Mario Andretti: “Os gloriosos dias da Fórmula 1 são agora”

Por a 10 Fevereiro 2016 14:53

Contra a corrente, em entrevista ao diário espanhol el Pais, Mario Andretti revelou ser de opinião que ao contrário do que muita pensa “os gloriosos dias da Fórmula 1 são agora”. O Campeão do Mundo de Fórmula 1 de 1978, que correu desde o final dos anos 60 até ao início dos anos 80, não é de opinião que aqueles tenham sido os melhores anos da F1: “Haverá sempre gente que dirá que, naqueles tempos é que era”, mas o italo-americano que conta agora com 75 anos diz que “prefiro olhar em frente, gosto da enorme popularidade que tem agora a F1 em todo o Mundo e a sua tecnologia de ponta. No meu tempo, vimos coisas muitos boas, e grandes pilotos, mas como tudo na vida, a modalidade progrediu e eu adorava ser quarenta anos mais novo e poder ser piloto agora. Sou de opinião que os campeões de agora teriam sido campeões noutras décadas, mas também penso que o contrário também era provável. A única diferença é que tínhamos carros e circuitos menos seguros que hoje em dia.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Macedo
Macedo
8 anos atrás

Finalmente alguém que não vem com a conversa da treta do ‘antes é que era’. Uma lufada de ar fresco, finalmente. Muitos dos que dizem que a modalidade está morta, esperem até que a Ferrari comece a dominar ou até que tenhamos temporadas competitivas como por exemplo de 2005 a 2010/2012 e aí quero ver se dizem o mesmo. Por termos uma equipa que domina por completo a F1 atualmente só são apontados os pontos negativos, da mesma forma que quando houver competitividade serão apontados os pontos positivos ou, muito mais provavelmente, não será apontado nada.

Ice77
Ice77
Reply to  Macedo
8 anos atrás

Se o problema fosse só a Mercedes a dominar…
Como é possivel dizer que estes são os gloriosos dias da F1 quando maior parte das ultrapassagens são artificiais, através do uso do DRS? Com regulamentos ridiculos que penalizam os pilotos por tudo e por nada, com Tilkedromos cada vez mais feios, com pneus que tornam os pilotos os “poupadores de borracha”.
É por isso que as pessoas dizem “antes é que era”, porque antes sim havia competição, isto agora é uma brincadeira de miúdos.

ZOA
ZOA
Reply to  Macedo
8 anos atrás

Tretas dizes tu, então porque vais buscar épocas antigas e não valorizas estas ultimas?? Aqui não há tretas é a realidade, a formula 1 está mais que morta e não são muitos que dizem a perca de adeptos está no auge, fora os que viam e agora não passam cartão por haver mais competições interessantes. As épocas de 2005 até 2012 se achas que foi o ex-libris de competitividade então dá uma olhadela aos resumos das épocas anteriores até meio de 2001. O problema não é teres uma equipa a dominar, é sim mais grave do que isso, tens campeonatos… Ler mais »

Patuleia
Patuleia
Reply to  ZOA
8 anos atrás

amen!

Márcio
Márcio
Reply to  ZOA
8 anos atrás

Nem mais!!!

makkinen
makkinen
8 anos atrás

Este”artista”só foi campeão,porque em 1978 o contrato na Lotus assim o permitiu…ou tinha sido”arasado”pelo Ronnie.

Cágado1
Reply to  makkinen
8 anos atrás

Esse artista já tinha sido um piloto em foco no ano anterior, qdo tinha a seu lado o rápido e promissor Gunnar Nilsson. Os comentário que desvalorizam a sua vitória são totalmente injustos.

Cágado1
8 anos atrás

Grande Mario, assim é que é, em vez de puxar a brasa à sua sardinha aceita aquilo que é uma verdade evidente: todas as épocas têm o seu valor.

ligier
ligier
8 anos atrás

Percebo o Mario Andretti que para mais correu naquela época e portanto sabe do que fala. No entanto não posso concordar com ele. A Fórmula 1 1 era um teste muito mais físico na altura em que Mario correu e foi campeão. Esse glamour e verdade desportiva que a categoria viveu naqueles anos é agora irrecuperável. O Lotus com que ele foi campeão do mundo inaugurou na altura aquilo que se poderia designar como tecnologia de ponta da aerodinâmica: o efeito de solo. Foi o director técnico de Chapman que o descobriu por acaso num teste de túnel de vento… Ler mais »

Super Danilo F1 Page
8 anos atrás

Bom…nos 2000 dizia-se que os anos 80 e 90 foram os melhores e atualmente sentimos falta dos campeonatos enfadonhos dos anos 2000. Eu concordo também que desde o ano passado a F1 está pior do que nunca. Pelo menos antes mesmo com Schumacher vencendo tudo, tinhamos pilotos agressivos pilotando com agressividade. Os carros eram seguros tanto quanto são hoje, porém mais agressivos e com o belo som do v10. Aqui no Brasil o pessoal prefere as corridas antigas por causa dos pilotos de ponta brasileiros, mas acho que o problema não é apenas esse. A F1 vive seus momentos de… Ler mais »

ligier
ligier
Reply to  Super Danilo F1 Page
8 anos atrás

Sem dúvida. Percebo a vossa saudade de 86 e 87 com Piquet e Senna degladiando-se pelo protagonismo. Foram pilotos excepcionais e Senna o meu preferido de sempre. A fórmula 1 antiga vai sempre parecer mais interessante para alguns, e eu sou suspeito nessa opinião. Mas é indubitável que está menos interessante agora. DRs Kers e quejandos não teem rigorosamente piada nenhuma. Então se os reabastecimentos regressarem ainda pior. Os pilotos deviam ter liberdade de escolher os pneus que vão usar e se querem ou não parar para trocar para um novo jogo. A táctica de corrida do piloto é algo… Ler mais »

Super Danilo F1 Page
Reply to  ligier
8 anos atrás

Ola!! Na verdade eu conheço muito poucas corridas dos anos 80. O Senna eu acompanhei a partir de 1992 e 1993. Recentemente eu assisti a todas as corridas de 1993. Muitas corridas boas, mas outras terrivelmente chatas com o domínio total do Prost. Em 1994 e 1995 também corridas bem sem graças com uma outra exceção. Mas parece que as corridas atuais conseguem ser ainda mais chatas. E bem mais chatas! Sem equilíbrio, sem agressividade, sem uma ultrapassagem legal, sem nada. Ah não ser quando está chovendo e olha lá!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado