ENSAIO: Volvo S90 D4

Por a 27 Outubro 2016 15:49

Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes Classe E: Ponham-se a ‘pau’ que esta nova era da Volvo, o S90 vem para conquistar. É um automóvel fantástico, com atributos mais do que suficientes para encontrar o seu espaço no segmento, no seio da sua forte concorrência

Reza a história que o povo Viking invadiu os seus vizinhos europeus a partir de um segredo que lhes mostrava com grande clareza o caminho a seguir pelo mar. Volvidos 1223 anos, as pessoas por trás do novo Volvo S90 não têm os mesmos instintos bélicos, mas com o que vimos e sentimos neste S90 D4, a verdade é que o ‘combate’ no segmento, cujos carros de maior destaque são o Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes Classe E, é bem capaz de entrar em efervescência, pois a Volvo, depois de quase ter batido no fundo, tem vindo a surgir com um leque de modelos fantásticos que a estão a levar novamente para posições de mercado que já teve no passado.

O otimismo é grande na sede da Volvo em Gotemburgo, e não é por acaso, pois o que de lá tem saído nos últimos tempos, por exemplo, o XC90, é bom.  De resto, é quase um lugar comum referir que os carros suecos se destacam pela segurança e perceção de fiabilidade. Para além disso, são raras vezes em que se socorrem de truques que lhes retiram sentido prático. Em primeiro lugar, claramente este S90 foi muito bem conseguido esteticamente, o carro impressiona, mas está longe de se ficar por aí. Em termos de segurança coloca-se na linha da concorrência, e tem particularidades que vai depender para a forma como para ele olhamos. Por um lado, é um carro muito comprido, e também pesado, mas curiosamente é económico, ainda que não leve a medalha de ouro do segmento. Nestas condições, 6,3 l/100 km é uma marca fabulosa para um carro com este tamanho e peso. Este S90 tem um design interessante, é enorme e surge com um interior mais refinado que nunca, com materiais que dão uma grande perceção de qualidade.

Curiosamente, o interior não é tão espaçoso quanto o porte do carro deixa antever, mas é perfeito para quatro adultos bem altos. Os bancos são confortáveis, as regulações elétricas na frente permitem alcançar uma posição de condução perfeita. Nos lugares traseiros, o espaço para dois passageiros é ótimo, mas o transporte de três pessoas já causa mais stress no passageiro do meio. A insonorização é excelente, mas já a bagageira não é fantástica pois, apesar de extensa, é baixa. O interior tem muita classe, o design é sóbrio e quanto à tecnologia, o enorme ecrã tátil na consola central surge com um bom interface, que apenas requer alguma habituação.

DINÂMICA INTERESSANTE

O Volvo S90 D4 é um estradista puro, é um automóvel feito para longas viagens, que tem no conforto um dos seus fortes predicados. Já quando temos que rodar por estradas mais sinuosas, a mão-de-obra é bem maior. Não é um carro ágil, longe disso. O motor, apesar do peso do carro, tem ‘coração’ que chegue para ‘bombear’ a potência e o binário necessários para as rodas, e os 190cv são mais do que suficientes para quase tudo o que poderemos querer fazer com o carro. Se o levar para estradas demasiado sinuosas é natural que chegue a casa cansado, pois o S90 é trabalhoso, mas se os percursos forem moderadamente rápidos, o prazer de condução é bem diferente e desfruta-se bem mais do passeio. Ainda assim, em zonas em que sejam necessárias muitas alterações de ritmo, o binário de 400 Nm, que surge bem cedo, é perfeito. Para além disso, temos três modos de condução, o Comfort, Eco e Dynamic, que tenta dar alguma ‘energia’ ao S90, mas o que passamos a ter são basicamente trocas de caixa bem mais céleres e consumos mais elevados. A direção é precisa e bem comunicativa.

Há muito a segurança é ligada à Volvo, e por isso não são de admirar os inúmeros auxílios à condução, cruise control adaptativo, manutenção ativa na faixa de rodagem, travagem ativa e o Pilot Assist, que funciona até aos 130 km/h. Podemos tirar as mãos do volante e deixarmos-nos ir porque o S90 se mantém bem alinhado nos limites da faixa, pois o sistema lê as faixas de rodagem e monitoriza os veículos da frente, se existirem. Já pode haver alguma ‘distração’ sem grandes problemas com este carro. Por tudo isto, não nos admira que a Volvo continue a crescer. Ter confiança num produto que vai ‘só’ combater a Audi, BMW e Mercedes, é obra.

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PREÇO (base) 53873,99 €

Ficha Técnica

Motor 4 Cil em linha, 1969cc, Turbodiesel, Common rail, 2 turbos

Potência 190 cv/4250 tpm

Binário 400 Nm/1750 rpm

Transmissão Dianteira, Cx. Automática 8 Vel.

Suspensão Triângulos sobrepostos frente, Multibraços pneumática atrás

Travões DV/DV

Peso 1717 Kg

Mala 500 litros

Depósito 55 litros

Vel. Máxima 230 Km/h

0-100 Km 8,2s

Consumo 4,4l/100 Km

Consumo AutoSport, 6,3l/100 Km

Emissões 116g/Km

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