Max Verstappen: “Se me lixam a corrida, não lhes vou facilitar a vida”

Por a 29 Agosto 2016 10:22

Abriu-se uma guerra ontem no GP da Belgica de Fórmula 1, com os dois pilotos da Ferrari a insurgirem-se contra Max Verstappen, alegando que este tem vindo a ser demasiado agressivo em pista. Nas últimas corridas foram varias as vezes em que Verstappen e o pilotos da Ferrari têm passado por momentos mais ‘quentes’ nas corridas e em Spa não foi exceção.

Verstappen foi novamente criticado por Raikkonen no final da corrida por ter alegadamente defendido de forma incorreta a sua posição durante o GP da Hungria e agora novamente na Bélgica. Depois do toque em La Source, a gota de água foi quando Raikkonen se preparava para o passar em Kemmel e o holandês se colocou à sua frente no último momento, quando ambos rodavam a grande velocidade. Raikkonen teve que travar, e o acidente poderia ter sido feio.

Estou sempre pronto para boas lutas e disputas leais, mas quando tenho que travar em Kemmel para não lhe bater, porque ele muda de direção depois de eu já lá estar, não é correto. Tivemos sorte de não ter um grande acidente. Ter que travar aquela velocidade não aconteceria com qualquer outro piloto. Se não tenho travado tinha-lhe batido com o acelerador a fundo. Não é correto, mas parece não importar…” disse Kimi Raikkonen. Na verdade, Verstappen só mudou de direção uma vez, e isso pode tê-lo salvo de uma penalização, mas é verdade que um movimento daqueles esteve muito perto de acabar muito mal.

Max Verstappen comentou a situação, falando primeiro do que se passou na primeira curva, onde foi apertado pelos dois Ferrari depois de ter partido mal e metido por dentro numa nesga de pista em La Source. Vettel tentava passar por fora, apertou Raikkonen e os três sofreram com o incidente. Mais tarde, Verstappen tapou Raikkonen em Kemmel, antes da travagem, e depois justificou-o: “É ridículo, mas fica sempre bem na TV alguém a queixar-se. Especialmente depois de me apertarem na curva 1, não iria ceder a minha posição com tanta facilidade. Estava só a defender a minha posição e se alguém não gostou problema é seu…”

Já hoje, o holandês disse que Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen deviam ter vergonha da forma como o criticaram depois do que diz terem feito na primeira curva da corrida: “Penso que deviam ter vergonha por ter causado um incidente daqueles, tendo em conta a experiência que têm e depois queixam-se de mim. Não têm que fazer um drama pelo que sucedeu depois, e têm que perceber que não fiquei feliz por me terem estragado a corrida” disse Verstappen, que continua totalmente convencido que a culpa do incidente da primeira curva é totalmente de Vettel: “Havia espaço para os três carros, quando eu estava ao lado do Kimi, que começou a apertar-me e se o Vettel não tem metido tanto para dentro, todos passávamos. No vídeo vê-se perfeitamente quando o Vettel mete para dentro aproxima-se do Raikkonen que bate no meu carro. Se me lixam a corrida, não lhes vou facilitar a vida. Eles têm que perceber isso. Se nada daquilo tivesse sucedido na curva 1, não teria sido tão agressivo face a Raikkonen. De qualquer forma, penso que ele tenha levantado o pé, e os Comissários não disseram nada, portanto está tudo bem” disse Verstappen ao Motorsport.

F1: DE QUEM É A CULPA DO INCIDENTE DA PRIMEIRA CURVA?

Sebastian Vettel é de opinião que a culpa do incidente da primeira curva é de Max Verstappen. Tudo aconteceu quando Max Verstappen, que saiu da primeira linha da grelha de partida, arrancou mal, os dois Ferrari passaram para a sua frente ainda antes de La Source, mas o holandês mergulhou para a parte interior da curva à direita, numa nesga que viu ‘aberta’. Ao seu lado esquerdo estavam Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel que por fora tentava passar toda a gente e chegar ao segundo lugar atrás de Nico Rosberg, mas com La Source a estreitar, o alemão fletiu para dentro, e apertou Raikkonen. Em condições normais, o finlandês reagia deixando espaço ao seu companheiro de equipa, mas o problema é que por dentro estava Verstappen. Sem espaço, todos se tocaram, Vettel entrou em pião, Verstappen danificou uma asa e Raikkonen também se atrasou, também com a asa dianteira do seu Ferrari danificada.

