FPAK Ralis: Não há vencedores absolutos!

Por a 8 Setembro 2016 12:44
Carlos Fernandes

“O ponto 5.4 do regulamento do Campeonato FPAK de Ralis não permite que a equipa mais rápida seja declarada vencedora do rali se correr numa viatura do grupo X5, e cumprindo o ponto 23.3 das Prescrições Especificas de Ralis de 2016 que apenas permite a existência de classificações por campeonato, a quinta edição do Rali Viana do Castelo teve quatro vencedores”. Foi esta a conclusão extrapolada da imensa confusão que foi o Rali de Viana do Castelo, que obrigou mesmo a retificações de comunicados. Já se sabe, a FPAK anunciou, ou ‘clarificou’ que dá a possibilidade dos carros do grupo X5 e R-GT poderem participar em todos os ralis do Campeonato FPAK e nos Ralis Regionais, vencer o respetivo grupo, mas não podem ser declaradas vencedores absolutos do rali, e foi exatamente isso que sucedeu em Viana do Castelo.

Como se sabe, Adruzilo Lopes venceu o rali, mas na verdade, oficialmente, isso não aconteceu. O que o piloto venceu foi o ‘seu’ rali, o R-GT, o mesmo sucedendo com o segundo classificado da prova, Carlos Fernandes, que foi o vencedor do FPAK Ralis no Rali de Viana do Castelo. Há um Campeonato absoluto no FPAK Ralis, mas X5 e R-GT não contam para o ‘totobola’.

Eis o comunicado do Clube Automóvel de Santo Tirso:
“O Clube Automóvel de Santo Tirso vem informar que o comunicado de imprensa relativo ao Rali de Viana do Castelo difundido no passado sábado, continha uma imprecisão relativamente à equipa vencedora da prova, pois, por lapso, foi referido que Adruzilo Lopes e Luís Lisboa foram os vencedores do rali, quando na verdade o que se pretendia era assinalar apenas que a dupla do Porsche 997 GT3 tinha sido a mais rápida no somatório dos tempos das provas especiais de classificação, depois de contabilizadas as penalizações.

Assim sendo, e porque o ponto 5.4 do regulamento do Campeonato FPAK de Ralis não permite que a equipa mais rápida seja declarada vencedora do rali se correr numa viatura do grupo X5, e cumprindo o ponto 23.3 das Prescrições Especificas de Ralis de 2016 que apenas permite a existência de classificações por campeonato, a quinta edição do Rali Viana do Castelo teve quatro vencedores. Carlos Fernandes e Valter Cardoso venceram no Campeonato FPAK de Ralis, Adruzilo Lopes/Luís Lisboa venceu o Campeonato Nacional de Ralis GT e garantiu desde já o título. Pedro Lago Vieira/João Aguiar foi a dupla mais rápida entre os concorrentes do Campeonato Nacional de Ralis Iniciados e garantindo também o título, ao passo que Cipriano Antunes / Mário Feio lograram vencer no Campeonato Nacional de Ralis Clássicos.
A todos os visados pelo lapso do comunicado inicial, o Clube Automóvel de Santo Tirso endereça as respetivas desculpas.”

Prescrições Específicas de Ralis 2016
Veja o Art. 23 – RESULTADOS – CLASSIFICAÇÕES das Prescrições Gerais dos Ralis:
23.1 – Determinação da Classificação Final de uma prova – a classificação é estabelecida adicionando os tempos reais obtidos nas PEC, a eventuais penalizações em tempo, aplicadas nos sectores de ligação, penalizações técnicas traduzidas em tempo, etc. A equipa que contabilizar o menor tempo será declarada vencedora e assim sucessivamente.
23.1.2 – Forma de pontuar para a classificação de um campeonato – o 1º condutor tomará o compromisso formal de conduzir ele próprio o veículo de prova durante as PEC. O 2º condutor/navegador poderá conduzir o veículo exclusivamente nos sectores de ligação. Caso contrário, a equipa será classificada na prova, mas não obterá pontos para a respetiva competição.
23.2 – Publicações das Classificações – serão publicadas da seguinte forma:
– Classificações Oficiosas – distribuídas pela direcção da prova, durante o decorrer de uma etapa.
– Classificações Parciais Oficiosas – no final de uma etapa.
– Classificação Final Provisória – pela direcção de prova, no final do rali.
– Classificação Final Oficial – classificação aprovada pelo CCD.
23.2.1 – Publicação dos resultadas das PEC – os resultados de cada PEC, bem como a correspondente classificação após as mesmas e ainda quaisquer penalizações expressas em tempo deverão ser disponibilizadas tão rápido quanto possível no quadro oficial.
23.3 – Publicação de resultados – apenas serão estabelecidas classificações por campeonato. Neste caso não haverá lugar a classificações absolutas.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz
últimas Campeonato FPAK de Ralis
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • #Goodwood #Porsche #73MM

    autosport_oficial: "#Goodwood #Porsche #73MM
"
    134
    3
  • Close Calls... #autosport #closecalls

    autosport_oficial: "Close Calls...
#autosport #closecalls"
    83
    5
  • F3 Crash 💥 #carcrash #f3

    autosport_oficial: "F3 Crash 💥
#carcrash 
#f3"
    42
    0
  • Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP @f1 @lewishamilton 🏁👊🏻 #racing #f1 #brasil

    autosport_oficial: "Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP
@f1 @lewishamilton 🏁👊🏻
#racing #f1 #brasil"
    41
    2
  • MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏 @mini @dakarrally #Dakar #Mini

    autosport_oficial: "MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏
@mini @dakarrally 
#Dakar 
#Mini"
    42
    0
  • World Endurance Championship 🏁 #WEC

    autosport_oficial: "World Endurance Championship 🏁

#WEC"
    38
    0
  • Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder Nurburgring, 1000KM #Ferrari #Nurburgring

    autosport_oficial: "Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder
Nurburgring, 1000KM

#Ferrari
#Nurburgring"
    38
    1
  • Porsche 911 #Porsche #911

    autosport_oficial: "Porsche 911
#Porsche #911"
    24
    0
  • Porsche 911, 12 Hours of Sebring

    autosport_oficial: "Porsche 911, 12 Hours of Sebring"
    19
    0
  • Nurburgring, 24h 1972 #Vintage #vintagemotorsport

    autosport_oficial: "Nurburgring, 24h
1972
#Vintage #vintagemotorsport"
    29
    1