Ensaio: MERCEDES CLASSE C250 D COUPÉ

Por a 25 Maio 2016 17:09

Pode um coupé tirar as rugas do rosto? Ainda não. Mas isso não impede esta proposta da Mercedes de fazer maravilhas ao espírito sempre que nos agarramos ao volante. Descubra porquê

New_15C717_072

Pode parecer arrojado ou até mesmo mal-interpretado, mas o novo Mercedes Classe C Coupé parece ter sido desenhado a régua e esquadro para os quarentões que já têm os filhos relativamente crescidos. As necessidades de espaço foram-se abatendo pelo caminho e eis que de forma súbita os pais se encontram livres da obrigação de ter que andar com a carrinha C ou E para trás e para frente.

New_15C717_080

Não queremos com isto compartimentar um dos mais recentes membros da marca da estrela, até porque o estilo é capaz de agradar a todas as idades. Mas há qualquer coisa nele que se ajusta a um homem com cabelos grisalhos, impecavelmente aprumado, e sem grandes preocupações a não ser aproveitar a vida o melhor possível. Ou a uma mulher independente, de lenço ao pescoço, saia acima do joelho e salto alto – a melhor definição que encontrámos, em ambos os sexos, para transmitir uma noção de enorme elegância, a palavra que mais se ajusta ao modelo.

New_15C717_104

ENTUSIASMANTE

Ao contrário de encarnações anteriores, em que no fundo o termo indicava “três no lugar de cinco portas”, o novo Mercedes Classe C Coupé respeita finalmente o conceito que a designação esconde. Já não são só as portas, mas também toda a traseira, do tejadilho ao para-choques, mala e grupos óticos, a fazerem-lhe justiça. Tudo funciona esteticamente, contribuindo para o efeito o belíssimo e impactante ‘cinza matte’ aplicado à carroçaria. E mais ainda com as jantes de liga leve AMG de 19 polegadas, um opcional no valor de 722€. Mas o habitáculo tem as suas particularidades. O acesso aos bancos traseiros é naturalmente mais difícil do que no C convencional, tal como o espaço, mais reduzido, a bordo. Já a consola central é praticamente tirada a papel dos restantes modelos da família.

15C718_118

Agradável, é certo, mas talvez a pedir mais exclusividade. Depois há o preço de 69.476€ para a versão ensaiada, que nos parece exagerado (a gama começa nos 46.050€ para o 220 d de 170 cv) apesar do vasto equipamento e mesmo que o motor Diesel de 2.0 litros esconda uns entusiasmantes 204 cv e incríveis 500 Nm. O consumo sem grandes preocupações ronda os 6,1 litros, e a caixa automática de nove velocidades (exclusiva nesta versão) não compromete, mas também não faz mais do que isso. Convém recordar que o C250d não é um AMG, e que a sua utilização, apesar do chassis dinâmico e bom comportamento, não é indicada para um circuito ou aventuras pelas estradas de serra. É um excelente automóvel para viagens longas e oferece aquele pico de emoção quando queremos ultrapassar sem preocupações um veículo mais lento ou simplesmente desfrutar de um determinado percurso. O estilo, no entanto, faz maravilhas, e se por acaso se enquadrar no perfil que inicialmente traçámos (esqueça o cabelo grisalho ou as saias curtas e concentre-se antes no “solteiro”, “sem filhos” ou “com filhos crescidos”), verá que tem aqui um amigo para vida. A rever, apenas a insonorização, notando-se no habitáculo o ‘ruído’ do bloco de quatro cilindros.

New_15C717_080

Preço base 50 850€

Motor: 4 cil., Diesel, Inj. direta, turbo, intercoole, 2143 cm3,

Transmissão: Dianteira, Cx. Auto de 9 vel.

Potência: 204 cv/3800 rpm

Binário: 500 N.m./1600-1800 rpm

Travagem: DV/D

Suspensão: Multibraços à frente e atrás com molas helicoidais

Peso: 1645 kg

Depóstio: 66 l

Vel. Máx.: 247 km/h

Aceleração 0 aos 100 km/h: 6,7 S

Consumo médio: 4,2 l/100 km (6,1 l AutoSport)

Emissões de CO2: 109 g/km

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado