F1: Jacques Villeneuve aplaude decisão da FIA de banir movimento preferido de Max Verstappen

Por a 27 Outubro 2016 16:16

Após as mais recentes queixas no Grande Prémio do Japão sobre o comportamento de Max Verstappen, a FIA anunciou em Austin que o “movimento excessivo em travagem” não seria tolerável pelos comissários de prova. Uma maneira de limitar a técnica de defesa preferida do piloto holandês, e que ao longo deste ano tem suscitado muitas críticas, em particular do lado da Ferrari e do finlandês Kimi Raikkonen.

Para o campeão de 1997, Jacques Villeneuve, a medida vai permitir que os pilotos voltem a poder “mergulhar” pelo interior das curvas sem medo de surgir um acidente:

“Finalmente. O movimento era ridículo porque roubou muitas batalhas. Basta olhar para Suzuka, e para a luta entre o Valtteri Bottas e o Nico Hulkenberg. O Bottas manteve-se no lado de dentro, deixou espaço suficiente e assistiu-se a uma bonita batalha entre eles. Foi bom até para nós. E foi justo. O que o Verstappen e o Sainz fazem, eles olham pelos espelhos e bloqueiam. Portanto não existe sequer uma batalha. E é muito perigoso. Simplesmente não faz parte das corridas. Mas imagino que faça parte da nova geração de pilotos. Porque é assim que eles fazem nos jogos de vídeo, imagino. Não sei. Portanto é bom que tenham finalmente traçado uma linha. Espero que funcione”.

O canadiano acrescentou: “Não me lembro de nenhum dos meus rivais fazer isso quando estava na Fórmula 1. Nunca. Eu nunca o fiz. E penso que se algum piloto o fizesse por uma vez comigo, então na próxima corrida ou na próxima volta eu iria atirá-lo contra o muro. Penso que os carros de hoje são tão seguros que eles acham que podem fazer o que quiserem. Penso que o problema é esse”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Poseidon 2014
Poseidon 2014
7 anos atrás

Completamente de acordo!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Só é pena porque não vamos poder ver outros pilotos a usar a mesma manobra para fechar a porta ao Verstappen e depois vê-lo todo indignado porque teve que ir pela escapatória.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Não é preciso… já se viu no Mónaco em 2015.

sky47
sky47
7 anos atrás

Este sim…tocou na ferida….ainda me lembro da ultrapassagem (POR FORA) que fez ao Shumacher na parabólica do Estoril em 1996, imaginem se aqueles dois se pegavam no chega para lá como é usual hoje???

Jayss
Jayss
Reply to  sky47
7 anos atrás

E eu vi essa ultrapassagem ao vivo e a cores… Que espetaculo!!!

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Mas imagino que faça parte da nova geração de pilotos. Porque é assim que eles fazem nos jogos de vídeo, imagino.

Não imagines… é verdade. Eu quando jogava metia-os todos para fora da pista, hehehe!

dumberdog
dumberdog
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

LOL

pneu-quadrado
pneu-quadrado
7 anos atrás

Só agora é que fia decidiu tomar medidas porque um tal de chuchas verstapen era o que mais fazia estou completamente de acordo com o villneuve embora ele diga que sim hoje amanhã esta a dizer que não

dumberdog
dumberdog
7 anos atrás

Ainda bem que a FIA decidiu fazer algo a este respeito. Os pilotos em geral e MVerstappen em particular têm de perceber que há limites para o que podem ou nāo fazer em pista em situações de ultrapassagem.
Cumps.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1