Parti muito bem, e era 2º atrás de Rosberg. Cheguei à primeira curva na frente, mas por fora. Mal via o Kimi, pois tinha mais do que meio carro à frente” começou por dizer Vettel. As imagens confirmam-no, mas ao seu lado não havia espaço para dois carros. Raikkonen tinha as rodas da frente à frente do bico do Red Bull de Verstappen, e momentos depois Vettel entra em pião, porque Raikkonen não pode dar espaço a Verstappen e Vettel não deixou espaço a Raikkonen para alargar a sua trajetória: “Penso que foi atrevido por parte do Verstappen, tentar recuperar duas posições ali mergulhando no interior da curva e obviamente o Kimi não podia virar e seguir o que eu estava a fazer estando na frente desse grupo de três carros” disse Vettel. É verdade que ali três carros não cabiam: “Gosto dele, é agressivo, é uma das suas forças, mas algumas manobras, especialmente em travagem não penso que sejam corretas e julgo que ele tem que perceber isso. Não foi o mais inteligente porque todos perdemos tempo” disse Vettel.

Quando Max Verstappen chegou à sua boxe após a bandeira vermelha da corrida depois do acidente de Kevin Magnussen, explicou a Christian Horner “Fui por dentro, o Sebastian tentava ir para a frente” “Não foi culpa do Kimi” respondeu Horner. ”O Sebastian não lhe deixou espaço”. Vettel, sendo o piloto que está mais por fora, não deixou muito espaço, até porque Raikkonen tinha do seu lado direito por dentro Verstappen. Dois carros, passavam, três foi impossível… foi o próprio Christian Horner a dizer a Verstappen que a culpa do que se passou na partida foi de Vettel, que apertou Raikkonen, não lhe deixando espaço. Cada um pensa da sua forma, e o que pensa o leitor?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
59 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

Até agora 12 idiotas não viram o Vettel bater no Kimi! O Vettel tem sido uma desgraça e só tem engrandecido o trabalho do Alonso na Ferrari. Custa a engolir? Quantos pontos negativos merecem as minhas palavras sábias?

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Já percebi (finalmente!). A culpa é do Vettel, porque ficou com o lugar do Alonso na Ferrari!! Sendo assim, bana-se o Vettel e todos os que vierem a ocupar tal lugar. E eu a pensar que o doente pelo Alonso era só o RPMS… afinal há mais.

*RPMS*™
Reply to  Pity
7 anos atrás

Hmmm, ok! Vou colocar a questão que colocou em cima e trocar-lhe o nome no final para ver se assim também a incomoda: Ainda gostava de saber o porquê de tanta raiva ao Alonso? Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Não é raiva, é embirração, por certas atitudes que essa pessoa tomou há uns anos atrás, antes mesmo da sua primeira estadia na McLaren, agravadas nessa altura. Só que essa embirração é com o homem, pelo que não influi na sua actividade profissional. Pode ter a certeza que se ele se envolver num acidente, sem culpa, eu não o vou culpar.

*RPMS*™
Reply to  Pity
7 anos atrás

Então também pode haver quem tenha uma certa “embirração” com outros pilotos. Cumprimentos

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Não percebem que o Alonso evoluiu a postura e agora está um senhor. E também não percebem que é idiota fazer juízos de valor sem conhecer pessoas ou circunstâncias. O Alonso banalizou Kimi e Massa e fez melhor que Vettel, talvez com piores condições.

*RPMS*™
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

E essa meu caro, é a grande verdade! Muitíssimo bem escrito. Cumprimentos

gillesi
gillesi
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Até aqui há 12 idiotas que desconhecem o caminho da verdade, louvores a Deus, aos astros ou quem quer que governe este planeta pela existência de alguém só ou em larga minoria que lhes mostre o caminho da luz. Alguém assim, capaz de reverter a noção de maioria não é idiota certamente, para isso é necessário um QI de 70 mais coisa menos coisa e…

*RPMS*™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

E fala-se em doentes e aparece o forista do i. Os outros são doentes do Alonso do Zé e do Manél, o forista do i não é doente, nem faccioso, nem fanático do Vettel…isto há coisas… Cumpr(i)mentos

gillesi
gillesi
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

É curioso que quando o.assunto são números, o teu post puxe a conversa para o lado subjectivo. Não sei se já reparaste mas tenho deixado de responder a alguns dos teus posts. Não é por falta de argumentos, é porque eles não têm interesse nenhum para uma troca de argumentos que produza alguma luz sobre um assunto em questão. Relativamente ao post em que eu raspava os cascos, sobre esse tipo de linguagem já aprendeste uma dura lição, continua se queres saber o melhor de ti.

*RPMS*™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

“…já aprendeste uma dura lição…” Acho que pela primeira vez fiquei intrigado com algo que tenhas escrito, que lição terá sido essa? O post em que tu raspas os cascos são todos em que apareça o Alonso, simples, o nome aparece e tu, automaticamente, raspas… Quando o assunto são números??? Estás todo queimadinho pá. Os números que me interessam são o número de vitórias do Vettel este ano: ZERO. Tal como zero é o que eu disse de subjectivo, afirmo objectivamente, que tu acusas outros de serem doentes mas tu és dos mais doentes/facciosos/fanáticos que por aqui andam…acho que estou… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Espero que não me vetem este como vetaram o da moita durante as festas. E como se vê uma discussão sobre o número de pessoas que estão de um lado ou de outro já vai em acusações de fanatismo, demonstrações de fanatismo e paleio tauromáquico. Não é necessário exaltares-te, já esperava uma resposta deste género, também,vindo de quem vem, cuja maior qualidade é não valer uma m e r d a, não era de esperar mais. Agora escolhe bem as palavras, porque vai ser um comentário em modo No Reply.

*RPMS*™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

A sério!? Outra vez a conversa do coitadinho e que o AS veta os teus comentários? Achas que alguém acredita que o AS dá-se ao trabalho de vetar comentários de um insignificante como tu? Ridículo… Tu não tens é maneira de contestar que és um facciososito. Tal como também não consegues contestar que o teu herói este ano: ZERO, BOLA! Cumpr(i)mentos

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Lol. Ámen.

noteam
noteam
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Eu sou adepto do Alonso e não torno este incidente numa batalha Vettel/Alonso. O Alonso também cometeu os seus erros na sua passagem pela Ferrari, assim de repente lembro-me da Malásia em 2013 por exemplo. O que me custa é ignorar totalmente os factos só porque se trata do Vettel, como diz e bem, é vettel que bate no Kimi e não o contrário, é simplesmente um facto e um facto que se repete esta temporada.

gillesi
gillesi
Reply to  noteam
7 anos atrás

Pois não, mas o Vettel para si não deixa de ter culpas no cartório, nem que seja uma percentagem pequena. Vamos assumir que quem escreve no F1.com, Live Comentary sabe o que está a fazer e o veredito foi: repetições demonstram que foi um caso de tentar meter 3 onde não cabem. Verstappen foi ultra agressivo e provocou o toque entre os Ferraris. Aqui é. Que há muitas preferências e normalmente distorcem a opinião. Mais, Vettel donde estava nem via o Max, tudo o que tentou foi sair melhor do gancho que o Kimi e, aliás, seria muito parvo estar… Ler mais »

noteam
noteam
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Em que medida ” tentar meter 3 carros onde não cabem” atribui automaticamente ao culpa ao Max? O Vettel ver ou não o carro do Max é indiferente, porque o problema nunca foi esse, o problema foi ter fechado demasiado a trajectória quando não devia, eu já disse, e volto a dizer que muito provavelmente o Max não teria conseguido evitar o contacto com o Kimi, mas isso é uma suposição, não um facto. O Max teve a oportunidade de mergulhar por dentro, havia espaço para isso, não é ilegal o que fez. Demasiado optimista?Talvez, causador to toque? Não. Se… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  noteam
7 anos atrás

Lá está, só viu o que lhe apeteceu. Os comentadores do F1.com disseram que tinha sido um caso de meter 3 onde não cabem e também disseram: Verstappen resolveu ser ultra agressivo por dentro, mas belisca os 2 ferrari, contacto por todo lado. E essa parte do Vestappen ser ultra agressivo o caro já não viu ou fez que não viu, porque toda a sua retórica na análise do acidente deriva de ser fã de outro piloto, logo Vettel que ter alguma culpa. Ele que nem tocou em ninguém, foi tocado pelo Kimi quando este tentou fugir do Max que… Ler mais »

noteam
noteam
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Não tenho paciência para estas “discussões”, as imagens continuam disponíveis, quem quiser ver está tudo lá, quem não quer não vê, é tão simples quanto isto.

*RPMS*™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Atenção por favor! Peço atenção a esta pérola acerca do Vettel: “Ele que nem tocou em ninguém, foi tocado pelo Kimi quando este tentou fugir do Max…” Isto sim, é uma análise épica! Afinal, foi Kimi que tocou em Vettel e não o contrário. Rigor, imparcialidade, seriedade…eis o forista do i. Cumpr(i)mentos

can-am
can-am
7 anos atrás

Mais uma vez opiniões há para todos os gostos mesmo que o fanatismo de alguns lhes tolde a visão, por assim dizer. 1º- Estão 3 pilotos a par para fazerem a 1ª direita, Vestappen por dentro, Raikonnenn no meio e Vettell por fora. 2º- É o Vettell quem começa por apertar todos os outros,batendo no Raikonnenn que por seu lado vai bater no Vestappenn que estava por dentro e portanto a curva era dele. A asneira e grossa foi feita pelo Vettell que tomou a linha de curva, como se não estivesse ninguém ao lado dele!!! Repito, inadmissível para um… Ler mais »

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  can-am
7 anos atrás

O primeiro objectivo na largada è chegar à primeira curva o mais dentro possível… para ter vantagem sobre quem vem por fora. O Max fez o que tinha que fazer… o Vettel nao quis alargar a trajectória para nao ser ultrapassado e apertou com o Kimi… o Kimi nao tinha por onde se mexer e levou com o Vettel. Vejam o onboard do Max e percebem que ele nao fez nada de errado.

seven
seven
Reply to  Miguelgaspar
7 anos atrás

Já escrevi isto noutro comentário a notícia versando este tema: e se em vez do VER tivesse sido o KVY?!!!
As barbaridades que se disseram quando fez aquela ultrapassagem fenomenal na China. Mas aí era o odiado KVY…

noteam
noteam
Reply to  seven
7 anos atrás

Sem dúvida alguma, cruxificado por ter feito apenas uma ultrapassagem sensacional, no entanto isso não apaga o episódio da Rússia.

*RPMS*™
Reply to  seven
7 anos atrás

Esta é muitíssimo, mas muitíssimo mesmo, bem escrito! Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Raikkonen tem toda a razão em, mais uma vez, se queixar da maneira como Max defende… Porque mais uma vez, não fossem os reflexos de Kimi e tinha acabado na traseira do holandês… Mas tudo bem, isto abre um precedente, a partir de agora, quando Max estiver atrás de Kimi, nada impede o finlandês de fazer o mesmo, depois Verstappen que não se queixe…

driver-on-track
driver-on-track
7 anos atrás

se eu fosse piloto da Ferrari em Monza dava-te um bom remédio para a tosse…..

acpinto
acpinto
7 anos atrás

Ainda não vi a corrida. Não sei se o kimi foi obrigado a deixar passar o verstappen depois da manobra deste em “les combes”. Se foi é ridículo! Mas queria voltar a afirmar que o que esta visto é que para fia o que interessa é o resultado de uma ma manobra e não a má manobra em si! Para mim esta manobra do verstappen em “les combes” é pior da que o rosberg na austria e na alemanha. Um tipo que está atrás ( mais de um carro ) no inicio da travagem e manda o carro para cima… Ler mais »

can-am
can-am
7 anos atrás

Uma nota final e para rematar : vamos supor que o Vestappen conduzia um Ferrari e que o Vettell e o Raikonnen conduziam os Red Bull. Seguramente a maré destes comentários virava completa e diametralmente. É que antes de falarmos é sempre bom pormo-nos no lugar do outro.

Pity
Pity
Reply to  can-am
7 anos atrás

Pela minha parte, mudava ZERO, estivessem os três em que equipa estivessem, e era assim que todos deviam ver as coisas.

*RPMS*™
Reply to  Pity
7 anos atrás

Ai Pity, olhe que eu sou de boa memória como já deve ter percebido. Vamos ver se um dia não acontece algo parecido mas com o Alonso no lado de fora e com o Vettel no lugar do Max… Cumprimentos 😉

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Dificilmente há dois casos exactamente iguais, mas se em vez do Vettel, estivesse o Alonso, garanto-lhe que a minha opinião seria a mesma. É a situação que conta,não o nome dos artistas. Digo-lhe mais, em termos de correcção em pista, o Max tem muito a aprender com o Alonso. Só me lembro do Alonso ter feito “das dele”, no princípio da carreira, em que fez um brake-test ao Coulthard, não me lembro já em que corrida, de resto, nada tenho a apontar-lhe. Bem… aquele apertãozinho ao Hulkenberg na via de boxes, quase me desmente, mas como não acho que fosse… Ler mais »

J3T3
J3T3
7 anos atrás

Culpa clara do Vettel.

felgueiraszed
felgueiraszed
7 anos atrás

Sim…..rica decisão!!!!!!
Devemos ter sempre presente a tensão dos pilotos durante a competição…..e claro, as coisas acontecem….., mas declarada e abertamente dizer que se criam situações menos correctas e até perigosas como retaliação?!!!
Então o problema já é outro e acho que a direcção de corrida, ou quem de direito, devia actuar e penalizar quem tal procedimento tem deliberadamente

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado