Michelin mantém desejo de voltar à Fórmula 1

Por a 9 Fevereiro 2016 11:26

Em 2016 a Michelin volta a ser o fornecedor exclusivo de pneus no MotoGP, mas a marca parece não querer ficar por aqui. Segundo o diretor do departamento desportivo da Michelin, Pascal Couasnon: ”Continuamos interessados na Fórmula 1.”

Na modalidade o ano de despedida foi 2006, com a marca a ver a sua imagem ficar fortemente penalizada após o Grande Prémio dos Estados Unidos de 2005, em que apenas alinharam os monolugares equipados com pneus Bridgestone.

Apesar dos anos de afastamento, a Michelin continua ‘de olho’ no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, com a marca a entender que devia haver uma alteração nas próprias jantes. “Sabemos que algum dia isto terá tendência a mudar. Se a ideia é transmitir a tecnologia dos circuitos às ruas, os monolugares teriam de ser mais semelhantes a um carro normal. Procuramos demonstrar os nossos conhecimentos numa competição que misture espetáculo e tecnologia, mas pensamos que as jantes deveriam medir 18 polegadas (hoje são de 13). Esta alteração é barata e faria com que os monologares fossem 1,5s mais rápidos, além disso os nossos pneus são mais baratos do que os dos demais fornecedores”, disse Pascal Couasnon.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
anotheruser
anotheruser
8 anos atrás

Seria muito bem vinda qualquer competição contra a Pirelli, todavia essa alteração das jantes não tem nada de barato, uma vez que iria implicar não só re-desenvolvimento de toda a aerodinâmica de todo o carro, bem como diminuição do ângulo de visão do piloto, o que por sua vez iria fazer subir a posição relativa do cockpit (ou avançar o cockpit), com toda a alteração do centro de gravidade do carro e as inevitáveis alterações nos regulamentos para permitir estas outras alterações. E quanto a alterações nos regulamentos, estamos conversados. O máximo que conseguiram acordar foi na montagem dum “tampo… Ler mais »

Rui
Rui
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

A Michelin fala em alteração de Jantes não nas medidas dos pneus!

anotheruser
anotheruser
Reply to  Rui
8 anos atrás

Isso depende que quando é a notícia. Eu já vi simulações das duas situações. Um mero aumento do diâmetro da jante irá implicar alteração da estrutura do pneu e do seu processo de fabrico (custos a suportar pela Michelin, mas que depois são passados para as equipas. Creio que cada equipa paga actualmente 1 milhão de euros que depois é entregue à Pirelli). De qualquer modo a jante mais larga irá alterar o fluxo aerodinâmico em torno dos pneus, pelo maior diâmetro da jante e de seus raios e consequentemente haverá necessidade de re-desenhar toda a aerodinâmica, desde a asa… Ler mais »

SantoSSport
SantoSSport
8 anos atrás

Faria mais sentido acabarem com o monopólio da Pirelli deveria existir concorrência para aumentar i espectáculo assim como as performances isto com custos controlados pre estabelecidos pela FIA e com as marcas de pneus envolvidas. Concorrência faz muita falta, melhor espectáculo,melhor qualidade.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1