CNR, Rali do Algarve: Fontes lidera em dia atribulado

Por a 12 Novembro 2016 22:12

José Pedro Fontes lidera confortavelmente o Rali Casinos do Algarve, numa prova muito equilibrada na luta pelo segundo lugar. Nos 2WD, Diogo Gago é um líder também ele confortável, enquanto no Challenge DS3 R1, os dois candidatos ao título já estão longe do topo da classificação do troféu. O rali ficou ainda marcado por um acidente de Elias Barros, em que foi maior o susto que as consequências graves…

Miguel Barbosa e Miguel Ramalho, em Skoda Fabia R5 venceram a derradeira especial do primeiro dia do Rali Casinos do Algarve, a super especial de Lagos, com uma extensão de 1.52 Km, mas na frente do rali nada mudou e os líderes são José Pedro Fontes e Inês Ponte, que aos comandos do seu Citroen DS3 R5 comandam com um confortável avanço de 49.90s para Pedro Meireles e Mário Castro (Skoda Fabia R5).

O rali teve pouca história no que à primeira posição diz respeito, já que logo no primeiro troço, a primeira passagem por Chilrão, Fontes ‘deu’ 11.50s ao seu adversário que ficou mais perto, Carlos Vieira, voltou a vencer na segunda especial, Alferce 1, ‘dando’ mais 16.30s ao segundo colocado e ao cabo de dois troços a margem já ‘tocava’ nos trinta segundos de Fontes para Pedro Meireles. As coisas não mudaram nada na terceira especial, nova vantagem significativa face ao segundo colocado, e no final da quarta especial, Alferce 2, Fontes já liderava com um avanço de 52.50s, nada arriscando na super especial, chegou ao fim do dia com o rali praticamente ganho, tal é o avanço.

Contudo, a luta pelo segundo posto foi bem mais interessante. O segundo lugar começou por pertencer a Carlos vieira, mas com os restantes pilotos muito por perto, Em Alferce as margens começaram a ser maiores, e Meireles passou a ser o novo segundo colocado, agora com uma diferença de 4.2s face a João Barros, só que o piloto do Ford Fiesta R5 atacou e no final do quarto troço passou a ser ele o segundo colocado, só que, com uma diferença de apenas 1.4s que o Campeão de 2014 inverteu na super-especial do fim do dia, passando a ser ele o segundo, com 0.8s de avanço para Barros. Carlos Vieira é quarto 22.2s mais atrás e na quinta posição roda Miguel Barbosa, a 53.70s de Vieira, depois de ter tido alguns problemas.

Gago confortável

Na luta pelo título dos 2WD, a questão é semelhante à tabela absoluta, já que Diogo Gago lidera confortavelmente o rali, com 55.80s de avanço para Gil Antunes. Paulo Neto já ficou pelo caminho, pelo que o título se vai decidir entre Gago e Antunes, mas com esta diferença, o piloto algarvio vai entrar em modo de gestão, fazendo o suficiente para manter Gil Antunes atrás de si, mas sem nada arriscar. Contudo, isto são ralis e até ao lavar dos cestos, é vindima…

Bom espetáculo está a dar Ricardo Teodósio, no Porsche 997 GT3 alugado a Vítor Pascoal. Em estradas que conhece como ninguém, a superior potência do Porsche não é a ideal face à grande agilidade dos R5, pelo que a melhor posição num troço foi um sexto lugar, estando a dupla no oitavo lugar da geral. Já Márcio Marreiros, habitual concorrente dos regionais, na sua estreia num rali do campeonato nacional é nono classificado. O top 10 é fechado por Paulo Moreira/Marco Macedo (Peugeot 208 R2).

Na Taça FPAK é Daniel Nunes o mais rápido seguido de Carlos Fernandes, a 6.4s e Eduardo Veiga e Miguel Vasconcelos, a 1m32.90s. Na prova principal, Fernando Peres/José Pedro Silva desistiram com problemas mecânicos. Carlos Martins/Daniel Amaral também já não se encontram em prova, tendo abandonado pelos motivos que vamos contar mais abaixo.

No Challenge DS3 R1 o líder é Gonçalo Inácio, seguido de Hugo Lopes e Ricardo Sousa. Diogo Soares foi forçado a abandonar, mas regressa amanhã pelo que ainda continua a luta pelo título. André Rodrigues/Eurico Adão desistiram devido a despiste, sem consequências físicas para esta dupla.

Acidente assustou

A prova ficou ainda marcada por um acontecimento que se poderia ter revestido de consequências graves, mas de acordo com o que foi possível apurar, tudo não passou de um grande susto, com duas pessoas a terem que passar pelo hospital, mas sem ferimentos de grande gravidade. Uma destas pessoas é o pai do piloto Carlos Martins, que foi projetado pelo Ford Fiesta R5 de Elias Barros, que saiu de estrada num local em que se encontravam muitos espetadores, projetando alguns, ficando outros feridos. Testemunha presente no local referiu ao AutoSport que ficou a nítida sensação que o piloto terá ouvido mal uma nota e numa zona em que devia curvar à esquerda seguiu em frente, e quando deu conta do erro, já era tarde. Ainda assim fez o suficiente para diminuir muito as hipóteses de haver feridos mais graves, mas não evitando um embate. A prova foi interrompida, os socorros às vítimas foram feitos e a prova recomeçou quando voltaram a estar reunidas as condições de segurança.

Amanhã há mais quatro troços, SS 6 Monchique 1 (9,93 Km) 10h00; SS 7 Fóia 1 (20,07 Km) 10h23; SS 8 Monchique 2 (9,93 Km) 11h01 e SS 9 Fóia 2 (20,07 Km) 11h24. A chegada é na Praia da Rocha às 12h30. Se necessário aceda ao separador ralis do nosso site onde encontra o Guia da Prova, com todos os mapas e acessos da prova.

Classificação

1 José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen DS3 R5) 38:32.10

2 Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda Fabia R5) a 0:49.90

3 João Barros/Jorge Henriques (Ford Fiesta R5) a 0:50.70

4 Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Citroen DS3 R5) a 1:12.90

5 Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda Fabia R5) a 2:06.60

6 Diogo Gago/Hugo Magalhães (Peugeot 208 R2) a 2:27.80

7 Gil Antunes/Diogo Correia ( Renault Clio RS R3T) a 3:23.60

8 Ricardo Teodósio/José Teixeira (Porsche 997 GT3) a 3:27.30

9 Márcio Marreiros/Rui Serra (Mitsubishi Lancer Evo IX) a 4:02.30

10 Paulo Moreira/Marco Macedo (Peugeot 208 R2) a 5:41.80

11 Marco Reis/Nuno Carvalhosa (Skoda Fabia R2) a 7:52.50

12 Marcelo Ávila/Miguel Sousa Azevedo (Citroen Saxo VTS) 9:41.20

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado