A asa radical que nunca ‘chegou’ à Fórmula 1

Por a 19 Março 2017 21:20
Untitled-1

Já lá vão doze anos desde que se falou da possibilidade, e ainda hoje o mesmo pressuposto que levou à ideia, ainda não foi resolvido. Continua a ser difícil a um monolugar de F1 rodar perto doutro à sua frente. Recorde a ideia que chegou a existir em 2005 para resolver o problema, a asa traseira CDG: “A famosa asa traseira CDG que a FIA quer impor na Fórmula 1 do futuro só vai ser eventualmente estreada em 2008, depois do grupo Técnico da Fórmula 1 ter rejeitado uma proposta da Federação para que aquele projeto fosse adotado já para 2007. O facto de ainda restarem muitas dúvidas quanto à forma, eficácia e consequências da sua utilização e de faltarem apenas quatro meses para que as equipas comecem a trabalhar nos projetos para a temporada de 2007 levou à rejeição daquela ideia, restando, agora, à FIA impor a utilização da asa CDG a partir de 2008, quando as regras técnicas vão ser alteradas sem que seja necessária a aprovação das equipas. Sabe-se, também, que as equipas que fazem parte da GPMA estão a trabalhar num projeto paralelo que também tem por objetivo eliminar as desvantagens de se rodar colado ao carro que precede, mas sem se perder um espaço importantíssimo para os patrocinadores, pelo que é natural que se acabe por chegar a um compromisso nos próximos meses. O que é certo é que até ao final de 2007 os Fórmula 1 vão manter o seu aspeto atual, sem asas radicais impostas por regulamento”.

Deixe um comentário

11 Comentários em "A asa radical que nunca ‘chegou’ à Fórmula 1"

Ordenar por:   recente | antigo | mais votado
ze-do-pipo
Membro

José Luís Abreu, mas que raio de “reportagem” é esta em que se fala como se 2007 e 2008 fossem futuro, quando se trata do passado! E já agora, lembrar que asas semelhantes a estas são usadas na Indycars à alguns anos.

iceman7
Membro

Esqueceram-se é de fechar as aspas, por isso não dá para perceber que é uma citação.

frenando_afondo
Membro

O que é preciso é asas dianteiras menos complexas e para compensar essa perda de carga deixar as equipas usar todo o monolugar para ter mais efeito de solo, isso implica acabar com os fundos planos e deixar as equipas explorar novas ideias nesse departamento.

Enquanto houverem asas em cascata complexas como tudo na frente, que são incrivelmente sensíveis a qualquer mudança no ar na sua frente, os monolugares vão continuar com problemas em perseguir outros monolugares.

iceman7
Membro

Um nariz dianteiro semelhante ao da imagem chegava e sobrava. Quem ia disparar aos berros ia ser a Red Bull que beneficia muito da aerodinâmica.

ernie
Membro

Sr. Abreu. Mais outra patacoada. Isto hoje é cada tiro cada melro. Mais uma coisa do passado relatada no presente, e com perspectivas para o futuro.
Respeito pelos leitores Sr. Abreu, muito respeito!
Se ainda não viu meu comentário ao seu artigo sobre o Kubica, vá lá ver, porque está lá tudo escrito.
Não há vergonha, nem brio profissional no AS, porque se houvesse uma coisa ou outra, já tinham arranjado maneira de acabar com estas “gracinhas”, fosse com um corrector de texto, fosse com a admissão de pessoas competentes.
Parece propositado para gozar com as pessoas.
Irra que é demais.

alexis
Membro

Fiquei muito satisfeito por saber “O que é certo é que até ao final de 2007 os Fórmula 1 vão manter o seu aspeto atual, sem asas radicais impostas por regulamento”. É triste ver o rumo que o Autosport está a levar, ao que isto chegou…

ernie
Membro
Entrámos numa outra dimensão temporal, e o caro alexis ainda deve estar com Jet Lag, que é a única explicação que consigo conceber para o estupor em que eu próprio me encontro, já que tive a mesma sensação quando li a parte final do artigo sobre a estreia de Kubica com um F1 e também no mesmo artigo a referência à estreia de Jos Verstappen na Footwork em 2003!!! Pensei que Albert Einstein (o Sr. Abreu gosta de Cientistas de Física Quântica) me poderia dar uma explicação, mas depois de uma breve pesquisa, descobri que também ele passou para outra… Ler mais »
f1_4ever
Membro

É nisto que dá andar como se costuma dizer “a encher chouriços” quando não há mais nada de interesse ou novo para publicar.

ernie
Membro
Percebo o que quer dizer, mas temos que ter algum cuidado com o que dizemos, porque às tantas os maus redactores do Autosport ainda se convencem que podem ter futuro como salsicheiros. Na minha qualidade de filho do homem do talho e excelente salsicheiro que ele era, digo-lhe que tendo eu participado no fabrico de algumas dessas fantásticas iguarias da nossa gastronomia e sendo conhecedor de muitas receitas e verdadeiro apreciador, tenho alguma dificuldade em aceitar a comparação da “javardice” (porcaria) escrita praticada pelos profissionais do Autosport, com os deliciosos produtos da salsicharia e fumeiro tradicionais do nosso país, sejam… Ler mais »
f1_4ever
Membro

Desculpas aceites, embora não sendo necessárias. Tem o meu apoio quanto ao que escreveu. Disse num outro comentário que fiz e torno a repeti-lo: Que saudades que tenho das crónicas do Luis Vasconcelos, esse sim um excelente expert em matéria de F1.
Cumps.

ernie
Membro
Grande Luis Vaconcelos e outros muito mais antigos como Petronilho e Pelejão Marques, o Pai (que cheguei a encontrar pessoalmente), porque o filho pode ser muito bem sucedido, mas se fosse da mesma tempera, já tinha posto cobro a esta miséria há muito tempo. Por acaso, quando ele dava a cara por aqui, ainda recebi umas mensagens privadas dele, por já nessa altura não ser poupado nas criticas, mensagens a que respondi da forma que me é habitual: mordaz e mas com o respeito que as pessoas merecem, que será igual ao que me dispensam. Enfim, vão buscar as noticias… Ler mais »
wpDiscuz
últimas F1
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • #Goodwood #Porsche #73MM

autosport_oficial: "#Goodwood #Porsche #73MM
"
    134
    3
  • Close Calls... #autosport #closecalls

autosport_oficial: "Close Calls...
#autosport #closecalls"
    83
    5
  • F3 Crash 💥 #carcrash #f3

autosport_oficial: "F3 Crash 💥
#carcrash 
#f3"
    42
    0
  • Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP @f1 @lewishamilton 🏁👊🏻 #racing #f1 #brasil

autosport_oficial: "Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP
@f1 @lewishamilton 🏁👊🏻
#racing #f1 #brasil"
    41
    2
  • MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏 @mini @dakarrally #Dakar #Mini

autosport_oficial: "MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏
@mini @dakarrally 
#Dakar 
#Mini"
    42
    0
  • World Endurance Championship 🏁 #WEC

autosport_oficial: "World Endurance Championship 🏁

#WEC"
    38
    0
  • Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder Nurburgring, 1000KM #Ferrari #Nurburgring

autosport_oficial: "Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder
Nurburgring, 1000KM

#Ferrari
#Nurburgring"
    38
    1
  • Porsche 911 #Porsche #911

autosport_oficial: "Porsche 911
#Porsche #911"
    24
    0
  • Porsche 911, 12 Hours of Sebring