GP Austrália F1: Ferrari bate Mercedes

Por a 26 Março 2017 07:35

Sebastian Vettel venceu o Grande Prémio da Austrália batendo a Mercedes não só fruto duma estratégia mais acertada, mas essencialmente devido a um ritmo de corrida superior ao da Mercedes. Se o ano passado a Scuderia perdeu a corrida australiana devido a uma má escolha estratégica, este ano resolveu o problema precisamente ao manter Vettel em pista mais tempo depois de Hamilton já ter ido às boxes, com o alemão a passar o Mercedes com essa operação. Mas o verdadeiro sinal de que este anos ‘temos’ Ferrari foi dado a seguir, pois não demorou muito a que Vettel conseguisse distanciar-se, chegando ao fim da corrida cerca de dez segundos na frente de Hamilton, com a Mercedes a ser derrotada pela primeira vez desde a Malásia 2016, corrida em que o motor Mercedes de Hamilton ‘rebentou’ com muitas das suas hipóteses de ser Campeão.

Terceiro lugar para Valtteri Bottas na sua estreia com a Mercedes, batendo com facilidade Kimi Raikkonen, que foi quarto no segundo Ferrari. Quinto lugar para Max Verstappen, com a Red Bull sem qualquer hipótese de rodar mais perto das duas equipas da frente.

Felipe Massa foi sexto, depois duma corrida calma, ficando a perceber-se que a Williams está bem na frente do meio do pelotão, mas completamente só, pois o grupo seguinte está bem equilibrado, mas longe…

Sergio Pérez foi o melhor do pelotão do meio, depois duma luta muito interessante com Daniil Kvyat e Carlos Sainz, que foi oitavo. Nono lugar para Daniil Kvyat, com a Toro Rosso a ‘meter’ os seus dois carros no Top 10. Esteban Ocon pontuou, saindo-se muito bem duma grande luta com Nico Hulkenberg, o melhor dos Renault, que ficou à porta dos pontos. Houve boas lutas no meio do pelotão, por exemplo a que incluiu Esteban Ocon, Nico Hulkenberg e Fernando Alonso na fase final da corrida, com o francês a suplantar os seus adversários, depois de muita luta. Alonso era 10º mas acabou por cair duas posições antes de abandonar com problemas de vibrações, provavelmente suspensão, no seu McLaren.

O espanhol foi um dos sete abandonos, sendo Romain Grosjean o primeiro. O francês roda em 7º na fase inicial da corrida quando teve que rumar às boxes com o motor Ferrari a deitar fumo… ambos os Haas ficaram de fora, depois de Kevin Magnussen também abandonar, isto depois de ter batido em Marcus Ericsson na volta inicial. Lance Stroll também ficou pelo caminho perto do fim da corrida, enquanto Daniel Ricciardo, que partiu duas voltas atrasado devido a um problema com a caixa de velocidades do seu Red Bull, desistiu com problemas no motor. Depois do toque com Magnussen, Marcus Ericsson regressou à pista, mas teve que abandonar pouco depois. Jolyon Palmer também ficou pelo caminho com problemas de travões. Ainda classificados, embora a duas voltas do vencedor, ficaram Antonio Giovinazzi e Stoffel Vandoorne.

Classificação

1 Sebastian Vettel FERRARI 1:24:11.672
2 Lewis Hamilton MERCEDES +9.975s
3 Valtteri Bottas MERCEDES +11.250s
4 Kimi Räikkönen FERRARI +22.393s
5 Max Verstappen RED BULL RACING TAG HEUER +28.827s
6 Felipe Massa WILLIAMS MERCEDES +83.386s
7 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES +1 volta
8 Carlos Sainz TORO ROSSO +1 volta
9 Daniil Kvyat TORO ROSSO +1 volta
10 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES +1 volta
11 Nico Hulkenberg RENAULT +1 volta
12 Antonio Giovinazzi SAUBER FERRARI +2 voltas
13 Stoffel Vandoorne MCLAREN HONDA +2 voltas
NT Fernando Alonso MCLAREN HONDA DNF
NT Kevin Magnussen HAAS FERRARI DNF
NT Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES DNF
NT Daniel Ricciardo RED BULL RACING TAG HEUER DNF
NT Marcus Ericsson SAUBER FERRARI DNF
NT Jolyon Palmer RENAULT DNF
NT Romain Grosjean HAAS FERRARI DNF

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
43 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
noteam
noteam
7 anos atrás

A Ferrari é a grande vencedora de hoje, eu estava á espera de uma Ferrari em dificuldades para esta época e a verdade é que são neste momento os mais fortes, ligeiramente na frente da Mercedes. O Vettel fez uma corrida perfeita e está de parabéns. O carros este ano são realmente muito mais rápidos, infelizmente não trazem maior interesse ás corridas, o exemplo de hoje é a prova disso mesmo, foi uma corrida chata com muito pouco para contar. Esta corrida fez-me recordar os tempos em que a F1 era uma verdadeira seca, espero que haja pelo menos luta… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  noteam
7 anos atrás

