Adrian Newey: “Eliminação dos tokens vai aumentar despesismo e tornar F1 menos atrativa”

Por a 9 Fevereiro 2016 10:12

Adrian Newey está preocupado com o facto dos construtores da Fórmula 1 terem acordado levantar as restrições impostas ao desenvolvimento dos seus motores a partir de 2017. O britânico da Red Bull acredita que esta medida, que tem como objetivo permitir que as diversas marcas consigam se aproximar da concorrência, neste caso da poderosa Mercedes, acabará por penalizar a competição,  e que essa diferença para os homens que se encontram divididos por Brackley e Estugarda pode inclusive crescer.

Newey está particularmente preocupado que a Renault, atual parceira da Red Bull, poderá não ter a almofada financeira suficiente para combater o poderio da rival alemã.

“Se olhares para as primeiras reuniões do grupo técnico entre 2012 e 2013, todos estavam de acordo nessa altura que os motores seriam congelados, mas que as equipas que se encontravam por trás deles poderiam continuar a desenvolver-se”, afirmou à agência Reuters. “Isso não aconteceu. Portanto torna-se numa ode ao desperdício, com todos a quererem investir o mais que puderem. Os números gastos pelos grandes construtores são impressionantes e portanto penso que companhias como a Renault não estão preparadas para suportar esse tipo de montantes, o que significa que a diferença irá tornar-se maior e não menor.”

Newey acredita ainda que existe uma falha no regulamento que permite que as equipas oficiais mantenham qualquer vantagem que queiram sobre as outras a quem fornecem os seus motores. “Acho curioso que tenhamos este tipo de regras em que o construtor tem de fornecer o mesmo hardware às outras equipas, mas não tem qualquer obrigação em fornecer o mesmo software e dessa forma a mesma performance”, acrescentou.

“Ninguém se está a queixar acerca disto porque as equipas-cliente não se podem queixar, uma vez que os seus contratos não o permitem”.

O britânico é da opinião que a F1 errou ao permitir que os motores se tornassem tão importantes para a performance global dos carros, uma vez que dificulta que se percepcione efetivamente onde é que  um construtor tem vantagem.

“Não podes fotografar um motor, não as suas partes internas, pelo menos. Portanto se tens uma vantagem, consegues mantê-la durante algum tempo. Isso aconteceu com a Ferrari o ano passado, que conseguiu melhorar o seu desempenho depois de alguns engenheiros da Mercedes terem deixado a equipa para se juntarem a Maranello, trazendo o seu conhecimento para Itália.”

Apesar desses avanços, o domínio da Mercedes é para continuar, afirma Newey: “Estes motores são uma tecnologia ainda relativamente recente. Já assistimos aos passos que podem ser dados, portanto não há nenhuma razão para suspeitarmos que a Mercedes de repente atingiu o topo do que é possível extrair dos seus motores”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Manuel
Manuel
8 anos atrás

“Adrien”?

Mobil
Mobil
Reply to  Manuel
8 anos atrás

Este senhor quis mesmo dizer que a Renault não era uma grande companhia?!? Será que li bem??? Enfim…palavras para quê…?

anotheruser
anotheruser
8 anos atrás

Está a precisar de água das pedras. Afinal de contas a sua RB passou de primeira equipa fornecida pela Renault para mera equipa cliente com necessidade ser intermediada pela TAG e sujeito aos futuros caprichos da Renault. Enfim…”virou-se a caça contra o caçador”. Provavelmente deve estar a pensar: se soubessem que iria haver descongelamento das UM, então mais valia ter ficado com o contrato como principal equipa fornecida pela Renault. Em tudo o mais, ele tem razão e estes acordos vão manter tudo como está para as equipas cliente, ou até pior, pois basta que não tenham mais dinheiro (e… Ler mais »

Pity
Pity
8 anos atrás

Ai ele não quer que que os motores sejam importantes???!!!! Mas são os motores que fazem andar os carros, ou não?
Eu sei que ele gosta muito de Vela, mas isso é para barcos, não para carros.

NOTEAM
NOTEAM
8 anos atrás

Não me importo que a diferença cresça, desde que exista sempre espaço para todos tentarem anular essa diferença ao longo das épocas!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Então mas não era isto que queriam? Desenvolvimento livre para encurtar distâncias mais depressa com quem tem o melhor motor? Ou será porque agora passaram a ser uma equipa cliente já não dá jeito o fornecedor de motores desenvolver livremente o seu motor e eles só receberem os upgrades passados 3 ou 4 corridas…? Mas é fácil de ultrapassar isso, pegam nos rios de dinheiro que têm e desenvolvem o seu próprio motor, mas depois se calhar vão ver todas as dificuldades que a Renault e Honda tiveram nestes 2 anos que passaram e se calhar vão ficar com aquela… Ler mais »

Mario_Bolzan_BR
Mario_Bolzan_BR
8 anos atrás

A Formula 1 vai acabar virando campeonato só de duas companhia !
onde só evara dois unidade motris, Ferrari e Mercedes, isso vai fazer que muito adeptos da F1 perca o interesse pela competição. onde vão querê ver só dois tipo de motor competindo.
deveria abrir espaço para mais companhia de unidade motris para aliviar o bolso das equipas cliente assim sobrando mais para o desenvolvimento de seus chassis e assim tento mais competição de equipas e marcas .

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado