Nico Rosberg: “Subi o Evereste, estou no topo e não vejo ninguém mais alto!”

Por a 9 Dezembro 2016 10:07

A conversa é tanta que Nico Rosberg já teve que vir a público negar que possa regressar à F1, depois de algum tempo fora, sendo vários os ‘observadores’ que referem um possível regresso ao estilo de Schumacher ou Raikkonen. Mas não: “É um capítulo encerrado para mim….Talvez vá ter saudades, mas regressar, não!” disse Rosberg que teve também que se ‘defender’ das críticas de Niki Lauda, que alegou que a Mercedes parece estúpida com a atitude do alemão em sair à última da hora: “não sei porque é que ele diz isso, acho que ele não deve ter percebido bem”, começou por dizer Rosberg, que explicou melhor: “a pressão foi muita, por vezes até tinha dificuldades em dormir, lutar tanto com o Lewis e perder duas vezes foi horrível, tive que lutar mais e mais, e batê-lo foi muito cansativo psicologicamente. Fiz treino mental, meditação, para conseguir bater o Lewis tive que subir a outro nível, no último inverno comprei dois karts e fartei-me de treinar, tanto quando tinha 14 anos e luta no Mundial de Karting, percebi que para conseguir bater mais vezes o Lewis tinha que correr mais riscos e agora atingi o objetivo. Claro que podia ter continuado, defender o meu título, mas porquê tinha de fazê-lo? Há quem queira mais e mais, mas eu queria ser Campeão do Mundo de F1, e consegui! Subi o Monte Evereste, estou no topo e não vejo ninguém mais alto!” disse Rosberg que talvez agora consiga fazer Niki Lauda perceber. Por acaso até é curioso Niki Lauda estar a colocar tanto ênfase nesta questão, quando ele próprio, em 1979, com a Brabham, terminou um treino mais cedo no GP do Canadá dizendo que “Estava farto de andar às voltas…”, regressando três anos depois para mais quatro épocas com a McLaren, onde conseguiu mais oito vitórias e um título Mundial.

Polémica com Lauda à parte, Nico Rosberg é de opinião que Pascal Wehrlein é uma boa escolha para o substituir, mas não se quer meter na questão: “Pascal é uma grande esperança para o futuro alemão na F1. Claro que ele está na lista, mas não posso dizer mais. Espero é que seja um bom piloto que dê muita luta ao (Lewis) Hamilton.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mharyus
mharyus
7 anos atrás

Estas declarações reforçam a opinião que tenho do Nico, e em relação a forma como lidou com a pressão então…

freerider
freerider
7 anos atrás

Dos Alpinistas (himalaistas) que subiram o Everest, descem ao campo Base para contar a história. Ninguém lá fica vivo.

STP
STP
7 anos atrás

E o que dirão Shumi,o Seb que lhe deram asas, Seb dos rallyes, Seb do dielselgate, Lewis, Alonso, Kimi, Button e só para falar de alguns, estes são estratosféricos se ao subir o Evereste não se vê mais ninguém…

VarioR
VarioR
7 anos atrás

Por isso é que vais fugir.

Tens a certeza que não chegas lá novamente em condições normais

asfalto
asfalto
Reply to  VarioR
7 anos atrás

Exatamente, condições normais, e podemos comparar. Qual o estatuto do contrato de cada um? Usando o mesmo critério que usaram na Áustria, quantas vezes tinham que penalizar o Hamilton só esta época? No México quando se falha a travagem segue-se em frente que assim não me passam, mas também aí o critério não é igual para todos, talvez só para quem querem que seja campeão. Assim ninguém consegue ter motivação para continuar.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Pois… Para quem dizia que o fraco psicologicamente era Hamilton, Rosberg teve de fazer muita coisa para conseguir estar ao nível do Lewis. É aqui que se vêem os fora-de-série, a esses sai-lhes (em parte) naturalmente (é certo que também têm de trabalhar duro para conseguir manter o nível). Sobre o Lauda, também não entendo as declarações e a raivinha que vai tendo ao Rosberg, porque ele também desistiu na ultima corrida, frente ao Hunt, dizendo que era mais importante a família que uma corrida ou um campeonato, entregando assim o título ao inglês. Por isso não condeno em nada… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Não percebo a sua fixação com Lauda e Hamilton. Lauda tem dado bocas ao Rosberg, e quando lemos as declaraçãoes de Rosberg, mais se compreende porque Lauda não está com Rosberg. Lauda subiu o Everest 4 vezes, mas só chegou ao topo 3 vezes. A vez que ele o escalou e não chegou ao topo, perdeu as orelhas e as sobrancelhas, coisa que acontece a alguns alpinistas. Se voçê imaginar a coragem que Lauda teve para voltar depois daquele acidente, e de ter recebido a extrema unção, para defender o seu primeiro título, para no ano seguinte vencer pela segunda… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  ernie
7 anos atrás

Mais uma razão para Lauda ser dos que melhor entende esta decisão, Rosberg é um homem de família e quer desfrutar disso mesmo. Isto foi algo que Lauda disse quando decidiu desistir dessa corrida, após esse horrível acidente. Por isso é que não entendo as declarações de Lauda, quando este deveria ser o primeiro a apoiá-lo porque sabe o quanto a vida pode acabar de um segundo para o outro. Ele pode criticar o que seja a Rosberg, mas no final devia mostrar algum respeito pela decisão do seu piloto e já está, em vez disso apenas critica, como se… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Lauda também era homem de familia, e não desistiu de correr depois do acidente. Apenas abandonou o último GP de 76, e em 77 foi campeão. Como ele próprio disse, depois de vencer o seu primeiro título, começou logo a pensar como iria vencer o segundo. Rosberg, também pensou como iria vencer o segundo, e percebeu que nem o primeiro vencia sem ajuda, quanto mais vencer o segundo. Sinceramente, dou muito mais valor ao título de Damon Hill, que todos consideram um piloto de classe inferior, mas que eu considero muito mais piloto que Rosberg. Rosberg é um rato de… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Lauda critica Hamilton, porque o “rapazito” mesmo sendo um piloto com um talento muito acima da média, revela alguma pobreza de espírito. Mas é sem dúvida bem superior a Rosberg, tanto em talento como em “fibra” de campeão.
Rosberg merece o respeito que merecem todos os que não têm T*mates de campeão. Rosberg é provavelmente o campeão que menos merece o título até hoje, claro porque pilotos que mereceram menos algum(s) titulo(s) que obtiveram, acabaram por conquistar outros que foram perfeitamente merecidos, e por isso têm direito a serem considerados verdadeiros campeões, sim refiro-me a Prost e Schumacher.

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Claro que o Rosberg não diz tudo, a pressão sempre existiu, o trabalho para ser competitivo sempre existiu, e não é uma novidade para o Rosberg. A maior força é a força mental, e quando se sabe que teve e teria que remar contra a maré por varias razões, numca conseguiria motivação e força mental como teve até ser campeão, basta ver quanto ganha o Hamilton mais que ele, e perguntar ao patrão da F1 quem prefere ter como campeão. Não seria por isso que o Rosberg deixou a F1 sem campeão.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

E o titulo desceu o Everest de paraquedas quando o Rosberg estava a subir.
O Hamilton tentou apanhar o paraquedas mas o Toto Wolff passou-lhe uma rasteira, e o Lauda a rir-se as gargalhadas… sacana!

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado