrar o ‘fighting spirit’ no arranque para cada Especial! Depois, conhecemos bem os outros componentes deste rali, com a meteorologia que complica as escolhas de pneus, a gestão do uso dos travões, a necessidade de manter a concentração nas Especiais sinuosas e com 50 km… Será difícil logo a partir dos reconhecimentos, mas não penso que haja melhor local para disputar o meu primeiro rali em asfalto ao volante de um WRC. Mesmo se vou partir quase do zero, sei que a minha equipa tudo fará para me dar confiança. Será ilusório procurar repetir o pódio da Finlândia, um lugar no top-6 já me deixaria feliz», disse Craig Breen.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado