Entrevista a Miguel Cunha: “Temos uma oportunidade de ser Campeões este ano e é para isso que estamos a trabalhar”

Por a 23 Fevereiro 2017 17:47

Portugal tem uma longa lista de mecânicos, engenheiros, navegadores, e muito mais, espalhados por esse mundo fora neste fabuloso mundo que são os desportos motorizados. Miguel Cunha é um dos mais antigos a levar longe o nome de Portugal…

Há um provérbio português que refere “Atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher”, e neste caso, é mais, atrás de grandes pilotos, há muita gente que, na ‘sombra’, contribui muito para o seu sucesso. Miguel Cunha é um perfeito exemplo. Na M-Sport desde o ano de 2000, portanto, há dezassete anos, o atual Chefe de Mecânicos do carro de Sébastien Ogier e também o português honorário de Cumbria, e traz consigo uma enorme bagagem, com dois títulos mundiais de Construtores em 2006 e 2007, à cabeça, ainda nos tempos de Marcus Gronholm e Mikko Hirvonen, e muitas histórias para contar. Numa entrevista realizada imediatamente antes do Rali da Suécia, vamos conhecer um pouco melhor um dos homens que pode ajudar Sébastien Ogier e Julien Ingrassia a alcançarem outro título. Mas para lá chegar, vamos recordar como tudo começou: “Sempre fui uma pessoa muito determinada e ambiciosa. Em 2000, queria um novo desafio, e então vim de Portugal para a norte de Inglaterra, para a M-Sport, mas na altura não imaginava o desafio que tinha pela frente. Não falava inglês, e essa foi claramente a parte mais difícil e tive que aprender bem depressa. Com podem calcular tive de início muitas saudades de casa, e confesso que pensei várias vezes em regressar. Mas esse não sou eu! Não é desse material que sou feito, desistir! Não desisti e estou feliz com isso. Adoro o meu trabalho e agora vivo em Cockermouth com a minha mulher e os meus dois filhos” começou por dizer Miguel Cunha, que apesar de já ter passado uma década, recorda bem os títulos de Construtores: “O grande feito na equipa? Essa é fácil, os títulos de Construtores, o primeiro em 2006. Estávamos na Nova Zelândia, e foi uma sensação fantástica. Toda a equipa se uniu muito pois sabíamos que tínhamos conseguido, éramos os melhores, ganhámos o campeonato. Foi uma enorme festa essa noite!” recordou Miguel Cunha, que foi Campeão com a Ford, numa era em que Sébastian Loeb e a Citroën davam cartas.

Com o Campeão nos braços

M-Sport-Monte-Carlo-2017-(2)Muito tempo passou desde aí, mas as coisas mudaram muito, a Ford deixou de apoiar a M-Sport a nível oficial, embora a parceria se mantenha forte. Mas a vida dá, por vezes, muitas voltas e de repente a M-Sport vê-se com Ogier nos ‘braços’. E quem é que ‘trata’ do carro do tetracampeão? Miguel Cunha: “O meu papel passa por tomar conta do carro do Sébastien Ogier. Sou o Chefe dos Mecânicos e o meu trabalho passa por garantir que tudo está a correr como deve. Tenho uma equipa de mecânicos a meu lado, muito unida, que faz bem o seu trabalho. Falo muitas vezes com o engenheiro para garantir que tudo o que precisa ser feito, o é realmente. E pode ser tudo, desde uma pequena mudança de afinação ou mudar uma parte grande do carro. Não há uma assistência igual à outra, e há que estar bem organizado, ter uma boa estrutura para dar resposta a qualquer desafio. Já na fábrica, é um pouco diferente, já que sou responsável por montar ou remontar todos os World Rally Cars. No ano passado não fui às provas, fiquei com a equipa de testes e aprendi tudo sobre os novos carros. É uma tarefa muito grande, mas quando se tem um resultado como o de Monte Carlo, também é muito gratificante”, disse.