E nem sequer temos comboios, eles não conseguem manter-se a menos de 1 s durante muito tempo.

noteam
noteam
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

o Max após a qualificação disse que quem chegasse á 1a curva na frente vencia a corrida, achei um bocado exagerado até porque a Austrália normalmente proporciona boas corridas e não é propriamente o Mónaco. É verdade quando fala nos comboios, assim que entram na janela dos 2s de diferença os pilotos começam a sentir enormes dificuldades e nem mesmo o DRS os ajuda por aí além. No fundo as corridas vão passar a ser muito mais estratégicas, lembrando as corridas que tivemos na última década, menos ultrapassagens na pista e muito mais nas boxes. Apoiei a mudança e sempre… Ler mais »

*RPMS*™
7 anos atrás

Este Ferrari está um verdadeiro “foguetão”, parece ser o carro mais rápido do plantel. Como os pilotos que lá estão são os mesmos que já lá estavam o ano passado, espero que não venham agora dizer que foi o “feedback” dos pilotos que fez isto…senão onde andou esse “feedback” o ano passado? Excelente trabalho dos engenheiros da Ferrari! Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

O feedback existe e é importante, mas se o carro não prestar, não há feedback que o salve, por muito bom que seja o piloto.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Pity
7 anos atrás

O Alonso que o diga! Por muito que berre ninguém lhe liga.

gillesi
gillesi
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

“Excelente trabalho dos engenheiros da Ferrari”. Nada mal para um saco de gatos como alguns “especialistas” que por aqui pululam lhes chamavam. O carro n 5 até tem piloto automático e tudo. Isto até pode não dar em nada, mas só imaginar o que para aí vai de azia, vai-me fazer sorrir por 15 dias, e não digas que não estás aziado, porque a tua primeira reação foi desvalorizar o trabalho do justo vencedor da corrida. Como até aqui vou remeter-me ao silêncio, não por tua causa, mas por causa da linha editorial aqui da casa, cujos esculcas também devem… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

LOLOLOLO…Acabou-se a vergonha!!! Então mas alguém que pela segunda vez desaparece que nem um cobarde, devido as fracas prestações do heroizinho, aparece agora só porque ganhou uma corridinha???! Olha lá, onde é que andaste em 2016? Estiveste outra vez “doente”? Eh,eh,eh… Cumprimentos

jaguar-r1
jaguar-r1
7 anos atrás

O 7º a levar uma volta de avanço. lol

mdcc220
mdcc220
7 anos atrás

Foi a primeira procissão do ano! Teremos mais 19. A aerodinâmica é fantástica, os carros estão muito mais bonitos e andam muito mais rápido. As voltas são muito mais rápidas que anteriormente, tudo está muito bom….menos as corridas. De que serve tudo isto se não há ultrapassagens? Se não se conseguem lutas taco a taco? Nem com DRS lá vão agora! Na corrida toda, vi 2 ultrapassagens simultâneas, do Hulkenberg e do Ocon ao Alonso quando este já estava com a suspensão danificada, porque antes disso o Mclaren que tem um motor Honda e anda menos 30 km/h que os… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  mdcc220
7 anos atrás

Mas olhe que ainda assim, apesar do Alonso já ter a suspensão danificada, há quem consiga dizer que essa ultrapassagem foi “brilhante”!… Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Olhe que até foi. Não pela ultrapassagem em si, essa foi fácil, mas porque, ao mesmo tempo que ultrapassava o Alonso, tinha de se defender do Hulkenberg, o que fez na perfeição. Não esquecer que o Ocon tem meia dúzia de corridas na F1.

mdcc220
mdcc220
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Eu percebo quem o disse: com estes carros, qualquer ultrapassagem tem de ser brilhante, porque é virtualmente impossível! Embora quem o tenha dito, não se estivesse certamente a referir a este argumento 😉 No entanto, meto a minha gasolina na fogueira: para mim, BRILHANTE foi o Alonso conseguir colocar um carro de GP3 nos pontos numa corrida de F1, metendo no bolso quem supostamente tem melhores chassis e melhores motores.

MVM
MVM
Reply to  mdcc220
7 anos atrás

O que a Pity disse.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Grande corrida de Vettel e Ferrari. Com uma pequena ajuda da Mercedes (e aqui culpo o Hamilton) por chamar demasiado cedo às boxes e assim saiu no meio do tráfego, o que o prejudicou e muito. Mas como já disseram, Austrália é uma circuito “esquisito”. Por exemplo, o ano passado, não fossem os safety cars e a Ferrari podia ter ganhou com dobradinha, tal a vantagem que tinham antes da entrada do primeiro safety car, depois ao longo do ano, afundaram-se. Por isso temos de ver as primeiras 4 corridas e perceber se estão realmente equiparadas… Era bom para o… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Não tenho nada a dizer. A culpa é claramente do Verstappen, da Pirelli e da FIA.
Forza Ferrari e Forza Rennie para todos os Anti-Ferraristas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Esqueceste-te de espetar o dedo.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Espetei ontem na asa da Mercedes, aquilo era duro mas cheirava a chocolate!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado