Gião, Passanha e Santos no Mundial CIK-FIA de 1985


Foi há 35 anos que Diogo Castro Santos, Manuel Gião e Jorge Passanha se tornaram na formação lusa mais numerosa que até à altura tinha estado presente numa prova da CIK. Foi na pista de Maison Blanche, em Le Mans, que se realizou o Mundial de Juniores CIK-FIA, naquela que foi a terceira vez que o karting português se fez representar na competição. Em 1983 foi Pedro Castro Santos que se deslocou à ainda Alemanha Federal e no ano seguinte, 1984, foi a vez de Diogo Castro Santos marcar presença. As espirações da comitiva lusa eram desta feita maiores, com Castro Santos a utilizar os chassis Kali Kart e motores PCR.

Manuel Gião contou com os Swiss Hutless de Vokinger e os Parilla TT 27 da IAME “um preparado por Peter de Bruyn para demonstrar as suas aptidões frente a uma aguerrida concorrência”. Idêntico material teve Jorge Passanha, que teve ao seu dispor um Swiss Hutless Compet e dois Yamaha. Castro Santos esperava chegar à final, Manuel Gião e Jorge Passanha iam mais em “em visita de estudo”. Na prova, o vencedor foi o italiano Andrea Gillardi, com o pódio a ficar completo com… Michael Schumacher e Allan McNish, nomes bem conhecidos do panorama internacional, ainda hoje. Quanto aos portugueses “de quem não seria de esperar mais do que uma participação honrosa. No entanto qualquer dos três pilotos nacionais ultrapassaram tudo aquilo se seria de esperar tendo em consideração a sua falta de experiência e a pouca rodagem”.

Gião e Passanha tiveram uma excelente actuação tendo terminado, respectivamente, em sexto e décimo oitavo, mas Castro Santos, depois de se apurar para a final “conseguiu levar o karting português a uma posição que este nunca tinha ocupado, num momento histórico para a modalidade”

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Qualquer dos três pilotos nacionais ultrapassaram tudo aquilo se seria de esperar tendo em consideração a sua falta de experiência e a pouca rodagem”