Logicamente, hoje em dia a pergunta que mais lhe fazem é como é trabalhar com um piloto como Sébastien Ogier, pois o facto de ser Campeão todos os anos, desde 2013, leva a que as pessoas sintam curiosidade e vejam no francês um ‘monstro’ de exigência: “Duma forma geral é um ‘gajo’ normal, mas noutros aspetos percebe-se perfeitamente a razão pela qual ele é tão bom quanto os seus resultados demonstram. O Sébastien e o Julien (Ingrassia) são duas pessoas fantásticas e muito depressa pudemos ver o respeito que têm pela equipa. E há uma razão que justifica terem ganho quatro títulos de Campeões do Mundo, e eu penso que isso se deve à sua atenção ao detalhe. Nesse aspeto, fazem-me lembrar muito o Carlos Sainz. Ele era igual. Tudo tinha que estar absolutamente perfeito, pois é esse nível de precisão que constrói os bons resultados”, explicou Miguel Cunha.

Reviver emoções

TEM-QUE-ENTRAR_MIGUEL-CUNHA-2001Como se pode calcular, a vitória em Monte Carlo fez regressar um conjunto de emoções que já não se viviam na M-Sport há muito tempo, mas bem antes disso, houve um momento que começou a catapultar o ‘momento’ da equipa, foi quando Malcolm Wilson juntou toda a gente na M-Sport e anunciou que iam ter consigo o Sébastien Ogier: “Reuni-os aqui hoje para vos apresentar o carro, mas infelizmente o trabalho atrasou-se e não pode ser. Mas quero agradecer a todos o trabalho, a resposta que deram foi fenomenal, o carro é fantástico. Olhando para as estatísticas da equipa, o que fazemos aqui é muito grande, e por isso quero agradecer a todos…” disse, virando-se, como que a terminar o discurso, mas havia mais: “Ah! Merda, desculpem-me. Faltou uma ‘pequena’ coisa: Sébastien Ogier vai pilotar para nós no próximo ano” Vale a pena ver o vídeo, está no youtube, chama-se “A big moment for all at M-Sport…”. “O espírito da equipa desde esse dia foi muito bom, pois sabíamos bem a oportunidade que estava à nossa frente, para mostrar aquilo que somos capazes de fazer com um orçamento muito menor que o das outras equipas todas. A motivação agora é muito maior…” disse Miguel Cunha, que em Monte Carlo começou a viver sensações que já não experimentava há algum tempo: “A sensação em Monte Carlo foi de missão comprida, mas antes disso foi preciso manter os pés em terra firme e ter o máximo concentração desde o primeiro dia de rali. Foi um grande trabalho de equipa, que no final deu os frutos que todos queríamos, mas aqueles momentos junto aos ecrãs à espera dos tempos finais foram vividos com um bocado de apreensão, pois o carro do Ott Tanak tinha um problema e o mesmo poderia acontecer no carro do Ogier, mas quando ele terminou foi uma ótima sensação…” disse o Chefe de Mecânicos do carro #1, que tem agora a possibilidade de viver mais e melhores sensações, mas será que sente mais responsabilidade? “Sinceramente, sinto a normal, como todas as épocas que já fiz no Mundial. Mas sei que temos uma oportunidade de ser Campeões este ano e é para isso que estamos a trabalhar dia após dia”, revelou Miguel Cunha, que tem a seu lado na equipa o jovem Bernardo Fernandes, outro português da M-Sport, que no caso colabora diretamente com o Miguel Cunha, pois é o engenheiro da dupla Sébastien Ogier/Julien Ingrassia.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
joseaalves
joseaalves
7 anos atrás

Boa Miguel! excelente!!! A oportunidade está aí; tirem o máximo proveito da evolução e da competição.
Amanhã, a experiência será mais exigente, mais motivadora e… muito mais gratificante!
Em maio cá estaremos, boa sorte até lá… AHH! gente boa de Portugal!

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado